O Universo Cinematográfico Marvel é repleto de personalidades memoráveis. Dentre as diversas figuras encontradas no mundo arquitetado por Kevin Feige, encontramos Loki. Embora não seja um herói, o Deus da Trapaça também provou que está longe de ser um vilão. No entanto, ele teve de passar por diversas provações para conseguir essa redenção, chegando a se sacrificar em Guerra Infinita e deixando alguns fãs saudosos. Porém, uma nova teoria apresentada por Michael Kennedy, do Screen Rant, sugere que as ações de Loki foram influenciadas pela Joia da Mente.

Apenas recapitulando, depois de tentar usurpar seu irmão em Thor, Loki se tornou o vilão principal em Vingadores. Contudo, ao contrário da maioria dos vilões UCM, Loki é uma alma muito mais complexa e possivelmente torturada. Isso, juntamente com o charme e carisma entregues por Tom Hiddleston no papel, tornou Loki provavelmente o não-Vingador mais popular da franquia da Marvel. Como resultado disso, ele chegou a contrariar a morte e ganhar sua própria série no Disney+.

Porém, por mais que as pessoas tendam a amar Loki, muitos ainda apontam seu mau comportamento durante os eventos da Saga do Infinito. É sempre importante lembrar que suas ações em Vingadores custaram diversas vidas inocentes. Longe de nós passar qualquer pano para isso. Todavia, uma teoria se tornou popular entre os fãs e a mesma afirma que Loki não estava em seu juízo perfeito quando isso aconteceu. Logo abaixo você pode conferir os argumentos.

Thanos não confiaria o cetro à Loki sem garantia

Publicidade
continue a leitura

Em Vingadores, Loki e Thanos traçam um plano para invadir e conquistar a Terra. Para isso, Loki conta com um cetro dado por Thanos onde jaz a Joia da Mente. Sendo assim, o cetro permite que Loki exerça controle mental sobre os outros, como Gavião Arqueiro e Erik Selvig, os transformando em lacaios obedientes. Contudo, uma vez que Thanos deseja reunir todas as seis Joias do Infinito para realizar seu golpe fatal, entregar uma delas para Loki não faria sentido. Quer dizer, a menos que houvesse uma cláusula de segurança. Thanos sabia que Loki era uma pessoa egoísta e conhecido por sua habilidade com trapaça. Então, para se garantir, ele usou o imenso poder da Joia da Mente para influenciar Loki, sem que o mesmo percebesse essa manipulação. Assim, com irmão de Thor sob o controle da Jóia da Mente, Thanos poderia confiar o cetro à ele e não se preocupar em ser traído. Faz sentido, né?

Mas como isso acontecia exatamente?

Publicidade
continue a leitura

Juntamente com as outras cinco Joias do Infinito, a Joia da Mente é um objeto incrivelmente poderoso e conta com um nível de inteligência próprio. Embora o cetro de Loki seja utilizado para direcionar o poder da Joia sobre as pessoas, o mesmo é alimentado por seu grande poder. Logo, estar perto da pedra também é capaz de causar reações emocionais ampliadas. Então, Loki não teria nenhuma razão para suspeitar que estava sendo influenciado, a cada momento que passava perto da pedra.

Por isso a personalidade de Loki pareceu fluir

Publicidade
continue a leitura

É inquestionável que a representação de Loki em Vingadores é muito diferente do que vemos ao longo dos filmes seguintes do UCM. Embora ele tenha sido o antagonista em Thor, ali seus motivos para a vilania eram pessoais e baseados em problemas familiares. Sendo assim, tentar matar Thor e usurpar o trono de Odin certamente foram ações vilanescas, mas coerentes. Por outro lado, Vingadores mostra o deus perseguindo o domínio sobre a Terra, apesar de parecer ter pouco ou nenhum interesse no planeta anteriormente, além de uma antipatia geral por seus habitantes. Ele também se mostra muito mais sádico e perde basicamente todas as qualidades afáveis ??que ajudaram os fãs a simpatizar com ele em Thor. Sem contar que quando ele chega à Terra pela primeira vez, e em alguns momentos depois, ele exibe uma pele doentia, tiques físicos e uma camada de suor. Embora Loki fosse definitivamente um idiota egoísta e falho - apesar de divertido - ele se tornou genuinamente cruel depois de encontrar Thanos.

E então, o que você acha dessa teoria? Será que Loki foi realmente influenciado pela Joia da Mente? Isso seria capaz de justificar as ações tomadas por ele? Compartilhe sua opinião com a gente.

Imagens: Marvel

Publicado em: 26/10/20 13h27