• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

A terrível história do médico que inseminou dezenas de mulheres em segredo com seu próprio sêmen

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      13/04/18 às 19h33

Trabalhar com medicina, em qualquer área que seja, exige do profissional muita ética para lidar com seus pacientes. Então, como explicar a atitude deplorável de um especialista em reprodução humana, chamado Jan Karbaat? Entre os anos 80 e 90, o médico esteve sobre o comando de uma das clínicas de fertilização mais conhecidas de toda a Holanda. Mas o que ninguém imaginava era o que realmente acontecia ali... Dezenas de mulheres foram enganadas.

A clínica, chamada Bijdorp, localizada no subúrbio da cidade portuária de Roterdã, começou a levantar suspeitas das autoridades locais após uma vistoria. As autoridades de saúde da Holanda, descobriram que o médico misturava o sêmen de diferentes doadores, na intenção de aumentar as chances de gravidez em suas pacientes. No entanto, esta é uma prática proibida por lei. Após o escândalo que ocorreu apenas no ano de 2009, a clínica foi fechada. O que já parecia suficientemente chocante, conseguiu ficar ainda pior.

Médico inseminava o próprio sêmen em mulheres

Acredite se quiser, mas o Dr. Karbaat - que morreu em abril de 2016 - inseminou em segredo o próprio esperma em dezenas de suas pacientes. Foi pouco depois de sua morte que aproximadamente 20 mulheres suspeitaram que o médico era o verdadeiro pai de seus filhos. E infelizmente, elas não estavam erradas. O homem foi capaz de simplesmente ignorar o sêmen dos doadores anônimos escolhidos por elas, e usar o próprio. Quando o caso veio à tona, já era tarde demais para que o homem fosse levado a julgamento.

Testes de DNA feitos a partir dos filhos biológicos do médico, puderam comprovar que ele também era pai de pelo menos 18 pessoas que foram concebidos através de fertilização in vitro na clínica. Como se não bastasse, ainda existem suspeitas de que outros 25 também sejam filhos dele. O fato revoltou as mães e tantas outras pessoas pelo mundo. É como se aquelas pessoas nunca tivessem que ter nascido... Uma escolha tão importante na vida de uma mulher, foi simplesmente ignorada por um médico maluco.

É realmente impressionante... Algumas pessoas que foram concebidas na clínica se parecem muito com Karbaat. Segundo Inspetores do Ministério de Saúde: "A desordem administrativa da clínica do médico - aberta em 1980 - era um problema recorrente". O pior ainda é que, de acordo com a Fundação Filhos de Doadores, da Holanda, o estabelecimento ainda fornecia sêmen para outras clínicas do país. Considerando isso, podemos julgar que hajam centenas de descendentes do médico pelo país... Bizarro.

Preocupações

Uma das principais preocupações da Fundação abrange a necessidade de investigação ao caso, para entender ao certo o que aconteceu e proteger essas pessoas, já que podem enfrentar algum tipo de doença genética. Moniek Wassenaar (imagem acima), uma psiquiatra holandesa que, na época em que houve a explosão do caso tinha 36 anos, é uma provável filha do médico. Ela conheceu Karbaat ano de 2011, sem ao menos imaginar que poderia ter algum tipo de relação com ele.

Mas sua vida mudou completamente após receber uma mensagem de alguém desconhecido em seu Facebook. A pessoa em questão afirmava que poderiam ser irmãs, já que um de seus amigos havia descoberto que ela era filha legítima do médico. O mais estranho vem agora... Após receber a notícia, Wassenaar mandou uma cópia da mensagem para o homem.

Ele mesmo chegou a marcar um encontro e segundo a mulher, ele disse o seguinte: "Ele me disse que fazia um serviço à humanidade doando seu sêmen e que havia ao menos sessenta filhos dele pelo mundo". Entretanto, quando ela havia pedido um teste de DNA, ele negou. Agora as autoridades ainda investigam quantos e quais são os filhos dele pelo mundo.

E então pessoal, o que acharam? Como imaginar que um médico poderia ter a capacidade de inseminar o próprio sêmen em pacientes, não é mesmo? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Próxima Matéria
Via   Vice     El País  
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+