Inovação

Tesla Cybertruck apresenta problema ridículo após lavagem

0

Cheia de expectativas e grande hype, a chegada da Cybertruck ao mercado não teve uma boa recepção, e foi marcada por uma série de problemas.

A caminhonete elétrica da Tesla tem irritado muitos donos ao apresentar ferrugem após chuva, uma autonomia abaixo do prometido, panes elétricas e várias outras falhas não cumpridas pela equipe de Elon Musk.

Agora, um usuário do TikTok relatou um incidente ridículo que testemunhou após lavar sua Cybertruck.

O que aconteceu

Via Wikimedia

O usuário @captain.ad compartilhou na plataforma que levou sua caminhonete à praia e, ao voltar para casa, decidiu fazer o que qualquer dono de carro faria: lavar o veículo para remover a areia acumulada na carroceria.

Ao perceber uma grande quantidade de areia na caçamba, ele retirou a capa e lavou a área com uma mangueira.

Até aí, tudo bem: o carro foi para a garagem e o proprietário seguiu com sua vida. O verdadeiro problema começou horas depois, quando @captain.ad tentou ligar o carro e nada aconteceu.

Nenhuma informação aparecia no sistema de entretenimento e, não importava o que o proprietário tentasse fazer, a Cybertruck estava completamente morta.

Problema comum

Os veículos da Tesla não são muito tolerantes à água, e há algum tempo eles têm apresentado problemas quando expostos à chuva ou lavados.

Essa questão é tão famosa que a marca incluiu um recurso específico: todos os Teslas vêm com um “Modo Lavagem” que precisa de ativação antes de levá-los ao lava-rápido.

E para piorar um pouco mais a situação, os manuais da Tesla possuem uma seção específica sobre a garantia. No entanto, ela informa que não cobre danos resultantes da lavagem dos carros da marca, independentemente de o “Modo Lavagem” estar ativo ou não.

“Não ativar o ‘Modo Lavagem’ na Cybertruck pode resultar em danos ao veículo, como à porta de carregamento ou aos limpadores de para-brisa. Danos causados por lavagens não estão cobertos pela garantia”, informa o livro que acompanha o veículo.

A empresa não esclarece exatamente o que ocorre quando se ativa esse modo, nem há informações sobre se, após a chegada do Cybertruck de @captain.ad, ela estava com ele habilitado.

Felizmente, o carro voltou a funcionar no dia seguinte. Ao contatar a Tesla, um representante da marca explicou ao proprietário da caminhonete elétrica que esse é um problema conhecido, que leva o carro a passar por um processo de reinicialização demorado, com duração mínima de 5 horas.

Apesar do desfecho positivo, é absurdo que um carro com um preço exorbitante no Brasil não possa receber uma lavagem sem apresentar problemas que já são populares pela marca, os quais ela se recusa a cobrir na garantia.

Chegada do Cybertruck

Via Flickr

Além do problema de lavagem, que deveria ter resolução com a chegada atrasada do Cybertruck da Tesla, outras polêmicas também abrangem esse novo modelo de Elon Musk.

Em testes, é possível ver alguns elementos nada agradáveis para a segurança do motorista. Desse modo, coloca a vida do piloto em risco em vários cenários menos positivos.

Por exemplo, pessoas mostraram como o sistema de fechamento do porta-malas era afiado, o que pode causar problemas sérios com os dedos, caso algum deles fique preso.

Além disso, testes de resistência mostram que, em batidas, o veículo da Tesla fica quase intacto, mesmo com alta velocidade. No entanto, a absorção de energia na lataria é uma forma que as montadoras encontraram de reduzir a energia que passa para o motorista.

Ou seja, um carro intacto significa que o piloto recebeu a maior parte da batida, aumentando as chances de danos graves em um acidente.

Elementos como esse pareciam ser somente de testes e divulgações, e a chegada do Cybertruck deveria corrigir pequenas falhas. Contudo, os compradores estão descobrindo que algumas ainda permanecem.

 

Fonte: Canaltech

Imagens: Wikimedia, Tesla

Teoria da internet morta: a web está sendo controlada por bots e robôs?

Artigo anterior

Cientistas documentam fenômeno raro desde o surgimento da vida na Terra

Próximo artigo