Sem categoria

Todas as pessoas com olhos azuis descendem de um único ser humano

0

Se os nossos olhos são castanhos, azuis ou verdes, nós vemos isso como uma diferença cosmética e nada mais. Nós simplesmente assumimos que as pessoas com olhos azuis sempre existiram e povoaram o mundo tão densamente como aqueles com outras cores de olhos.

O desenvolvimento do nosso corpo é resultado das características genéticas e o meio ambiente onde nós no desenvolvemos. Como muitos pais podem perceber, muitos bebês nascem com olhos azuis e depois de pouco tempo mudam de cor. Pode parecer um fenômeno estranho mas existe uma explicação.

A cor dos olhos é uma característica determinada pelo tipo e quantidade de pigmentos na íris do olho. Os humanos e os animais têm muitas variações na cor dos olhos. Nos olhos humanos, essas variações de cores são atribuídas a melanina produzida por melanócitos na íris.

11

Um estudo do geneticista dinamarquês Hans Eiberg afirma que a mudança da cor castanho para o azul aconteceu devido a uma mutação genética em um ser humano que viveu na região do mar Negro há cerca de 7000 anos.

O primeiro ser humano com olhos azuis passou a rara característica para seus descendentes. Segundo Hans, isso pode explicar a grande concentração de olhos azuis na Europa, principalmente no leste europeu.  “Uma mutação genética que afetava o gene OCA2 em nossos cromossomos levou a criação de um ‘interruptor’, que literalmente ‘desligou’ a habilidade de produzir olhos castanhos”, destacou o pesquisador.

12

Professor Eiberg, realizou o estudo de forma exaustiva desde 1996. Ele viajou para áreas do mundo como a Turquia, Jordânia e a Dinamarca para estudar a cor dos olhos azuis. Através do estudo de DNA mitocondrial, o professor descobriu a localização do gene para a cor dos olhos.

O gene OCA2 é programado para produzir melanina. A mutação inibe a produção de melanina de forma parcial, sem gerar o albinismo. Assim os olhos azuis são basicamente uma área completamente vazia de melanina. Não importa o que o ancestral de olhos azuis teve de suportar, a mutação sobreviveu e comprova o quão incrível natureza é em criar e adaptar organismos.

Uma nova era de gelo pode começar em 2030

Matéria anterior

Saiba quem é o traficante mexicano que está sendo procurado até dentro de caixões

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications