icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Três novas espécies de planadores foram descobertos na Austrália

POR Bruno Dias EM Mundo Animal 11/11/20 às 16h26

capa do post Três novas espécies de planadores foram descobertos na Austrália

O nosso planeta é um imenso aglomerado de terra e água, além das demais coisas naturais. Isso ninguém pode negar. Para se ter uma noção dessa imensidão, até hoje, não foi possível explorar todas as áreas da Terra. Por esse motivo, a nossa fauna e flora é extremamente rica, sendo que apenas uma pequena quantidade de seres vivos já foram descobertos e registrados.

Estima-se que existam aproximadamente 7,77 milhões de espécies de animais no mundo. Entretanto, apenas 953.434 foram descritas e catalogadas. Por conta disso, novas espécies sempre são descobertas.

Os cientistas australianos, por exemplo, fizeram uma descoberta notável com evidências de DNA. Ela revelou que um dos marsupiais aerotransportados do país é, na verdade, três espécies diferentes.

O planador maior de corpo peludo vive de folhas de eucalipto, muito parecido com seu companheiro marsupial, o coala. Mas ao contrário do coala, o planador consegue alçar voo subindo até1 00 metros de árvore em árvore.

Esse animal é noturno e faz sua casa em uma grande variedade de arbustos australianos que se estendem ao longo de quase toda a costa leste de Victoria, no sul, até as partes norte de Queensland.

Animal

Por causa dessa vastidão da distribuição do animal e das diferenças morfológicas observadas entre eles em diferentes  partes do país, levantou-se hipóteses nos últimos anos de que poderia não ser apenas um tipo de animal. No entanto, existiam poucas evidências genéticas para verificar as alegações.

"Especulou-se por um tempo que havia mais de uma espécie de planador maior, mas agora temos a prova do DNA. Isso muda toda a maneira como pensamos sobre eles", disse a candidata ao doutorado Denise McGregor, da James Cook University.

Em um novo estudo McGregor e sua equipe usaram uma ferramenta de genotipagem chamada diversity arrays technology (DArT) para analisar amostras de tecido retiradas de mais de 50 planadores maiores que viviam em várias regiões da Austrália. Os resultados confirmaram o que era pensado, não existe somente um tipo de planador maior.

Além do Petauroides volans, que se pensava ser o único membro do gênero, a equipe disse que as outras duas variantes que eram consideradas subespécies, na verdade são espécies separadas. Isso com base nos identificadores genéticos chamados unidades taxonômica  operacionais (OTUs).

Espécies

Segundo os resultados do estudo, as três espécies distintas constituem três populações amplamente diferentes ao longo da costa australiana. São elas, P. volans, nas regiões ao sul; P. armillatus, na região central; e P. minor, no norte.

Essas descobertas são realmente incríveis para a compreensão desses marsupiais. Mas também é um novo desafio para os conservacionistas.

"A divisão do grande planador em múltiplas espécies reduz a distribuição anterior ampla das espécies originais, aumentando ainda mais a preocupação com a conservação daquele animal e destacando a falta de informações sobre as outras espécies de planador grande. O conhecimento de que agora existe suporte genético para várias espécies, com distribuições que são muito menores do que a gama de espécies únicas anteriormente reconhecidas, deve ser levado em consideração em futuras decisões sobre o estado de conservação e legislação de manejo", disse a co-autora e cientista ecológica Kara Youngentob da Australian National University.

O objetivo é que essas novas descobertas ajudem a dar um futuro mais seguro para esses planadores. "A biodiversidade da Austrália acabou de ficar muito mais rica. Não é todo dia que novos mamíferos são confirmados, muito menos dois novos mamíferos", concluiu o co-autor e ecologista Andrew Krockenberger.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest