Curiosidades

Tribo indígena cria enciclopédia de plantas medicinais, mas em sua própria língua

0

A nossa flora é super rica e os conhecimentos que ela propicia são de muita valia para todas as áreas do conhecimento. E foi com o pensamento de preservar esse vasto conhecimento, que vem desde nossos ancestrais, que o povo Matsés do Brasil e do Peru criaram uma enciclopédia.

Essa enciclopédia tem mais de 500 páginas e foi organizada por cinco xamãs com ajuda do grupo de conservação Acaté e cataloga uma série de plantas medicinais que são usadas pela tribo.

Enciclopédia

O presidente e co-fundado da Acaté, Christopher Herdon, disse que é a “primeira vez que xamãs de uma tribo da Amazônia criaram uma transcrição total e completa de seu conhecimento medicinal, escrito em sua própria língua e com suas palavras”.

A utilização da linguagem dos Matsés foi pensada para que o conhecimento não sejam roubado deles por empresas ou outros pesquisadores. E o objetivo de tal publicação ter sido feita é ajudar na formação de novos xamãs.

Além disso, para a preservação da tradição e conhecimentos, a Acaté também fez um programa de orientação para que os xamãs Matsés se conectassem com jovens estudantes.

7 coisas que você provavelmente não sabia sobre reis e rainhas

Matéria anterior

Fotógrafo viaja meses pela Sibéria registrando tribos que estão à beira da extinção

Próxima matéria

Comentários

Comentários não permitidos.

Mais em Curiosidades

Você pode gostar