• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Tribo indígena cria enciclopédia de plantas medicinais, mas em sua própria língua

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      01/11/18 às 16h51

A nossa flora é super rica e os conhecimentos que ela propicia são de muita valia para todas as áreas do conhecimento. E foi com o pensamento de preservar esse vasto conhecimento, que vem desde nossos ancestrais, que o povo Matsés do Brasil e do Peru criaram uma enciclopédia.

Essa enciclopédia tem mais de 500 páginas e foi organizada por cinco xamãs com ajuda do grupo de conservação Acaté e cataloga uma série de plantas medicinais que são usadas pela tribo.

Enciclopédia

O presidente e co-fundado da Acaté, Christopher Herdon, disse que é a "primeira vez que xamãs de uma tribo da Amazônia criaram uma transcrição total e completa de seu conhecimento medicinal, escrito em sua própria língua e com suas palavras".

A utilização da linguagem dos Matsés foi pensada para que o conhecimento não sejam roubado deles por empresas ou outros pesquisadores. E o objetivo de tal publicação ter sido feita é ajudar na formação de novos xamãs.

Além disso, para a preservação da tradição e conhecimentos, a Acaté também fez um programa de orientação para que os xamãs Matsés se conectassem com jovens estudantes.

Próxima Matéria
Via   Hypescience  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+