As pessoas são fascinadas com o espaço e as coisas que tem nele. A lua e Marte, principalmente, são os dois mais falados e pesquisados com frequência. O quarto planeta do Sistema Solar, depois do nosso, é o mais popular por vários motivos. E novas missões estão sendo mandadas para ele. E a lua tem uma função importante para Terra. Ela influencia marés, movimenta os oceanos e é responsável pela vida nos mares. E mais, também faz com que a Terra mantenha seu eixo, sem titubear.

Esses dois lugares são importantes e despertam a curiosidade das pessoas em explorá-los e saber mais a respeito deles e de suas paisagens. Tanto a lua quanto Marte tem tubos de lava gigantescos que caberiam os prédios mais altos que já foram construídos aqui em nosso planeta. Além disso, as aberturas deles na superfície tem o tamanho de campos de futebol.

De acordo com os cientistas, esses tubos formam cavernas sob o solo e estão protegidos contra a radiação solar, o que faz com que elas sejam ótimos lugares para criar potenciais bases para os humanos.

Tubos de lava

Publicidade
continue a leitura

Esses tubos são cavernas que ficam sob o solo, como túneis gigantes, que são formados por correntes de rocha derretida de vulcões. Os cientistas conseguem descobrir esses túneis quando alguma parte do seu teto colapsa e deixa enormes buracos na superfície.

Foram observadas visões bem parecidas dessas "claraboias" gigantes tanto na lua como em Marte. Os cientistas até publicaram uma pesquisa afirmando que deve-se criar missões para explorar essas formações. Principalmente porque elas podem ser um local ideal para abrigar os humanos, já que a superfície desses lugares é impossível por conta da radiação solar e outros riscos.

“Os maiores tubos de lava da Terra têm no máximo 40 metros de largura e altura. Tão parecido com um túnel de rodovia muito grande”, disse Riccardo Pozzobon, o co-autor da pesquisa e geocientista da Universidade de Padova, na Itália.

Em Marte, esses tubos chegam a 400 metros de diâmetro. E na lua, eles podem ser 700 vezes maiores do que os encontrados aqui na Terra, chegando a 900 metros de diâmetro. Um desses tubos de lava da lua poderiam abrigar uma cidade inteira.

Os tamanhos gigantescos desses tuneis podem ser causados tanto pela gravidade menor que os astros tem, como também pelo efeito de uma atividade vulcânica diferente.

Publicidade
continue a leitura

Tamanho

Para conseguir determinar o tamanho desses tubos, os cientistas compararam as varreduras tridimensionais a laser dos tubos colapsados da Terra, com as imagens das sondas em Marte e na lua.

Então, usando a relação do tamanho dos tubos colapsados na Terra em comparação com os de Marte e da lua, eles conseguiram estimar o tamanho dos tubos nesses corpos celestes.

Publicidade
continue a leitura

E esses tubos fariam mais do que proteger os possíveis assentamentos humanos da radiação solar. Eles também seriam uma proteção contra meteoritos que atingem a superfície desses lugares com frequência. Além disso, é possível que eles tenham água e outros compostos químicos com os quais é possível fazer combustível.

Atmosfera

É improvável que esse tubos sejam pressurizados e consigam criar uma atmosfera respirável. Até porque as aberturas para a superfície podem ter o tamanho de um campo de futebol.

Segundo o estudo, os tubos de lava da lua parecem ser mais firmes estruturalmente. Isso faz com que eles sejam uma ótima opção para ser explorado. Mas ainda é preciso ter um mapeamento mais detalhado para que se possa enviar qualquer missão autônoma.

Publicado em: 20/08/20 16h07