Curiosidades

Tudo o que você precisa saber sobre os Illuminati

0

Você com certeza já ouviu diferentes teorias da conspiração sobre os mais variados assuntos. O que realmente aconteceu durante o pouso na lua, qual a verdade por trás dos ataques de 11 de setembro, o que existe dentro da Área 51, etc? A internet está cheia delas e é um poço cheio para o deleite dos conspiracionistas e entusiastas.

Ao mergulhar no mundo das conspirações, é bem possível que você cruze com um nome muito popular: Illuminati. Mas quem realmente são os Illuminati, o que eles querem e por que continuam escondidos entre nós?

Bem, na verdade, pode ser muito complicado entender a verdade por trás disso, ainda mais com tantos textos, artigos, mentiras e teorias ganhando cada vez mais espaço e força no meio sem controle da internet. Como seria de se esperar em outras situações de conspiração e divagações virtuais, é impossível verificar todas as fontes, mas realmente existe uma verdade por trás da existência do grupo.

Quando surgiu

Primeiramente, vamos logo esclarecer: os Illuminati realmente existiram. A Ordem dos Illuminati foi fundada em 1º de maio de 1776 como uma sociedade secreta que tinha apenas cinco membros. Com o tempo, o grupo foi recebendo novos membros, principalmente nobres e pensadores da Bavaria, na Alemanha. A proposta do grupo era se apor ao poder da Igreja Católica em temas como ciência e filosofia em meio ao Iluminismo.

O fundador por trás da ideia era Adam Weishaupt, um filósofo alemão. Com apenas 27 anos, Weishaupt foi nomeado reitor da Universidade de Ingolstadt, o que incomodou muitos padres – a universidade tinha uma grande influência da igreja. Motivado por disputas criadas a partir da intolerância religiosa, Weishaupt acabou criando o grupo de pensadores. A ordem cresceu de seus cinco membros originais para milhares, graças à participação de maçons de toda a Europa.

Assim como é comum na grande maioria das sociedades secretas, os Illuminati não se mantiveram em segredo por muito tempo. Fofocas, boatos e teorias sobre o grupo começaram a circular em alguns ambientes e algumas pessoas acreditavam que os Illuminati podiam estar por trás das motivações da Revolução Francesa e poderiam planejar derrubar outros governos da Europa.

Um ano depois, em 1777, as sociedades secretas foram banidas da Bavaria por Karl Theodor, o que provocou o fim da Ordem dos Illuminati oficialmente. No entanto, como o grupo tinha crescido demais, naturalmente outros grupos menores se formaram mesmo com o fim da ordem. Ao longo das décadas seguintes, vários grupos ligados aos Illuminati apareceram, inclusive alguns que levavam o mesmo nome. Apesar disso, nenhum deles nunca carregou o poder de controlar a sociedade como as teorias da conspiração mais recentes gostam de apontar.

Conspirações

Alguns teóricos da conspiração ao longo da história ajudaram a fortalecer essa imagem, como Augustin Barruel, Nesta Helen Webster, William Guy Carr​, David Icke ou Mark Dice. De acordo com eles, os Illuminati ainda estariam operando em segredo, representando grande influência na política e indústria do entretenimento, por exemplo. Além disso, algumas obras da ficção, como o livro Anjos e Demônios de Dan Brown, tornaram o grupo ainda mais conhecido pelo imaginário popular.

Em teoria, os Illuminati modernos fazem tudo com um simples objetivo que parece saído das mais elaboradas obras ficcionais: dominar o mundo. Mais especificamente, o grupo gostaria de estabelecer uma Nova Ordem Mundial capaz de ditar todos os rumos de nosso planeta por meio do controle do cinema, música, economia, governos e toda e qualquer instituição poderosa que exerça alguma influência na sociedade. Assim, com a combinação da influência e uma dose de pensamento estratégico, seria possível ter o destino de todos os acontecimentos do mundo nas mãos.

Por conta das múltiplas teorias à respeito da existência dos Illuminati, é difícil apontar até mesmo qual seria a sua forma de atuação, já que os próprios pensadores que defendem que ela é real apresentam motivos divergentes. Segundo Nesta Helen Webster, por exemplo, o grupo seria comandado por uma elite de judeus que espalharam ideais capitalistas e comunistas na ideia de polarizar o mundo e conseguir instituir o controle.

Poder

Tanto mistério ao redor da suposta existência da organização faz com que seja possível ligar praticamente qualquer celebridade ou qualquer grande evento histórico ao grupo. Teóricos apontam o envolvimento dos Illuminati nas mortes de celebridades como Tupac, Michal Jackson, John Kennedy e Princesa Diana, além da responsabilidade sobre acontecimentos como os ataques de 11 de setembro ou a Revolução Francesa.

Como o nome dos Illuminati sempre esteve ligado a pessoas e grupos poderosos, ainda hoje qualquer grande celebridade de destaque também é apontada como ligada diretamente à Ordem. Acontece com nomes como Kanye West, LeBron James, Beyoncé, Lady Gaga, Kim Kardashian, Barack Obama, George W. Bush, Justin Bieber e outros.

Se você tentar encontrar evidências da existência dos Illuminati, a internet está cheia de textos, imagens e vídeos de gente dizendo que encontrou os sinais definitivos para provar isso. A maioria deles aposta em símbolos de ocultismo, trilhas sonoras misteriosas e temas que infligem o medo e a tensão nos espectadores. Símbolos como triângulos, pirâmides, sinais de OK, o número 666 ou olhos estão frequentemente ligados à suposta existência dos Illuminati.

Brasil

No Brasil, teóricos defendem que o grupo Aquisitores seria um dos braços dos Illuminati no Brasil. Assim como na atuação mundial, eles estariam infiltrados em grupos políticos, midiáticos e religiosos para atuar nas áreas de poder político e econômico do país. Dentre alguns dos fatos históricos do Brasil ligados diretamente à atuação do grupo secreto estariam o suicídio de Getúlio Vargas, a renúncia de Jânio Quadros e o o impeachment de Dilma Rousseff, por exemplo.

Resposta

Com o tempo, as teorias e análises exageradas de símbolos e sinais em qualquer situação se tornou tão comum no mundo virtual, que a situação acabou se tornando motivo de brincadeiras e piadas, gerando memes em fóruns e páginas dedicadas ao compartilhamento de montagens.

A verdade é que com tantas teorias e possíveis versões diferentes dos Illuminati, nem mesmo os teóricos que defendem a sua existência conseguem concordar sobre a organização. Se realmente uma sociedade secreta controlando o mundo por tantos anos de forma eficiente, será que seria mesmo desvendada por simples vídeos no YouTube que circulam para milhões de pessoas.

Mesmo que exista um grupo secreto com esse nome, certamente ele é bem diferente de tudo o que as teorias da conspiração apontam. Nós sabemos que as sociedades secretas fazem parte da nossa sociedade por anos, mas nunca se teve conhecimento de uma ordem capaz de exercer tamanha influência sobre todo o mundo. Por outro lado, exatamente por estarmos no escuro, no plano das teorias, também é difícil dizer que eles não existem.

E você, o que acha? Será que os Illuminati estão mesmo entre nós ou não passam de uma teoria vazia sobre uma ordem inexistente no mundo? Conte para a gente nos comentários.

6 coisas que você pode fazer LEGALMENTE se for para o país certo

Artigo anterior

Quem são as crianças de olhos negros? [Lenda Urbana]

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido