Curiosidades

Turca mente que cursava medicina em Oxford para extorquir a mãe

0

Os maiores meios de comunicação do mundo relataram recentemente o chocante caso de uma jovem turca, que enganou a própria mãe, ao alegar que estava estudando medicina na prestigiosa Universidade de Oxford, no Reino Unido. A mentira foi estipulada visando apenas um único objetivo: extorquir dinheiro.

Por conta da mentira, Merve Bozkurt, de 25 anos, foi alvo de duras críticas. A turca, para alimentar a farsa, fez de tudo para seus pais acreditarem que ela havia sido admitida na universidade inglesa – até enviou fotos trajando um jaleco branco e uma máscara facial, para criar a ilusão de que ela estava atendendo pacientes.

O que poucos sabiam é que Bozkurt nunca deixou a Turquia. A jovem, enquanto diariamente promovia a falsa realidade, trabalhava como corretora imobiliária em Istambul.

O caso

Para ajudar a filha a realizar o curso de medicina, a pobre mãe vendia flores em frente a um cemitério da cidade de Antakya. A mentira de Bozkurt poderia ter passado despercebida se a mídia local não tivesse se sentido atraída pela história. Os esforços de Gulseren Bozkurt para manter sua filha em Oxford vendendo flores em frente a um cemitério foram considerados dignos de notícia por uma publicação turca que decidiu realizar uma cobertura do caso.

Enquanto produzia-se uma matéria especial para contar ao público a trajetória da mãe e da filha – acredite ou não -, Bozkurt teve a audácia de participar das entrevistas e de deixar calor que faria tudo que estivesse ao seu alcance para homenagear Gulseren e garantir que seus esforços fossem recompensados. A jovem turca, em um determinado momento diante dos jornalistas, até se gabou de que estava prestes a se tornar uma neurocirurgiã.

“Minha mãe planta as flores, as colhe e as vende aqui. Às vezes, ela vai até a montanha para colher flores”, disse Bozkurt. “Meu irmão também é graduado. Ele está atualmente trabalhando como oficial não comissionado em Hakkari. Minha mãe gosta muito de nós. Somos tudo para ela, assim como ela é tudo para nós”.

Em declarações à estação de televisão local, Gulseren Bozkurt disse que o marido trabalha quando e onde pode, por isso ela é a principal fonte de renda da família. Sua motivação para acordar todas as manhãs e ir para o trabalho é a capacidade de manter os filhos e garantir que ambos tenham sempre uma boa educação.

“Com o dinheiro que ganho vendendo flores, eu cubro os custos da educação dos meus filhos”, disse a mãe. “Se uma pessoa está saudável, trabalhar é o melhor caminho. É bom gastar o dinheiro que ganho com meus filhos. Sou feliz assim. Acho que todas as mulheres devem trabalhar para se sustentar”.

A verdade

A única coisa com que Bozkurt não contava era que a história se tornasse viral. O caso, obviamente, tocou o coração de muitos, principalmente após a cobertura da mídia local. A verdade veio à tona quando pessoas próximas da turca começaram a revelar que a turca estava em Istambul, trabalhando como corretora imobiliária – e não no Reino Unido, cursando medicina.

Jornalistas, então, começaram a verificar o fato. Consequentemente, todos os profissionais da comunicação que cobriram a história ficaram surpresos ao descobrir que a jovem nunca havia pisado na universidade inglesa.

Quando as mentiras começaram a desmoronar, Bozkurt não teve escolha a não ser revelar a verdade. “Me sinto muito mal porque decepcionei minha mãe. Eu inventei uma história. Fiz todo mundo acreditar em uma mentira, inclusive eu ”, revelou a turca em um sincero pedido de desculpas público.

O pedido de desculpas, infelizmente, não apaziguou a situação. Até o momento, muitas pessoas seguem abismadas com o fato de uma filha enganar a própria mãe, a qual luta diariamente para cuidar da família.

Por que a difteria, doença extinta, voltou a ser uma ameaça global?

Matéria anterior

Esses são os benefícios que a pipoca traz para a saúde

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications