CuriosidadesMundo Animal

Um tigre em Nova York testou positivo para coronavírus

0

A pandemia de coronavírus já se tornou uma emergência de saúde pública global, com novos casos da doença a cada dia. O COVID-19 surgiu em Wuhan, na China. E por causa de sua intensidade e capacidade de matar as pessoas, o mundo todo está passando por uma situação bastante delicada. E todos estão em estado de alerta.

Desde que o vírus foi identificado ele tem gerado várias dúvidas e receios nas pessoas. Por causa disso, os órgãos oficiais indicaram as medidas que são necessárias, para tentar diminuir a disseminação do vírus.

Enquanto uma vacina para a doença ainda não fica pronta, a principal preocupação agora e evitar o contagio da doença. Até então, a principal forma de contagio era por vias respiratórias e contato com pessoas infectadas. E até então o que sabíamos era que a doença afetava apenas pessoas.

Mas a tigresa chamada Nadia, do Bronx Zoo em Nova York, é o primeiro animal da sua espécie a ter SARS-Cov-2, que é o vírus que causa o COVID-19 em humanos. O animal tem quatro anos e foi testado depois de ter apresentado uma tosse seca.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou nesse domingo o resultado do teste da tigresa. Os outros grandes felinos do zoológico também estão com os mesmos sintomas respiratórios. Mas outras espécies do zoológico não apresentam sintomas.

Os tigres e leões estão com tosse seca e tiveram uma diminuição de apetite. Mas no geral eles estão bem e com uma expectativa de recuperação total. Eles “estão ágeis, alertas e interagindo com seus cuidadores”, afirma representante do zoológico.

“Não se sabe se essa doença vai se desenvolver em grandes felinos já que espécies diferentes podem reagir de forma diferente a infecções novas, mas nós vamos continuar monitorando-os de perto”, explica ele.

Teste

O teste que foi feito na tigresa é diferente do feito em humanos. De acordo com o veterinário chefe do zoológico, Paul Calle, o teste foi feito em um laboratório-escola já que é preciso aplicar anestesia geral nos felinos para coletar as amostras de uma forma segura.

Como não tinha necessidade de expor mais animais aos riscos, apenas Nadia foi testada e não existem planos para que os outros animais também passem por testes.

Segundo o zoológico, a infecção dos animais aconteceu através de um funcionário do zoológico que estava assintomático enquanto ele cuidava dos animais. O zoológico está fechado ao público desde o dia 16 de março. E o primeiro tigre começou a apresentar os sintomas no dia 27 de março.

Animais

Esse teste positivo da tigresa não é motivo para desespero para os donos de animais de estimação. Até o momento não existem indícios de que os animais de estimação transmitam o vírus para os humanos. Então não tem nenhum motivo para ficar com pânico e querer o seu bichinho longe.

Mas o vírus pode sobreviver por algumas horas na pelagem dos animais e infectar outras pessoas. Por isso é importante que alguém que estiver infectado fique longe não só de outras pessoas, mas também do seu animal de estimação.

Mulher vai à igreja na Coreia do Sul e contamina 5000 pessoas

Artigo anterior

Estes são os 10 heróis mais poderosos de My Hero Academia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido