Curiosidades

Vacina contra o corona vírus já foi desenvolvida, segundo pesquisador

0

Em todos os veículos de comunicação, está sendo noticiado, com grande enfoque, o surto de coronavírus. Por ser um vírus mortal, as autoridades de todo mundo estão se mobilizando com a situação. O as autoridades querem é conter o surto e identificar de onde o coronavírus veio.

Os coronavírus são, na verdade, um grupo de vírus de genoma de RNA simples de sentido positivo. São conhecidos desde meados dos anos 1960. A maior parte das pessoas se infecta com os coronavírus comuns no decorrer da vida. Eles são uma causa comum de infecções respiratórias brancas e moderadas, porém, de curta duração.

Mas o chamado, 2019-nCoV, o coronavírus surgiu em Wuhan, na China, no mês passado. E por causa de sua intensidade e capacidade de matar as pessoas, o mundo todo voltou seus olhos para o país asiático.

A propagação desse novo tipo de coronavírus tanto pela Ásia como em outros continentes deixou o mundo todo em estado de alerta. Ela foi identificada no dia 31 de dezembro de 2019. E desde essa data ela já matou várias pessoas e infectou centenas de outras.

A maioria dos casos estão concentrados na China, mas o país não é exclusivo. Pacientes infectados com esse vírus foram vistos no  Japão, Tailândia, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã, Singapura, Arábia Saudita e Estados Unidos. E várias suspeitas de infectados foram levantadas em Hong Kong, Filipinas, Austrália, Reino Unido e também no Brasil.

Situação

Claro que em situações assim, o quanto antes se descobrir a origem e a causa para logo conseguir uma vacina são prioridades. E de acordo com o jornal South China Morning Post, os pesquisadores de Hong Kong fizeram o anúncio de que já desenvolveram uma vacina contra esse novo coronavírus.

Segundo esses cientistas, a vacina ainda levará um tempo para ser disponibilizada para a população. Um dos responsáveis pela pesquisa é o professor de infectologia da Universidade de Hong Kong, Yuen Kwok-yung. E de acordo com ele, essa disponibilidade não tem um prazo específico.

“Nós já produzimos a vacina, mas vai demorar para que ela seja testada em animais”, disse.

Vacina

O professor disse que os pesquisadores ainda precisam de alguns meses para que os testes em animais com a vacina sejam feitos. Depois desses testes realizados, ainda é preciso mais um ano para que os testes clínicos sejam feitos em humanos.

Essa demora acontece porque tem que passar por todos esses procedimentos que garantirão a qualidade da vacina. “Se a vacina parecer eficaz e segura em várias espécies de animais, ela entrará na fase de ensaios clínicos com humanos. Isso leva pelo menos um ano, mesmo em um processo acelerado”, explicou.

Mesmo que a vacina se prove eficaz, as autoridades estão tomando outras medidas para conseguir conter o coronavírus. Visto que a demora é bem grande e já foram aproximadamente 130 pessoas mortas. Só na China, dez cidades estão isoladas.

Nesse tempo, os especialistas buscam soluções alternativas para tratar as pessoas que já foram infectadas.

Mulher desenvolve uma pedra no intestino 60 anos depois de realizar uma cirurgia

Artigo anterior

”Sapo de Vidro”, uma espécie super rara do anfíbio é vista pela primeira vez em 18 anos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido