Entretenimento

Veja 7 piadas de Friends que acabaram envelhecendo mal

0

As piadas de Friends ainda são, até os dias de hoje, um dos inúmeros motivos pelos quais os fãs reveem a série. Gravada nos anos 90 e um sucesso absoluto, ela conquistou gerações. No entanto, assim como tudo no passado, também apresenta seus pontos de atenção.

Isso porque a história de Ross, Rachel, Chandler, Joey, Monica e Phoebe se baseava na época, e, por isso, também tinha seus preceitos e falas problemáticas.

Embora muitos fãs reforcem que é necessário se atentar à época de produção, vale lembrar algumas piadas de Friends que não envelheceram tão bem, além de serem problemáticas como falta de representatividade. Por isso, a série precisa ser vista com olhos mais críticos.

Pensando nisso, listamos algumas piadas de Friends que não são tão legais nos dias de hoje. Veja:

Via UOL

Piadas de Friends que envelheceram mal

7. Aquele em que a Mônica sofre gordofobia

Em “Friends”, Monica (Courteney Cox) sofreu gordofobia quando era jovem, o que não é uma novidade para ninguém. Seu excesso de peso a deixava insegura, e mesmo depois de emagrecer e atingir o corpo considerado ideal para a época, ela continuava com medo de engordar.

Esse fato é problemático porque sempre que a personagem ficava nervosa ou tinha algum problema, ela descontava na comida, reforçando mais uma vez essa relação problemática com os alimentos. Além disso, a história indica que ela só emagreceu porque ouviu palavras rudes de Chandler. Ele disse que jamais ficaria com uma garota gorda como ela.

Via IGN Brasil

6. Aquele em que Chandler é alvo de piadas homofóbicas

Já que falamos no personagem mais sarcástico da série, um dos pontos problemáticos era o fato de todos do grupo desconfiarem da sua orientação sexual. Chandler passou a vida toda ouvindo piadas sobre ser gay – algo que na época era um demérito. Por isso, tinha que provar constantemente que se interessava por mulheres.

Além de ser desrespeitoso com ele, que tinha que constantemente provar ser heterossexual, a série era totalmente homofóbica e colocava as pessoas LGBT+ em situação de inferioridade.

5. Aquele em que o pai de Chandler é uma mulher trans

Ainda falando em LGBTfobia, “Friends” pecou em muitos pontos nesse quesito. Um deles é logo na primeira temporada, quando Carol, a ex-mulher de Ross, decide se separar dele para ficar com Susan.

Primeiro, Ross é humilhado por ter sido trocado por uma mulher, como se uma mulher fosse inferior a um homem. Em segundo lugar, Carol é automaticamente rotulada como lésbica, ignorando que ela também poderia ser bissexual. A partir daí, sempre que ela e Susan aparecem na série, viram alvo de piadas preconceituosas.

Logo em seguida, conhecemos o pai de Chandler – do qual ele morre de vergonha. Mesmo nascendo como Charles Bing, ele se identificava como mulher e respondia pelo nome de Helena Handbasket.

Na série, a personagem vivia como uma drag queen que performava nos cassinos de Las Vegas. Embora tenha identidade feminina, constantemente chamam a personagem de “ele”, inclusive Chandler, que sempre se mostrava envergonhado de ter “um pai mulher”.

Outro ponto sensível é que a interpretação de Helena ficou para a atriz cisgênero Kathleen Turner, que já admitiu em entrevistas que, na época, nunca considerou escolher uma mulher trans ou uma pessoa drag queen para interpretar a personagem. Embora não se arrependa do papel, atualmente não aceitaria novamente.

Via CanalTech

4. Aquele em que a Monica é julgada por sua vida sexual

Um exemplo do desrespeito e da objetificação das mulheres em Friends é quando Monica passa por um julgamento da parte de Richard por ter mais parceiros sexuais do que ele.

Embora mais nova, ela é vista como uma pessoa sem valor, o que é completamente inaceitável. Além disso, esse assunto se tornou alvo de piadas em Friends mais de uma vez.

3. Aquele em que Carol amamenta o Ben

Em um episódio questionável, Joey e Chandler ficam desconfortáveis ao ver Carol amamentando seu filho Ben.

Infelizmente, isso é uma cena comum na vida real, em que as mulheres muitas vezes se constrangem por amamentar seus filhos em público. Esse exemplo só reforça a objetificação do corpo feminino.

Via Average

2. Aquele da masculinidade frágil

A masculinidade frágil é um tema frequente em Friends, quando Ross e Joey são alvos de piadas por tirarem um cochilo juntos.

Além disso, quando Joey se conecta verdadeiramente com sua parceira de quarto, Janine, e ela decora a casa com elementos considerados femininos, Chandler o chama de “mulherzinha”.

1. Aquele em que Ross é machista

Ainda, vale mencionar, durante várias temporadas, que as piadas de Friends quanto ao machismo são recorrentes, mas não muito boas.

Um dos casos principais é quando Ross trata Rachel com machismo, quando ela consegue um emprego na área de moda e Ross a subjuga e mostra ciúmes excessivos.

Isso mostra como a profissão dela é menos valorizada do que a dele e que ele não confia em sua namorada. Além disso, esse comportamento é reforçado pelos outros rapazes da série.

Via UOL

Ainda vale a pena assistir Friends?

Apesar das piadas de Friends, a série ainda se consolida como uma das mais populares e amadas pelos fãs. Por conta do desenvolvimento dos personagens, relações e temáticas importantes ao longo da história, vale a pena assistir Friends.

No entanto, é fundamental ter em mente a época em que a produção aconteceu, para ter olhos críticos em determinadas falas e acontecimentos.

Dessa forma, será possível aproveitar a série e as piadas de Friends sem reproduzir conteúdos que, hoje, são pautados de forma séria e respeitável, e não com escárnio.

 

Fonte: Terra

Imagens: IGN Brasil, CanalTech, UOL, Average

Confira 8 curiosidades sobre a Lua

Artigo anterior

Por que as pessoas gemem durante o sexo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido