Veja como é o café da manhã ao redor do mundo

POR Thamyris Fernandes    EM Mundo Afora      11/08/14 às 04h15

A comida que as pessoas consomem e a forma que elas a preparam conta muito sobre suas culturas. Um americano, por exemplo, não se parece em nada com os brasileiros na hora das refeições. Da mesma forma acontece se compararmos nossos costumes alimentares com os dos japoneses.

Apesar das diferenças dos sabores, não dá para dizer que uma tradição culinária seja melhor que a outra. Para as pessoas, a forma como foram criadas e os alimentos que consumiram na infância, com certeza, são a versão correta de como deve ser a alimentação cotidiana, mesmo que seu café da manhã consista em bacon com ovo.

Para mostrar as diferenças que existem ao redor do mundo quanto as prática alimentares, preparamos uma lista com a primeira refeição do dia em países diferentes. Veja como é o café da manhã de vários povos:

1. Brasil

1

Frios, como presuntos, queijos fatiados e mortadela, manteiga com pão francês (que só existe no Brasil) são as preferências dos Brasileiros. Mas pode ter também geleias e queijo branco.

2. Estados Unidos

2

No desjejum dos americanos precisa ter o famoso bacon frito, panquecas caseiras com xarope de milho ou molho de mirtilo.

3. Inglaterra

3

Pães, bacon, ovos, salsichas, tomate grelhado, cogumelos, pudim e até feijões cozidos, com uma bela xícara de chá enchem a mesa dos ingleses.

4. Portugal

4

Em Portugal, pães recheados com vegetais e frios, servido com uma bela xícara de café não podem faltar.

5. Cuba

5

Simples e pontual. Em Cuba, uma xícara de café com leite adoçado e com uma pitada de sal; acompanhado do tradicional pão cubano, amanteigado e tostado, para ser mergulhado no café.




6. Austrália

6

A única coisa que não pode faltar na mesa dos australianos, pela manhã, é uma fatia de pão ou torrada e um frasco de Vegemite, uma pasta feita de extrato de levedura, que é salgada e levemente amarga.

7. Itália

7

Conhecido como "cappuccino e corneto", o café da manhã dos italianos tem sempre uma xícara de cappuccino e croissant, normalmente doce.

8. Marrocos

8

Pães, geleias, chutney, queijo e manteiga, além do tradicional Baghir, um tipo de pão feito de sêmola; fazem parte do café da manhã dos marroquinos.

9. Gana

9

Waakye, uma massa pastosa de arroz cozido com feijão compõe o café da manhã dessa parte da África.

10. Turquia

10

Os turcos gostam mesmo, para o café, de queijos, ovos, azeitonas, geleias, tomates, pepinos, mel e carne temperada.

11. Egito

11

O Ful Medames - prato típico do café da manhã dos egípcios - é feito de favas, grão-de-bico, alho e limão. A mistura, que parece meio forte, pode ser servida com pimenta caiena, tahini, ovos cozidos, azeite de oliva, cebolinha e salsa finalizam o desjejum.

12. Bolívia

12

Os bolivianos fazem questão das tradicionais Salteñas, ou Saltenhas, pelas manhã. O prato consiste em uma espécie de pasteizinhos de trigo, que podem ser recheados com carne e/ou vegetais e são levemente adocicados.

13. Argentina

13

Uma caneca de mate e facturas, uma espécie de croissant bastante popular por lá, com ou sem doce de leite; estão na mesa de café da manhã dos "hermanos".

14. México

14

Nachos, queijos, feijão e Chilaquiles (tradicional prato feito de tortilhas fritas, com molho de salsa) e pimenta compõem café da manhã super "leve" dos mexicanos.

15. Canadá

15

Os canadenses não dispensam os pierogis, pasteizinhos fritos, cozidos ou assados, recheados com batata, carne moída, queijos ou frutas; para o café da manhã. De acompanhamento, normalmente têm uma porção de salsichas e torradas.

16. Venezuela

16

Empanadas, uma tipo de pasteizinhos recheados com carne picada, queijo fresco ou combinando vegetais e feijão fazem a cabeça dos venezuelanos no café da manhã.

17. França

17

Vários tipos de pães, como o famoso croissant, com ou sem amêndoas, manteiga, chocolate ou creme; e uma xícara de café deixam os franceses felizes quando acordam.

18. Alemanha

18

Embutidos, claro, não faltam jamais na mesa dos alemães. No café da manhã, eles vão bem com pão fresco e queijos, além de uma xícara de café bem forte.

19. Estônia

19

"Queijo na torrada" é o que dá forças para esse pessoal começar o dia. O prato é feito com queijo coalho numa torrada de pão de trigo. A cobertura cremosa pode ser substituída por ricota ou fromage frais.

20. Japão

20

Apesar do gosto forte, pela manhã os japoneses apreciam o tradicional tofu, um queijo de soja; com molho shoyu, peixe e arroz cozido.

21. Mongólia

21

Os mongóis preferem comer carne de cordeiro cozida com bastante gordura e, às vezes, laticínios e arroz. No oeste da Mongólia é comum a adição de carne de cavalo à dieta local.

22. Paquistão

22

O café da manhã nesse país normalmente conta com um pão chamado Aloo Paratha, feito de trigo e ghee (manteiga clarificada), assado em uma frigideira. Ele é recheado com vegetais e recebe manteiga, chutney ou outros tempero picante, na hora de ir para o prato. Chá completa a refeição.

23. Tailândia

23

Os tailandeses normalmente comem, pela manhã, algum tipo de carne, como a de porco, mergulhado em uma mistura de sêmola. O prato vai acompanhado por rosquinhas chinesas, brotos de feijão, linguiça, coração de porco fatiado e algumas outra variações nesse sentido.

24. China

24

O café da manhã dos chineses é praticamente um almoço e conta com macarrão cozido, carnes fritas, arroz e vegetais fritos.

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+