Se tornar pai ou mãe de uma criança, é uma coisas que mexe com o psicológico e com o emocional de qualquer pessoa. Várias pessoas sonham com esse momento e até tem tudo planejado na cabeça para a criança que ainda nem chegou. Desde a cor do quarto até seu nome. O que leva os pais a colocarem os nomes nos seu filhos é estritamente pessoal. Afinal, não podemos saber o que se passa na cabeça de cada pessoa. E é evidente que todos somos, um tanto quanto, diferentes.

Muitas vezes a escolha de um nome determina a vida de uma pessoa. Um nome inusitado pode render muitas piadas e situações constrangedoras. É tanta criatividade que, em alguns casos, é até difícil acreditar que alguém realmente tenha o nome que diz ter. Mas, apesar de inusitados, a maioria das pessoas parece feliz com o nome que tem e se acham até importantes por possuírem nomes únicos.

É quase uma certeza que você conhece ou, pelo menos, já ouviu falar de alguma pessoa que tenha um nome um tanto quanto fora do comum. Os nomes, assim como a moda, parecem seguir tendências. De acordo com a especialista da USP, Patrícia Carvalhinhos, a humanidade muda a forma como nomear seus filhos de acordo com os costumes.

“É um fator tão corriqueiro que as pessoas não dão atenção às suas dimensões mais profundas. Hoje, a atribuição de nomes é mais ideológica do que identificadora”, explica.

Publicidade
continue a leitura

Além disso, outras coisas também influenciam como por exemplo novelas, filmes e séries que tem um grande papel no comportamento das famílias. Se você é uma dessas pessoas que gosta de seguir a moda, é bom ficar atento aos tempos  que estamos vivendo para dar o nome do seu filho de acordo com o que está em alta naquele momento.

Nomes

Publicidade
continue a leitura

A Ásia é um continente único. Ela é o berço da cultura oriental. Ela é o outro lado da nossa moeda, tendo cultura, costumes, lições, histórias e tradições bastante opostas ao que estamos acostumados. Por isso, podemos nos chocar com algumas coisas que acontecem por lá.

Como por exemplo, o crescente aumento no número de bebês que estão sendo nomeados com referência ao novo coronavírus. São nomes como Corona Kumar, Covid Marie e outras variações. Os pais parecem dar os nomes para seus filhos sem se preocupar muito com as consequências das suas escolhas a longo prazo.

Duas mães do sudeste da Índia tiveram a mesma ideia. E de acordo com algumas pessoas, a ideia veio de um médico do hospital onde as crianças nasceram. Uma delas foi nomeada Corona Kumar e a outra de Corona Kumari.

Publicidade
continue a leitura

"Eu disse que ajudaria a sensibilizar a população sobre a doença e a acabar com os preconceitos a respeito. Para minha surpresa, aceitaram", confirmou o médico, S.F. Basha.

Outro caso foi o de um casal de imigrantes do nordeste da Índia, que ficou bloqueado a milhares de quilômetros de sua casa no estado de Rajasthan. Eles colocaram o nome de Lockdown em seu filho, que quer dizer confinamento em inglês.

"Nós demos o nome Lockdown para recordar todos os problemas que enfrentamos durante este período difícil", explicou o pai da família à imprensa local.

Publicado em: 29/04/20 17h40