Curiosidades

Veja um barco com uma rede gigante pegando peça de foguete caindo do céu

0

SpaceX mudou o que todos nós pensávamos sobre viagens espaciais. Desde a sua fundação, em 2002, muitos experimentos, invenções espaciais, remodelagem e aterrissagens de testes rumo à Marte já aconteceram. A cada novo experimento a evolução é notavelmente vista. A empresa começou no período em que Elon Musk deu os primeiros passos em sua grande ambição de realizar missões em Marte. Mais de 15 anos depois, a SpaceX está muito além da fase de startups espaciais.

A evolução foi tanta que a empresa fez um lançamento histórico sendo o primeiro voo tripulado, partindo de solo americano depois de nove anos. E Musk não quer para por aí. Ele quer fazer dos humanos uma espécie interplanetária.

Entre missões bem sucedidas e lançamentos de protótipos de naves várias são as empreitadas de sucesso da empresa. Mas se as coisas são lançadas para o espaço alguma hora elas tem que voltar para Terra.

Captura

E a SpaceX capturou uma carenagem dos seus foguetes que estava caindo do céu. E claro que isso foi capturado em vídeo. O barco chamado GO Ms. Tree tem uma rede de captura que conseguiu pegar metade de uma carenagem de carga enquanto ela caía do céu com um para-quedas.

Isso aconteceu no começo dessa semana alguns momentos depois do foguete Falcon 9 disparar mais de 58 satélites de internet Starlink. E mais três sondas espaciais de observação da Terra em órbita.

As carenagens de carga são as capas que protegem os satélites no lançamento espacial que é bastante violento. Elas são feitas de duas peças que se separam no espaço. Depois disso elas caem de novo na Terra com um para-quedas e são manobradas por propulsores pequenos.

Esse procedimento vale à pena ser feito, até porque cada  carenagem custa cerca de seis milhões de dólares, o que dá aproximadamente 34 milhões de reais.

Redução de custo

Para capturar de novo essas partes da carenagem, são usados dois barcos, o GO Ms. Tree e o GO Ms. Chief. Se elas caírem no mar é possível recuperá-las, mas o sal é corrosivo. E quando isso acontece, o procedimento de recuperação é mais perigoso para quem está fazendo ele.

Somente uma das metades pode ser recuperada direto do ar nesse lançamento. A outra acabou tendo que ser recuperada da água. Fazendo essas recuperações, a SpaceX diminui muito seus custos de lançamento espacial. Exatamente porque consegue reaproveitar muitos dos equipamentos que antes eram descartados por outras agências espaciais.

Para se ter uma ideia, essa foi a sexta vez que o foguete Falcon 9 desse lançamento foi usado. E ele pousou sem nenhum dano e poderá ser usado de novo.

Satélites

Os satélites Starlink são a infraestrutura da nova internet da SpaceX. Elas são as fileiras de luzes que é possível ser vista nos dias em que o céu está limpo. Já foram lançados 600 desses satélites. E o plano é que vários outros lançamentos sejam feitos no futuro.

A empresa pode lançar 12 mil deles de acordo com a autorização que tem. Mas ela entrou com um pedido para que esse número aumente para 30 mil.

Mel ou remédios, qual é o melhor para resfriados? Um novo estudo respondeu essa pergunta

Artigo anterior

Essa pode ser uma alternativa sustentável no lugar de agrotóxicos para as plantações

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido