• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Vídeo incrível mostra 1 célula se tornando um organismo vivo

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      21/03/19 às 18h42

A vida se formando é realmente uma coisa linda, acompanhar o desenvolvimento e evolução de um ser vivo é fascinante. Com o avanço tecnológico, essa experiência ficou cada vez mais interessante, se expandindo a níveis que antes não eram possíveis se observar tão nitidamente todo esse acontecimento. Um exemplo disso é este vídeo em timelapse que mostra o processo de uma célula se tornando um ser vivo.

O vídeo

Becoming from Aeon Video on Vimeo.

O fotógrafo e cineasta holandês, Jan van IJken, publicou recentemente um vídeo em timelapse que vai muito além de simples imagens cotidianas. No vídeo, ele consegue compactar todo o processo de crescimento de uma única célula em um óvulo para um organismo completo em apenas seis minutos.

Com a seguinte descrição: "Capturado em detalhes impressionantes e em escalas microscópicas, Becoming é um olhar notável sobre o processo de divisão e diferenciação celular, de onde todos os animais, desde os tritões até os seres humanos, vêm".

O tritão-alpino

No vídeo, vemos um Tritão-alpino, uma espécie de anfíbio de água doce com cauda, pertencente à família Salamadridae. Original do centro e do sul da Europa, o anfíbio se reproduz em águas rasas, locais propícias para o nascimento de suas larvas, que eclodem e se alimentam de plânctons, antes mesmo de crescerem suas pernas e então ir em direção para a terra firme. No vídeo, é possível acompanhar todo o seu desenvolvimento, desde um zigoto unicelular, até se formar totalmente.

Timelapse

Vídeos em timelapse são sensações na internet, muito provavelmente você já ficou fascinado com algum deles em algum momento. Essa técnica cinematográfica é muito usada em vídeos que desejam mostrar eventos em uma longa passagem no tempo, e que normalmente levariam horas, mas que graças ao timelapse podem ser vistos de modo compactado em poucos minutos de vídeo. A técnica usa uma sequência de imagens com a velocidade aumentada para criar o vídeo em sequência. E a técnica tem sido muito usada para ilustrar evoluções biológicas, como o crescimento de plantas e animais, e também alterações nas paisagens com o passar do tempo.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+