Ciência e TecnologiaCuriosidades

Vídeo incrível mostra impressora 3D fazendo um barco inteiro

0

A impressão em 3D é uma das maiores invenções das últimas décadas. Ela surgiu em 1984 e foi invetada por Chuck Hull, um norte americano do estado da Califórnia, em 1984. Ele usou a estereolitografia, uma tecnologia precursora da impressão 3D. Hull já havia desenvolvido, um ano antes, a tecnologia do que viria a ser a máquina, quando ela tinha duas funções principais. Sendo uma delas a criação de lâmpadas para solidificação de resinas, primeiro objeto criado pela ferramenta.

Essas impressões são feitas a partir de um arquivo tridimensional. A máquina constrói uma peça colocando camadas de matéria-prima até chegar a uma forma. Esses arquivos usados podem vir de desenhos tridimensionais feitos em software de criação, scanner 3D ou de imagens tridimensionais da internet. Com o passar dos anos, o uso dessa tecnologia começou a ser mais utilizado. As impressoras 3D tornaram-se financeiramente acessíveis para pequenas e médias empresas. Do mesmo modo, que para a população, pelo menos no exterior.

A tecnologia já é utilizada em diversos ramos de produção, como em joalherias, calçados, design de produto, arquitetura, construção de protótipos de automóveis e indústrias de desenvolvimento médico. Pequenos problemas do cotidiano estão sendo solucionados por essa tecnologia de impressão e transformando completamente a vida das pessoas e até mesmo salvando algumas.

E hoje, recordes são quebrados com essas impressoras. O UMaine Advanced Structures and Composites Center, na Universidade do Maine, chegou a ganhar conquistar três Guinness World Records. Esses recordes foram alcançados quando eles fizeram o maior protótipo de impressora 3D de polímero do mundo, o maior objeto sólido, impresso em 3D, e o maior barco impresso 3D.

Barco

Esse barco tem 7,62 metros e pesa um pouco mais de duas toneladas. Ele foi chamado de 3Dirigo. E eles verificaram a navegabilidade em laboratório para testes de modelos offshore. A impressora, onde o barco foi feito, foi projetada para imprimir objetos de até 30 metros de altura e seis metros de largura. Em suma, ela pode imprimir até 226 quilogramas por hora.

No vídeo, dá para conferir, em menos de um minuto, todo o trabalho feito pela 3Dirigo. Surpreendentemente, na realidade, o trabalho todo durou 72 horas. Posteriormente, a revelação do barco foi feita com presença de autoridades e representantes do Guinness World Records.

Usos

A impressora será usada para outros fins também. Um deles será o desenvolvimento de matérias-primas de base biológica. E para isso, vão usar celulose derivada de recursos de madeira e prototipagem rápida de aplicações civis, de defesa e de infraestrutura.

A Universidade do Maine fez parcerias para juntar a expertise dos pesquisadores com a dos líderes da indústria marítima. Em suma, é para conseguirem desenvolver e comercializar a impressão 3D. Através dessa junção, eles queriam beneficiar os construtores de barcos no estado do Maine.

E a produção desses barcos pode ser mais rápida porque eles usam plástico com 50% de madeira na impressão. Do mesmo modo, esse plástico é usado tanto nos moldes quanto, nas partes dos barcos. Em síntese, algo que deixa a produção mais rápida e econômica.

Além disso, a impressora tem recursos de fabricação aditivos e também subtrativos de alta precisão. E fora o barco, a UMaine, que também mostrou um abrigo de comunicação do exército dos Estados Unidos impresso em 3D.

Estudo descobre que humanos podem se regenerar como salamandras

Artigo anterior

Por que Mia Khalifa se arrependeu de tudo que fez?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido