Curiosidades

Vídeo mostra a história de uma década do sol em apenas 6 minutos

0

Quase todo mundo sabe que o sol é uma estrela. As estrelas são formadas por gases interestelares, esses gases são constituídos por poeira e hidrogênio. Devido às baixas temperaturas, os átomos se unem, transformando-se em moléculas, que dão origem a essas nuvens. Quando chega ao fim de seu desenvolvimento, as estrelas lançam de volta ao espaço o material do qual são feitas, dando oportunidade para que novas estrelas se formem.

Os gases dessa estrela são convertidos em energia, em seu núcleo, que por sua vez é empurrada para a atmosfera, em forma de luz e calor. Cerca de 72% dos gases que compõem o sol são hidrogênio, e por volta de 26% são oxigênio, carbono, neon, nitrogênio, magnésio, ferro e silício, os outros 2% são de poeira cósmica.

sol é a estrela central do nosso sistema solar. E todos os outros corpos desse sistema, como por exemplo planetas, planetas anões, asteroides e cometas giram em torno dele. Além disso, ele é um dos grandes responsáveis pela existência de vida em nosso planeta. Ele é a estrela mais próxima da Terra e pertence à classe espectral G. Essa estrela é mediana, em relação às outras.

Sol

Várias já foram as expedições e estudos para tentar entender o sol e como ele funciona. E algumas imagens já foram obtidas dessa estrela. E se pensarmos, o que 10 anos significam para o sol que tem 4,6 bilhões de anos, provavelmente, é o mesmo que o último milionésimo de segundo significou para você.

Mesmo assim, uma década inteira que o sol está queimando é uma década de mudanças turbulentas e, às vezes, violentas. Mudanças essas que ficam evidentes em um novo vídeo de lapso de tempo feito pelo Solar Dynamics Observatory (SDO) da NASA.

Chamado “A Decade of Sun” (“Uma década de sol”, em tradução literal), a filmagem é feita de imagens tiradas pelo satélite SDO entre dois de junho de 2010 e primeiro de junho de 2020.

Ao todo, os agentes da agência espacial norte americana compilaram 425 milhões de fotografias de alta definição tiradas a cada 0,75 segundos durante todos esses 10 anos. E cada minuto de vídeo, represente um dia na vida do sol.

Década

Por mais que, se comparado com todo o tempo de existência do sol, 10 anos não sejam muita coisa ele ainda sim é um período significativo. O sol tem um ciclo de aproximadamente 11 anos. E nesse período, vários fenômenos turbulentos e interessantes acontecem.

E a cada década, o sol tem uma mudança bastante radical. Primeiro, a atividade magnética aumenta até atingir um pico, que no vídeo aconteceu por volta de 2014. Depois, os polos magnéticos dele mudam de lugar de forma repentina. A atividade começa a diminuir e a superfície do sol começa a ficar parecida com um mar tranquilo de fogo amarelo.

Cada ciclo solar tem o chamado “máximo solar”. Que é o período em que a superfície da estrela ondula com manchas e erupções solares gigantes. E também um “mínimo solar”, que é o que estamos passando atualmente.

Satélite

Por mais que o sol sofra essa alterações, elas são difíceis de serem percebidas da Terra. Mesmo que o máximo solar produza auroras mais visíveis nas latitudes mais baixas do planeta.

Mas para conseguir ver essas alterações, temos o SDO. O satélite monitora a estrela em luz ultravioleta extrema. Ela atravessa o brilho imenso do sol para conseguir revelar as mudanças magnéticas malucas que acontecem na camada mais externa, ou seja, na corona.

O que já sabemos sobre a possível princesa brasileira que a Disney irá apresentar

Artigo anterior

Cientistas capturaram pela primeira vez imagens do cérebro eliminando neurônios mortos

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido