• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Vídeo mostra como deixar as latas de refrigerante totalmente transparentes

POR Bruno Dias    EM Experiências      22/05/19 às 16h18

As latinhas de refrigerante são uma forma rápida e prática para tomarmos as bebidas que mais gostamos no nosso dia a dia. Dependendo do dia ou do calor que você está passando, uma latinha gelada pode ser a coisa mais esperada do momento.

Anualmente, 180 milhões de latas de alumínio são consumidas a cada ano. Depois que a consumimos e a descartamos, ela vai para um ciclo que começa com a coleta. Depois, vai para a reciclagem, para a fabricação de alumínio pelos fabricantes de lata e vendedores, e depois chega novamente às nossas mãos.

Mas muitas pessoas podem não saber que os fabricantes cobrem os interiores dessas latinhas com plástico. Esse plástico é colocado para proteger a bebida do alumínio e também o alumínio da bebida.

Com esse isolamento, o revestimento evita que os ácidos e produtos químicos do refrigerante corroam o alumínio. E também impedem que o alumínio interaja com o líquido e mude o seu sabor.
Justamente por esse segredo é que esse truque pode ser realizado. Os fabricantes são diferentes e usam revestimentos variados em suas latinhas. Alguns são de polímero ou epóxi, mas todos podem ser revelados dissolvendo o alumínio do lado de fora.

Se você não entendeu muito bem como isso funciona, a empresa de educação científica MEL Science lançou um vídeo mostrando como fazer isso. O importante a se saber é que isso não deve ser repetido em casa. Isso porque, para que a lata fique transparente, é preciso ter um produto químico muito perigoso. E também muita fumaça é produzida e é preciso contar com uma área bastante ventilada.

Experimento

Como é visto no vídeo, para desmascarar o plástico, é preciso de uma lixa grande, um produto químico com solução de hidróxido de sódio ou potássio, uma vareta de madeira e um recipiente de vidro. Além dos equipamentos de proteção, como óculos e luvas.

Primeiro é preciso lixar a lata para que a tinta saia e fique apenas um cilindro prateado brilhante. Depois, tem que pegar a lata com a vara de madeira e colocá-la no recipiente de vidro. Então colocar o produto químico ao redor da lata.

Aproximadamente duas horas depois, o alumínio deve se dissolver completamente. E assim, deixar o que muita gente pode não acreditar, a lata de refrigerante totalmente transparente. O plástico é fino, como podemos ver no vídeo.

A sua finalidade é proteger a bebida para que ela não fique com um gosto metálico, mas depois da experiência, o mesmo não pode ser mais usado. Isso porque a bebida pode ter sido contaminada com os produtos químicos.

Plástico

Algumas pesquisas feitas a respeito do uso desse plástico nas latinhas revelaram que, as latas revestidas com BPA poderiam estar ligadas a problemas de saúde. E por isso, várias indústrias têm procurado alternativas. Inclusive, algumas das mais famosas ainda continuam a usar esse revestimento possivelmente tóxico.

Esse BPA tem sido apontado como causa de impotência, diminuição da fertilidade e pode ser associado com a causa de obesidade em adultos. E por isso, foi colocado na lista vermelha de produtos nocivos à saúde. O Brasil proibiu o uso do BPA na fabricação de mamadeiras.




Matérias selecionadas especialmente para você

Via   Hypescience  
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+