Universidades são centros de ensino superior, que causam algo a mais em seus estudantes. Muitas instituições fazem com que seus alunos desenvolvam um sentimento de união e pertencimento a esse grupo. Não é para menos que, por exemplo, muitos universitários vibrem com jogos internos e se orgulham de dizer que estudam nesse local.

Algumas dessas instituições são conhecidas mundialmente por seu alto nível e ex-alunos famosos. Como, por exemplo, a Universidade de Harvard. Ela é uma instituição privada, que fica na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos. Por sua história, influência e riqueza, Harvard se tornou uma das universidades mais prestigiadas do mundo.

Ela é conhecida também por ser uma das instituições de ensino mais difíceis de se entrar, já que seu vestibular tem questões que, para a maioria das pessoas, são praticamente impossíveis de resolver.

Mas, em teoria, as provas foram ficando mais difíceis com o passar dos anos. Por exemplo, em 1869, o vestibular de Harvard era, acreditem ou não, feito para ser fácil.

Vestibular

Nessa época, as faculdades tinham que fazer o maior esforço, para atrair seus futuros estudantes. Tanto que Harvard colocou, em um anúncio de jornal, que 185 dos 210 candidatos passaram no exame de vestibular da instituição e tinham sido aceitos no ano anterior.

Publicidade
continue a leitura

Mas o que ficou fora do anúncio foi que esses estudantes aprovados tiveram uma educação preparatória, focada no vestibular de Harvard. Então, era bastante provável que eles passariam. E isso não quer dizer que o vestibular da época era "mais fácil".

Na prova de 1869, as questões variavam entre geografia, geometria e latim. Reproduzimos aqui as questões. E se você conseguir resolvê-las, coloque seus resultados nos comentários, para ver se alguém também chegou ao mesmo resultado que você.

1 - Prove que a perpendicular do centro de um círculo, sobre um acorde, corta o acorde e é subentendida pelo acorde.

2 - Reduza a seguinte expressão para a sua forma mais simples:(9a 2 b 2 - 4b 4 ) (a 2 - b 2 ) - (3ab - 2b 2 ) (3a [a  + b 2 ] - 2b [b 2  + 3ab - a 2 ]) b.

3 - Um homem comprou um relógio, uma corrente e um medalhão por US$ 216. O relógio e o medalhão juntos custaram três vezes mais que a corrente, e a corrente e o medalhão, juntos, custaram metade do valor do relógio. Qual foi o preço de cada um?

4 - Prove a fórmula para o cosseno da soma de dois ângulos. E deduza as fórmulas para o conjunto do dobro de um ângulo e o cosseno da metade de um ângulo.

5 - Encontre o valor de £ 50 12s. 5d. com juros simples de 8%, ao final de 5 anos, 2 meses e 3 dias.

Publicidade
continue a leitura

6 - Descreva a rota dos dez mil ou coloque-a em um mapa.

Prova

7 - Traduza para latim: quem é mais ilustre na Grécia do que Temístocles? Quem, quando foi levado para o exílio, não fez mal a seu país ingrato, mas fez o mesmo que Coriolano havia feito vinte anos antes.

8 - Gramática latina: Indique as partes principais de cado, cacdo, tono, reperio, curro, pasco, paciscor, marcando a quantidade do penúltimo. Dê todos os infinitivos e particípios de  abeo, ulciscor ; o presente indicativo de  fio ; o futuro indicativo ativo e o presente subjuntivo passivo de  munio , com a quantidade de todas as penultas.

9 - Gramática grega: dê um exemplo de Elision. Em que palavras o sotaque da vogal elidificada desaparece com a vogal?

10 - Compare Atenas com Esparta.

Publicidade
continue a leitura

11 - Péricles: - o homem e sua política.

12 - Um metro = 39,37 polegadas. Calcule a partir deste dado, o valor de 4 milhas em quilômetros.

13 - Qual é o logaritmo de 1 em qualquer sistema? De algum número em um sistema em que esse número é a base ? Num sistema em que a base é 4, qual é o logaritmo de 64? De 2? De 8? De 1/2?

14 - Leonidas, Pausanias, Lisandro.

15 - Mostre como a área de um polígono, circunscrito em torno de um círculo, pode ser encontrada; então como a área de um círculo pode ser encontrada; então prove que os círculos são um para o outro, como os quadrados de seus raios.

Publicado em: 27/11/19 11h33