Entretenimento

Você é capaz de resolver o problema conhecido como desafio de lógica mais difícil da história?

0

Se você está aqui, certamente é porque gosta de um bom desafio para a mente. Como o que temos para hoje é realmente complicado, vamos logo para a apresentação dele.

Imagine que você caiu numa terra desconhecida e foi recebido por três deuses alienígenas que podem te ajudar a retornar para casa em segurança? A questão foi proposta pelo especialista em lógica Raymond Smullyan e popularizada por George Boolas, sendo considerado o desafio de lógica mais difícil da história.

Aproveita para tentar resolver 8 enigmas alucinantes que você não vai conseguir resolver e 19 perguntas de “O que é, o que é” que irão testar sua capacidade de raciocínio.

Charada

Três deuses alienígenas V, F e A estão posicionados em linha. V sempre fala a verdade, F sempre fala mentira e A dá respostas aleatórias. A sua tarefa é determinar quem é quem, fazendo três perguntas de respostas sim ou não para penas um deles. Os deuses entendem as suas perguntas, mas respondem na própria língua, utilizando a palavra OZO ou ULU, para sim ou não. O problema é que você não entende qual o significado de nenhuma das respostas.

E aí, será que você é capaz de encontrar as perguntas que deve fazer?

O escritor Alex Gendler explicou como resolver o complicado desafio.

Raciocínio

Para responder ao desafio é preciso tentar incluir as próprias palavras que você não conhece o significado nas perguntas, tentando abstrair algum sentido das respostas a partir daí. Além disso, é possível acrescentar uma hipótese na questão, ajudando na missão. Por exemplo a partir da pergunta “Se eu perguntasse se 2+2 é igual a 4, você responderia OZO?”

Caso OZO signifique sim, o alienígena que fala a verdade, deveria confirmar a resposta, respondendo OZO, como foi perguntando. Por outro lado, o que fala a mentira, iria pensar na resposta negativa, mas ao mentir acabaria repetindo a mesma coisa que o honesto, OZO.

Por outro lado, se OZO quiser dizer não, o que fala a verdade não poderia confirmar a hipótese, precisando negar e também respondendo OZO.

Pode parecer confuso, mas a resposta envolve uma clássica estrutura lógica e matemática. Em ambos os casos, com duplo positivo ou duplo negativo, a resposta termina num positivo. É o mesmo principio lógico que se aplica a cálculos matemáticos de multiplicação com números positivos ou negativos, por exemplo.

Infelizmente, isso ainda não nos ajuda com o aleatório.

Solução

A partir dessa lógica, vamos conseguir definir as três perguntas possíveis. Vamos utilizar a primeira delas para identificar um alienígena que com certeza não é o A, que não nos ajuda em nada. A partir daí, vamos determinar se ele é V ou F e, sabendo disso, identificar os outros dois.

Sendo assim, a primeira pergunta deve ser feita para o deus alien do centro da fila e deve ser: “Se eu perguntasse se o alien a sua esquerda é A, você responderia OZO?”.

Se a resposta for OZO, existem duas possibilidades.

Ou você está falando com o próprio deus A – o que não resolve o nosso mistério – ou está falando com V ou F. Como já percebemos, caso eles respondam OZO, isso gera um positivo, mostrando que a sua hipótese está correta. Nas duas situações, nós conseguimos determinar que o alien da direita com certeza não é A. Caso a resposta seua ULU, o princípio é o mesmo, mas o alien descoberto será o da direita.

A próxima pergunta deverá ser feita para o deus que você tem certeza que não é A, é deve ser: “Se eu te perguntasse se você é F, você responderia OZO?”

Como voce sabe que a resposta não será aleatoria, uma resposta OZO diz que ele é mesmo F, enquanto uma resposta ULU indica que ele é V.

Agora que voce sabe a identidade dele, basta perguntar “Sse eu perguntasse se o alien do centro é o A, você diria OZO?” e a partir desse processo você eliminaria o alien restante, descobrindo a identidade de todos eles.

Ufa, complicado não? Mesmo escrevendo isso tudo, ainda foi difícil entender de primeira, então tenta organizar o pensamento várias vezes e você também vai conseguir compreender.

20 cidades brasileiras que possuem nomes muito curiosos

Artigo anterior

15 fotos da Segunda Guerra Mundial que você nunca encontrou nos livros de história

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido