• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A lenda do quadro do menino chorando

POR Magno Oliver    EM Curiosidades      26/05/15 às 18h11

Gostar de histórias curiosas, casos inexplicáveis e contos intrigantes é algo em comum entre muitas pessoas. E um conto que intriga a muitos é o chamado "quadro do menino chorando" pintado pelo italiano Giovanni Bragolin. A pintura se transformou em lenda urbana durante a década de 80 e o motivo se deu por ela estar envolta em uma áurea de muitos mistérios. O artista ficou famoso pois retratava uma série de garotos e garotas chorosos.

Uma lenda não é lenda se ela não está repleta de acontecimentos sem explicações, muito ocultismo, várias contradições e controvérsias. E com os quadros do artista Giovanni não foi diferente. A gravura, que até frequentou uma academia de artes em Veneza, acabou ganhando a imagem e fama de "amaldiçoada". Segundo os relatos espalhados, o quadro foi um retrato que Giovanni fez do próprio filho.

Conheça um pouco desta história:

323763944002069469

Versão inglesa

3237639442716913

Para fazer o garotinho chorar para que pousasse para a pintura, Giovanni torturava o menininho que tinha medo extremo de fogo queimando vários palitos de fósforos diante de seu rostinho. Segundo a lenda inglesa, o jovenzinho que tinha medo de fogo teria falecido semanas depois de a obra ser finalizada e, incrivelmente, o artista faleceu durante um terrível incêndio em sua casa.

Depois que o retrato da expressão torturante passou a ser produzido em série na Inglaterra, a lenda acabou chegando a se consolidar. Vários incêndios registrados no país foram atribuídos à maldição do quadro, que era um dos poucos itens encontrados sem nenhum dano físico depois dos incidentes.

fearstears_04

Variações da lenda

3237639442716842

Existem algumas versões não menos interessantes sobre a lenda(Conheça essas 7 lendas brasileiras populares também ), incluindo as demais crianças retratadas por Bragolin. Uma delas conta que o pintor, passando por dificuldades ao não conseguir vender seus quadros, decidiu fazer um pacto com o diabo. Só que em vez de oferecer a própria alma no "negócio", o pintor teria vendido as dos compradores de suas pinturas.

Outra versão conta que as pinturas que eram feitas contariam com várias mensagens subliminares, e algumas das crianças retratadas apareceriam com as pupilas dilatadas. O pintor inclusive teria confessado que a causa disso era que os pequenos estariam mortos, e que eram crianças reais que haviam sido abduzidas para serem entregues ao demônio.

27_grande

Existe ainda histórias de que Bragolin teria pedido a todos os artistas e fãs que tivessem obras suas se desfizessem delas. Outra delas é que depois de fugir da Itália para a Espanha no período da guerra, o cara teria usado como "modelos" crianças que viviam em um orfanato local que também acabou sendo destruído por um incêndio.

As pinturas de Bragolin atiçou sua curiosidade em ver mais quadros? Confira mais quadros dele aqui e comente aí se você já conhecia essa lenda urbana ou se já ouviu alguma versão que não colocamos na matéria.

 

Próxima Matéria
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+