Muitas coisas nós fazemos errado a vida inteira sem saber, e as vezes isso pode trazer várias consequências. Uma prova disso são as nossas matérias com as 10 coisas que você abriu errado a vida inteira e as 12 coisas que você limpou errado a vida inteira. E com a nossa higiene não é diferente, escovar os dentes, tomar banho, e até a higiene íntima precisa de um certo cuidado para fazermos da maneira certa.

Bom, para eliminarmos odores, infecções e a proliferação de fungos, principalmente as mulheres, é preciso fazer a higiene íntima da maneira correta. Para os homens não é diferente, a praticidade com que os homens utilizam os toaletes costuma ser motivo de inveja para as mulheres: eles não precisam sentar no vaso sanitário para urinar e, muito menos, contar com papel higiênico para se secar. Entretanto, o que tradicionalmente é encarado como uma comodidade não é a postura correta.

Tendo em mente que muitas pessoas por aí não sabem a maneira certa de lavar seus órgãos genitais, nós resolvemos fazer essa matéria para vocês com algumas dicas.

Higiene íntima Feminina

1

Publicidade
continue a leitura

Para falar a verdade, caras leitoras, para sua vagina ficar limpa, ela só precisa que você a deixe em paz. Podemos afirmar que a vagina é quase um gato, você não precisa limpa-lá, ela se limpa sozinha. A vagina tem milhares de bactérias "do bem" chamadas de lactobacilos com a função de manter tudo bem limpinho. As bactérias deixam o pH da vagina ácido, dificultando o desenvolvimento de agentes patogênicos. Então, elas fazem todo o trabalho, mas estamos falando especificamente da vagina, e não da vulva.

2

No caso da vulva, a história é outra. E a melhor coisa para você lavar a sua vulva é a água, apenas água. Use no máximo a sua mão ou uma toalha para você fazer a sua higiene íntima. Agora se você realmente gosta de usar sabonete na hora da higiene íntima, procure os sabonetes com menos ingredientes, nada de loções e coisas muito perfumadas.

Então, leitoras, não se preocupem tanto com a higiene da sua vagina, a água vai fazer o trabalho para você e essa é a forma mais saudável de fazer a sua higiene.

Publicidade
continue a leitura

Higiene íntima masculina

1

Muitas pessoas não fazem isso, mas enxugar o pênis depois de urinar evita ou reduz a possibilidade que restos de urinas fiquem na cueca, evitando uma inflamação local ou mesmo infecções fúngicas. A urina é um meio de cultura para germes, pois é rica em amônia. Além disso, fazer a higiene antes de urinar é tão importante quanto depois, pois isso evita o risco de levar bactérias e fungos para a região genital.

Publicidade
continue a leitura

2

Já no banho, lavar o pênis depois das relações sexuais é fundamental, ajuda a remover os resíduos de sêmen e excesso de lubrificante do preservativo. A limpeza do pênis no banho envolve também puxar o prepúcio (pele) até o aparecimento a glande, passar água, sabão ou sabonete sobre a superfície da mucosa até sair a gordura.

1

No mais, caros amigos, tanto para as mulheres quanto para os homens, é necessário ter uma roupa íntima adequada para a saúde do seu órgão genital. Mas e aí, já sabiam a forma exata de cuidar do seu órgão genital? Comentem!

Publicado em: 29/12/16 00h31