Entretenimento

Você pode receber 50 mil reais para andar 10.000 passos em um dia

0

Todos nós sabemos sobre a importância de fazer exercícios físicos constantemente. Isso porque a prática deles produz melhorias, não somente estéticas, como também condicionamento para o praticante. Especialistas recomendam ao menos uma caminhada por dia, pois isso aumenta a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e abaixa o hormônio do estresse. E nela, o número que todos têm na cabeça é de 10 mil passos.

Claro que não são todas as pessoas que gostam de praticar exercícios. Mas se um incentivo financeiro for colocado na jogada, as coisas mudam de figura, como por exemplo, receber 10 mil dólares, aproximadamente 50 mil reais, para dar 10 mil passos por dia.

Isso pode parecer sem lógica, mas é exatamente isso que a GymBird, uma marca fitness, está fazendo. Ela está contratando um Diretor Chefe de Passos (DCP). O trabalho dessa pessoa é dar 10 mil passos por dia e compartilhar a jornada fitness nas redes sociais.

Essa quantidade de passos diários não é somente um número para chamar atenção. Até porque, esse número está relacionado com vários benefícios para a saúde, tanto física como mental. E esses benefícios são vistos tanto em atletas experientes como em quem está começando.

Benefícios dos passos

Corrida perfeita

Dentre os benefícios que 10 mil passos diários trazem, o primeiro deles é para o coração. De acordo com um estudo, fazer caminhadas regulares diminui o risco de doenças cardíacas, problemas de pressão arterial e derrames, além de também ser uma ótima maneira de controlar o peso corporal.

Além disso, caminhar também traz uma boa saúde dos ossos, podendo ajudar na prevenção da osteoporose. O exercício também ajuda na saúde mental, já que libera endorfinas, que ajudam a diminuir o estresse, a ansiedade e os sintomas de depressão.

Como se não bastasse, essa prática, quando feita regularmente, melhora a circulação e entrega mais oxigênio e nutrientes para o corpo. Por conta disso, a pessoa terá níveis de energia e resistência sendo impulsionados consideravelmente.

Receber

Unimed Fortaleza

Se todos os benefícios que essa prática traz e a quantidade de passos diários parecem uma coisa boa, o que falta é saber como se candidatar à vaga. As inscrições para Diretor Chefe de Passos estão abertas até o dia 19 de julho de 2023.

Quem for escolhido para a vaga irá receber um smartwatch que rastreará o progresso da pessoa durante o mês. E a quantidade de passos pode ser registrada da forma que a pessoa preferir. Seja caminhando, dando passeios pelo bairro ou até mesmo andando pelo shopping.

Para se candidatar a pessoa tem que ter 18 anos ou mais, ser cidadão dos EUA, ou ter uma residência legal permanente no país. E  a exigência do trabalho é que a pessoa faça um vídeo por semana de dois minutos falando sobre sua jornada, um parágrafo escrito sobre suas atividades semanalmente, e posts nas redes sociais para encorajar mais pessoas a começarem suas próprias jornadas.

Quantidade de passos

On me

Por mais que 10 mil passos diários possam trazer benefícios para a saúde, a realidade é que não existe um número mágico quando se fala de exercícios. Mas isso não quer dizer que os números não sejam importantes. Até porque, os números são coisas fáceis e bem convenientes de serem lembradas. Além disso, como o exercício é uma coisa que pode ser facilmente quantificada, ter números simbolizando quanto exercício se deve fazer pode ter um papel importante na saúde pública.

Quando o exercício é caminhada, um grande número de estudos nos últimos anos tem mostrado que dar mais passos diariamente está relacionado com um menor risco de morte prematura, isso independentemente de onde esses passos vêm. Contudo, cada análise feita é diferente. Por conta disso, os cientistas continuam fazendo novas descobertas adicionais a respeito de como é bom caminhar X passos, além de identificarem quem pode se beneficiar com eles e em quanto tempo.

No estudo mais recente, a epidemiologista de atividade física Amanda Paluch, da Universidade de Massachusetts, liderou uma equipe e rastreou um grupo de mais de dois mil homens e mulheres, negros e brancos de meia-idade vindos de quatro cidades diferentes dos EUA. Esse experimento começou em 2005. E se acompanhou os participantes em intervalos regulares nos anos até 2018, com 72 pessoas do grupo original já mortas.

Por mais que a natureza observacional desse estudo não queira dizer que se possa tirar conclusões firmes a respeito de se caminhar melhorou, ou não, a saúde das pessoas, ele pode identificar relações entre os níveis de atividade e os resultados de saúde no grupo geral.

A descoberta mais importante que os pesquisadores fizeram foi que as pessoas que deram, pelo menos, sete mil passos por dia tiveram um risco de entre 50 a 70% menor de morte precoce em comparação com as pessoas que tinham uma média de menos de sete mil passos diários.

E a intensidade do passo, medida pela rapidez com que eles eram dados, não teve um efeito sobre a mortalidade. “Não se associou dar mais de 10.000 passos por dia a uma redução adicional no risco de mortalidade”, explicaram os pesquisadores.

Fonte: Mistérios do mundo, Science alert

Imagens: Corrida perfeita, Unimed Fortaleza, On me

Submarino: as pessoas estão descobrindo apenas agora onde o Titanic afundou

Artigo anterior

Nova música dos Beatles que usou IA não tem nada artificial, diz Paul McCartney

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido