icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Você possui a síndrome do Efeito Tetris?

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 24/12/19 às 02h31

capa do post Você possui a síndrome do Efeito Tetris?

É quase impossível que você, ou qualquer pessoa desse mundo, não conheça o jogo Tetris, certo? Aqueles dos bloquinhos coloridos, que você tem que encaixar um no outro. Sim, todo mundo já jogou, ao menos uma vez na vida. Mas o Efeito Tetris não é tão popular, quanto o jogo que originou o seu nome. O Efeito Tetris, embora tenha o nome do jogo, acontece justamente, depois que você o joga. E é bastante comum, em pessoas que jogam muito videogame ou que fazem atividades repetitivas. Para jogadores assíduos, pode ser que, após algum tempo, em frente ao jogo, a pessoa comece a enxergar as peças do Tetris delineadas na escuridão. Da mesma forma que acontece, quando você ainda vê a luz quando fecha os olhos, depois de olhar o sol por um tempo.

O Efeito Tetris é quando uma pessoa faz algo, com tanta frequência, que esse hábito começa a alterar a forma como você pensa e enxerga as coisas cotidianas. Em algumas pessoas, atividades repetitivas podem influenciar e padronizar os seus pensamentos conforme faz no jogo. Se isso já aconteceu com você, pode ser que você tenha a síndrome do Efeito Tetris.

Efeito Tetris

O Efeito Tetris é quando você começa a fazer alguma atividade, com tamanha frequência, que isso começa a mudar a forma como você vê a realidade. Por exemplo, se você é um jogador assíduo de Tetris, e pausa o jogo para ir ao supermercado. Ao fazer as compras, você pode colocar todos os itens de forma padronizada, tudo encaixadinho, como você faria no jogo.

Pode até parecer um pouco extremo, ter um efeito inteiro, com o nome de um jogo de videogame. Mas, na verdade, é bem mais profundo do que isso. Pode ser aplicado para muito mais coisas, do que apenas o Tetris. Na realidade, é aplicável a qualquer atividade repetitiva, que envolva formas e cores. É o efeito de um hábito.

É comum que pessoas com essa síndrome caminhem pela rua e comecem a enxergar os objetos, como peças de um jogo qualquer, não necessariamente um jogo eletrônico. Por exemplo, a pessoa pode enxergar as pedras de pavimentação da rua como peças de um quebra-cabeça. Ou até se a pessoa serviu ao exército, ela pode continuar caminhando casualmente, mais ainda pensando "esquerda, esquerda, direita, esquerda".

Memória

O Efeito Tetris nada mais é do que o resultado da nossa memória. Se você faz algo repetidamente, o seu cérebro entende que é algo em que você precisar ser bom, e que pode fazer sem pensar muito a respeito.

E faz muito sentido, já que são habilidades que você, provavelmente, usará novamente. E assim, o seu cérebro continua desenvolvendo a mentalidade dessas habilidades, mesmo quando não está necessariamente realizando essa atividade.

Enfim, o Efeito Tetris é o resultado do cérebro tentando aprender e lembrar de uma habilidade específica. Esse efeito também está relacionado aos fenômenos de transferência de jogos, já que ambos decorrem da mesma coisa: jogar videogames repetidamente. Mas no caso do fenômeno de transferência de jogos, o efeito é mais influenciador, já que causa uma confusão na mente do jogador, entre o mundo real e o mundo dos jogos.

E você, já tinha ouvido falar sobre o Efeito de Tetris? O que achou? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   how to lucid     geekness  
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest