• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Você sabe o que existe dentro do tempero do miojo?

POR Thaíssa Veiga    EM Curiosidades      10/06/15 às 19h21

Criado em 1.958, pelo japonês Momofuku Ando, o macarrão instantâneo, ou apenas miojo, como é conhecido no Brasil, é um alimento da culinária japonesa feito de macarrão pré-cozido, e é preparado apenas com acréscimo de água. De rápido preparo, o miojo, tem o seu preparo rápido devido ao pré-cozimento durante a fabricação. O consumo em excesso desse macarrão e do seu tempero são os vilões para saúde.

Do que é feito o miojo?

Os ingredientes da massa: Farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (mínimo 60%), gordura vegetal, fécula de mandioca (máximo 16,5%), sal, ovo integral em pó, reguladores de acidez carbonato de potássio e carbonato de sódio, vitaminas PP (niacina), B6 (piridoxina), B2(riboflavina) e B1 (tiamina), estabilizantes tripolifosfato tetrassódico e fosfato de sódio monobásico e corante beta-caroteno.

Os ingredientes do tempero em pó: Caldo de carne, sal, açúcar, batata em pó, cenoura em pó, salsa em flocos, realçadores de sabor glutamato monossódico, inosinato dissódico e guanilato dissódico e antiumectante dióxido de silício. Poder conter traços de aipo, leite, camarão, peixe, mostarda e gergelim. Os valores utilizados na matéria são do Nissin Lámen Turma da Mônica.

Como é fabricado?

Tudo começa com a criação da massa. A parte importante neste processo é a mistura da massa até que cada partícula de farinha venha há atingir todas as partículas de água. Depois, a massa é enrolada em folhas, e descansa por 45 minutos. O envelhecimento da massa permite que o glúten se desenvolva de maneira adequada, o que dá ao produto final a textura que se espera. As folhas de massa são cortadas em tiras, e o macarrão instantâneo começa a criar forma. Então, o macarrão é cortado outra vez, e percorre o caminho por meio de diferentes seções da máquina, até ser embalado.

Veja o vídeo

Porém, esse processo não corresponde ao tradicional macarrão instantâneo que as pessoas consomem. O miojo é frito antes de ser resfriado, para que macarrão fique seco. Acompanhe o fluxograma:
11

Perigos do miojo

O site Saúde Certo, destacou as pesquisas sobre o tempero pronto do macarrão que possui um volume de sódio 16% superior ao que o corpo humano deve consumir no dia. Em apenas um pacote de tempero a cota de sódio do dia é atingida. O outro problema do macarrão instantâneo é que ele é assado e depois frito, o que aumenta sua gordura e calorias. Em apenas uma porção ele possui 420 calorias, enquanto 90g de um macarrão convencional possui 315 calorias. Pessoas com pressão alta precisam ter atenção redobrada na hora de consumir o miojo, por ser rico em sal e gordura a pressão pode vir à subir.

A substância denominada glutamato monossódico, composto do miojo, é um elemento que pode causar reações, como dores de cabeça, enxaquecas, náusea, sudorese, queimação no peito, principalmente em que possui essa predisposição.  O segredo para o consumo sem fazer mal à saúde, é colocar verduras e legumes para substituir o tempero incluso na embalagem.

Próxima Matéria
Thaíssa Veiga
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+