icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Você sabia que existem sapos que ''voam''?

POR Diogo Quiareli EM Mundo Animal 17/12/19 às 14h36

capa do post Você sabia que existem sapos que

O universo animal está sempre surpreendendo a todos, isso inclui os grandes estudiosos. Estamos longe de descobrir todas as espécies, que habitam o nosso planeta. Uma das descobertas mais bizarras foi a de uma nova espécie de sapos voadores. Jodi Rowley, bióloga anfíbia do Museu Australiano, em Sydney, e principal autora de um novo estudo sobre o sapo, deu detalhes. Segundo ela, estava caminhando em uma floresta de planície, em 2009, próxima da cidade de Ho Chi Minh, no Vietnã. Foi aí que encontrou um sapo enorme e verde, em cima de um tronco. Mais tarde, ela descobriu que a criatura tratava-se de um sapo voador.

Esse animal é conhecido por sua capacidade de "paraquedas", que saltam de árvore em árvore. Isso graças às suas adaptações aerodinâmicas especiais, como os pés alados, segundo Rowley. A bióloga apelidou a nova espécie de Sapo Voador de Helen, em homenagem a sua mãe, Helen Rowley. A homenagem foi porque a mulher apoiou firmemente sua única filha, a viajar pelas florestas, em busca de novos sapos. Existem cerca de 80 sapos voadores e essa espécie é conhecida como uma das mais voadoras.

Eles possuem mãos e pés enormes, que ajudam a planar. As fêmeas possuem ainda a pele flappy, nos antebraços. Isso é o que permite que elas deslizem por mais tempo. "As fêmeas são maiores e mais pesadas que os machos; portanto, as pequenas abas extras, provavelmente, fazem muita diferença", disse. A bióloga ainda disse que a espécie facilmente escapa da observação humana, por passar muito tempo nas árvores.

Os sapos que voam

Ainda assim, o sapo voador de Helen não conseguirá se esconder do desenvolvimento, perto da cidade de Ho Chi Minh. Isso porque os humanos podem rapidamente invadir seus habitats. Até o momento, poucos indivíduos foram encontrados em duas partes da floresta da planície. Eles estavam próximos dos arrozais, no sul do Vietnã. Os sapos podem até tolerar um pouco de perturbação, desde que haja árvores grandes e piscinas temporárias, disse Rowley.

No entanto, as florestas de várzea estão entre os habitats mais ameaçados do mundo todo. A ameaça aumenta porque o lugar não é tão acessível às pessoas e, portanto, um ótimo destino para exploração e desenvolvimento de madeira. "Embora o sapo voador de Helen tenha sido desperto apenas pelos biólogos", disse Rowley. "Infelizmente, essa espécie, como muitas outras, está sob grande ameaça. Isso por causa da contínua perda e degradação do seu habitat".

Ainda que pareçam estar chegando ao fim, e provavelmente esteja mesmo, acredita-se que haja outros desses sapos. Desde que foi descoberto pela bióloga, diversos outros estudiosos da área buscam por mais indivíduos. O estudo mais profundo sobre a espécie pode ainda ser um grande avanço biológico e científico

E aí, o que você achou dessa matéria sobre os sapos voadores? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site e surpreenda-se com o vasto universo de curiosidades.


Próxima Matéria
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest