Curiosidades

Você vai ser impressionar com a origem desses pratos

0

Comer é um dos melhores prazeres da vida. Seja aquela comida caseira feita por você ou alguém querido ou a experiência de ir a um restaurante novo ou provar um prato que você nunca comeu. O paladar pode te proporcionar várias emoções e te remeter a tempos de saudosismo.

Hoje em dia não é preciso viajar para outros países para experimentar as delícias de outras culinárias. Vários restaurantes com todos os tipos de pratos são abertos sempre. De culinárias mais conhecidas, como italiana, até algumas desconhecidas como etíope, e os pratos podem te surpreender. Ainda assim, há diversos desses itens que não sabemos muito bem a origem. Veja nessa lista alguns pratos com origens bem diferentes do que muitas pessoas pensam.

1 – Batata-frita

Muitas pessoas podem pensar que essa delícia é americana ou até mesmo francesa por causa do seu nome em inglês, french fries, mas as duas hipóteses estão erradas. A batata-frita é uma invenção belga. Segundo a história, desde o século XVII, na região do Rio Meuse, era comum pescar pequenos peixes e fritá-los e no inverno quando o lago congelava, os belgas fritavam batatas no formato de pequenos peixes. E o prato foi para os Estados Unidos quando os soldados passaram por lá durante a Primeira Guerra Mundial.

2 – Lasanha

É claro que essa delícia de massa veio da Itália, não é mesmo?! Não! A receita da lasanha foi encontrada no livro de receitas do cozinheiro mestre do Rei Ricardo II da Inglaterra, em meados do século XIV. E existem aqueles que falam que ela data-se mais antiga e que seu nome e receita teriam aparecido na Grécia Antiga. O que difere a nossa lasanha com a dos antigos é apenas o tomate, que chegou à Europa depois de Colombo passar pelas Américas.

3 – Macarronada com almôndegas

Outra delícia italiana, ou que as pessoas acham ser de lá. A macarronada com almôndegas, na verdade, foi inventada nos Estados Unidos por imigrantes sicilianos no país. Mas na Itália mesmo essa combinação não está nos cardápios, além de ser reprovada pelos italianos.

4 – Croissant

Quer algo mais francês que isso? Pode ser qualquer coisa então, porque esse pãozinho de massa folhada não é francês. Conhecido como kipferi, ele foi criado no século XIII, por padeiros de Viena na Áustria. Ele também é conhecido como viennoiserie e quem o popularizou na França foi Maria Antonieta a partir de 1770.

5 – Chilli

Seja qual for a versão que você experimentou você provavelmente achou que ele pertence a culinária mexicana, mas não. Esse prato é oficial do estado do Texas, nos Estados Unidos, e teria sido inventado em solo americano. Esse prato que é carne seca, gordura, condimentos e pimenta chilli era popular entre os cowboys do oeste americano. E foi no final da Guerra de Secessão é que ele ganhou o país.

6 – Acarajé

É claro que o acarajé é da Bahia, mas sua origem o leva à África. Essa iguaria feita com feijão-furadinho, ceblo e sal firto no azeite de dendê é derivado do àkarà da África Ocidental, que é derivado do falafel árabe.

7 – Pizza

A pizza como conhecemos hoje surgiu no século XVI em Nápoles, na Itália, mas antes de elas serem fatiadas em pedaços, os egípcios e gregos faziam uma comida que se parecia muito com a pizza. Também datada de 5 mil anos, babilônios e hebreus já levavam ao forno a massa com farinha e água. E foi na Idade Média que ela chegou à Itália e foi aperfeiçoado.

7 histórias medonhas de coisas que aconteceram em parques nacionais

Artigo anterior

Essa pode ser sua última chance de você ver o Titanic ao vivo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido