Mundo afora

Erupção do vulcão Taal, nas Filipinas, pode durar horas ou dias e ameaça milhões de pessoas

0

Um vulcão, em uma parte densamente povoada das Filipinas, após dar sinais de atividade recentemente, entrou em erupção e quase um milhão de pessoas estarão em risco. As autoridades locais, assim, decretaram estado de alerta. De acordo com o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (Phivolcs), a erupção pode durar horas ou dias.

O vulcão Taal, localizado a 65 quilômetros ao sul da capital das Filipinas, Manila começou a entrar em erupção no domingo, dia 12, projetando uma coluna de 14 metros de fumaça no céu. Eventualmente, raios impressionantes foram vistos em cima da cratera. O fenômeno pode ser atribuído à eletricidade estática.

Vulcão Taal

Antes do amanhecer do dia 13 de janeiro, o vulcão começou expelir enormes quantidades de cinzas e lava. Toda a área próxima ficou coberta por uma espessa camadas de cinza e poeira tóxica. Até o momento, não foram registrados vítimas fatais, nem grandes danos na região.

Ao menos, 30 mil pessoas já deixaram suas casas. Segundo as autoridades locais, nos próximos dias, o número pode passar de 200 mil. A província de Batangas, onde está localizado o vulcão, declarou estado de calamidade.

Os deslocados estão abrigados, em 38 centros de evacuação disponibilizados pelas autoridades nos municípios mais afetados, segundo informou o Conselho Nacional de Redução de Riscos de Desastres.

O Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas (Phivolcs) registrou, pelo menos, 75 terremotos causados pelo vulcão e elevou o alerta para o nível 4, o segundo mais alto. Além disso, a entidade informou que também há um risco de tsunami vulcânico, já que o Taal, um dos menores vulcões do mundo, está localizado dentro de um lago.

Consequências

Os aeroportos Ninoy Aquino e Clark de Manila, que estão cerca de 90 quilômetros ao norte da capital, continuam fechados. Devido à falta de visibilidade ocasionada pela fumaça e pelas cinzas, 109 voos internacionais e 87 voos domésticos foram cancelados.

As autoridades, desde que o vulcão apresentou os primeiros sinais de atividade, desaconselharam dirigir. Visibilidade é limitada e o solo está escorregadio por causa das cinzas.

As equipes da Cruz Vermelha das Filipinas já se deslocaram para a área, para ajudar na evacuação. As Forças Armadas também estão em alerta. Para auxiliar no processo de evacuação, foram enviados cinco caminhões. Os caminhões serão usados, para transportar os evacuados.

A princípio, o Departamento de Saúde recomendou que a população evite estar ao ar livre ou utilize máscaras. As aulas e o expediente também foram suspensos em centros governamentais em Manila e na região de Calabarzon, a mais afetada pela erupção.

O vulcão, desde 1572, entrou em erupção 33 vezes. Em uma erupção em 1911 e 200 em 1965, matou cerca de 1.300 pessoas. Mais de 50 vulcões ativos hoje encontram-se nas ilhas das Filipinas. Todos fazem parte do Anel de Fogo do Pacífico.

O Anel de Fogo do Pacífico é uma área formada no fundo do oceano por uma grande série de arcos vulcânicos e fossas oceânicas, coincidindo com as extremidades de uma das maiores placas tectônicas do planeta. A região possui cerca de 40 mil km de extensão, circunda a bacia do Pacífico e abrangendo toda a costa do continente americano, além do Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.

Esta é a área de maior atividade sísmica do mundo.

Veja como eram grandes líderes antes do poder

Artigo anterior

Cientistas criam o primeiro robô construído com células vivas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido