Embora os filmes do Universo Cinematográfico Marvel tenham sofrido adiamentos por conta do coronavírus, no quesito séries a Casa das Ideias tem muito o que entregar. Apesar do público ter se preparado para receber O Falcão e o Soldado Invernal, as gravações do seriado tiveram de ser interrompidas. Como resultado disso, a previsão de estreia do mesmo foi alterada de 2020 para 2021. Em contrapartida, WandaVision acabou sendo adiantada e, aparentemente, Kevin Feige estava falando a verdade quando disse que não estávamos preparados para o que estava por vir.

Surpreendendo a audiência da mais recente edição do Emmy Awards, a Marvel revelou o primeiro trailer de WandaVision. Além de ter confirmado detalhes que já haviam sido anunciados, o material promocional apresentou algumas novidades. Juntamente com toda a atmosfera de sitcom da Era de Ouro, o vídeo de 80 segundos trouxe um amontoado de informações. Ainda hoje, alguns dias desde a divulgação do mesmo, ainda parece difícil digerir cada elemento revivido, reformulado ou inédito. Aliás, caso você ainda não tenha conferido o trailer de WandaVision, basta apertar o play abaixo.

À primeira vista uma comédia um tanto quanto estranha, não demora para WandaVision se revelar uma narrativa surpreendentemente densa. Contrariando tudo que já vimos a Marvel fazer até então, essa iniciativa de usar séries como uma extensão do MCU pode ser mais promissora do que imaginávamos. Entregando uma autenticidade jamais vista, a Casa das Ideias promete explorar o inconsciente de uma de suas personagens mais complexas. Dessa forma, poderemos testemunhar o nível de poder da Feiticeira Escarlate e o caos que a habilidade de distorção da realidade causa dentro dela.

Publicidade
continue a leitura

Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany) são apresentados como o protótipo perfeito da família vendida no sonho americano. Contudo, que segredos estão escondidos nas entrelinhas dessa vida suburbana?

A complexidade de WandaVision

Publicidade
continue a leitura

Logo no trailer é anunciado que Visão está morto. Então, as teorias de que ele é uma projeção da mente de Wanda foram imediatamente confirmadas. Convenhamos que isso não chega a ser uma surpresa visto que era alternativa mais coerente. No entanto, não deixa de ser intrigante ver a Marvel explorando esse conceito em uma narrativa experimental. Aliás, muito além do formato escolhido para contar essa história, a coragem de imergir em uma temática tão complexa não deixa de ser inesperada - da melhor forma possível.

Ao longo da franquia Vingadores, sempre ficou notável que Wanda vivia em um mundo à parte. Inicialmente essa desconexão com o mundo colorido e divertido do resto de seus colegas poderia ser explicada pelo luto relacionado a morte de seu irmão. Contudo, quem conhece o histórico da personagem sabe que esse não é o único motivo. Embora alguns detalhes sobre a origem de Wanda tenham sido alterados em sua adaptação para o MCU, a essência da personagem segue sendo a mesma. Sendo assim, a decisão da Casa das Ideias de imergir nessa complexidade mostra a disposição do estúdio de apresentar uma narrativa densa, sombria e multifacetada.

O pontapé inicial em direção à uma nova era

Publicidade
continue a leitura

Depois de anos sendo julgada por se manter presa à uma fórmula agradável porém previsível, a Marvel Studios parece disposta a explorar nos ares. Isso significa que WandaVision está desempenhando o papel de pontapé inicial rumo à produções mais autênticas. Mesmo que ainda conte com a comédia como válvula de escape, essa nova série a mesma será apenas um recurso que facilitará a transição para cenas dramáticas. Ainda é difícil imaginar uma produção da Marvel que não seja repleta de alívios cômicos. Contudo, dependendo da recepção de WandaVision, poderemos esperar ou não produções mais ousadas.

Já imaginou um thriller policial protagonizado pelo Justiceiro e dirigido por David Fincher? Um terror estrelado pelo Irmão Vodu e produzido por Jordan Peele? E uma ficção científica em torno de America Chavez escrita e dirigida pelas Irmãs Wachowskis? Esses são apenas alguns exemplos das várias possibilidades que a Casa das Ideias poderia explorar. WandaVision é apenas o primeiro passo para isso. E então, quais suas expectativas para a série? Compartilhe sua opinião com a gente.

Publicado em: 23/09/20 12h13