Curiosidades

Whatsapp lança recurso com mensagem com ”prazo de validade” de 7 dias

0

WhatsApp já é uma ferramenta de comunicação quase que unânime do nosso país. Ele foi criado em 2009 mas, apenas em 2012, é que o aplicativo de mensagens instantâneas realmente bombou e se tornou quase que obrigatório entre os brasileiros.

São milhões de usuários que fazem uso constante do aplicativo. Ele conseguiu até mudar a forma como as pessoas se relacionam e se comunicam. Hoje, é quase impossível se imaginar sem usar o aplicativo. E quando ele cai, por algum motivo, é como se as pessoas não soubessem mais o que fazer.

Desde a sua criação, a ferramenta vem se adequando com as necessidades dos usuários, e fazendo de tudo para ficar mais fácil e funcional para todos. E os recursos e necessidades vão surgindo com o tempo e maneiras de usar dos usuários.

Como por exemplo, o modo noturno, que é uma opção, para evitar o cansaço visual, durante o uso dos dispositivos, quando as pessoas estiverem em ambientes escuros. No WhatsApp, ele ficou em teste durante um mês, e depois o aplicativo finalmente liberou o modo escuro, para todos os usuários.

Novo recurso

Agora, o Whatsapp lançou um novo recurso em seu aplicativo. Esse novo recurso apaga automaticamente as mensagens que você manda e recebe depois de sete dias do envio. Essa nova ferramenta já estará disponível aos usuários ainda em novembro.

“Com esse recurso ativado, as novas mensagens de uma conversa desaparecerão após 7 dias, o que contribui para manter o caráter privado das conversas no WhatsApp. Nas conversas individuais, ambos os participantes podem ativar ou desativar as mensagens temporárias. Já nos grupos, somente os admins têm esse controle”, explicou comunicado da empresa.

Quando esse novo recurso é ativado , as mensagens que foram mandadas antes dele existir ainda continuarão intactas. Serão a  enviadas depois do ativamento do recurso que terão esse prazo de validade.

Funcionamento

O Whatsapp também explicou, mais detalhadamente, como esse novo recurso irá funcionar.

“Mensagens temporárias desaparecerão mesmo que um usuário não abra o WhatsApp durante sete dias. Contudo, pode ser que a pré-visualização da mensagem seja exibida nas notificações até que o WhatsApp seja aberto.

Ao responder diretamente a uma mensagem, ela será exibida acima da sua resposta. Se você responder a uma mensagem temporária, o texto dessa mensagem poderá ser exibido mesmo depois de sete dias.

Se uma mensagem temporária é encaminhada para uma conversa onde as mensagens temporárias estão desativadas, essa mensagem não desaparecerá da conversa para onde foi encaminhada.

Se um usuário fizer backup antes de uma mensagem desaparecer, essa mensagem temporária será incluída ao backup. Contudo, a mensagem temporária será apagada quando o usuário restaurar o backup”, explicou a empresa.

Uso

A recomendação do Whatsapp é que as mensagens temporárias sejam usadas apenas com aquelas pessoas da sua confiança. Além de alertar também que mesmo que as mensagens sumam em sete dias, nada impede que a pessoa que está recebendo elas tire print do que foi mandando, copie ou salve as mensagens antes que elas desapareçam.

Além das mensagens de textos, se  esse novo recurso estiver ativado, as mídias que foram recebidas também irão desaparecer. No entanto, se o download automático estiver ativado elas continuarão no celular.

Logo em breve esse recurso vai estar disponível para todos. E, ao que parece, para ativá-lo é somente:  abrir a conversa ou um grupo, clicar nos dados da pessoa ou grupo no topo e depois clicar em “mensagens temporárias” para ativar.

6 furos de roteiro do MCU que já foram corrigidos

Matéria anterior

Conheça o Castelo de Shuri, Patrimônio Mundial do século XIV

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.