7 filmes de ficção que previram o futuro - Fatos Desconhecidos

7 filmes de ficção que previram o futuro

Entretenimento | 9 de outubro de 2015 por Jéssica Chiareli

Com o fim de semana se aproximando, nada melhor do que aquele cineminha ou assistir um bom filme no aconchego de casa. Vários filmes lançados recentemente e também clássicos da ficção científica são capazes de nos transportar para outras dimensões, outros países e até para o futuro. Algumas tramas são tão bem trabalhadas que chegam a se transformar em verdadeiras previsões do que realmente aconteceria.

Afinal das contas, não é raro encontrar filmes de ficção que tiveram acontecimentos que se tornaram realidade depois. Se lembra de algum? Não? Então confira a seguir nossa seleção de filmes que de alguma maneira acabaram fazendo verdadeiros presságios.

1 – Brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004)

brilho

O filme dirigido por Michel Gondry  foi estrelado por Jim Carrey e Kate Winslet, que interpretaram um casal apaixonado, mas que decide literalmente esquecer o amor que sentem um pelo outro. A primeira a tomar iniciativa é a namorada, que decide apagar as memórias do amado apelando para uma tecnologia capaz de eliminar lembranças. Em seguida é a vez do seu companheiro fazer o mesmo, no entanto, inconscientemente, ele tenta ao máximo impedir que as lembranças sobre a namorada sejam eliminadas de seu cérebro.

Na vida real, apagar memórias ainda não é algo tão fácil, mas pode estar prestes a acontecer. Vários cientistas que estudam o cérebro humano estão avançando rumo ao descobrimento de técnicas não nocivas para eliminar memórias ruins. Mas nesse caso não se trataria de memórias sobre o ex, mas sim aquelas que causam estresse pós-traumático, como mortes, violência, guerra etc.

2 – Minority Report – A Nova Lei (2002)

minority

 

O filme futurista se passa em um cenário em que o crime não existe, isso porque há uma divisão “pré-crime” em que as infrações são previstas pelas autoridades antes mesmo de acontecerem, de maneira que os policiais conhecem os nomes da vítima e do agressor e também o momento exato em que a transgressão vai acontecer. Todos sabemos que não foi essa parte do filme que se tornou realidade, os crimes continuam acontecendo. No entanto, em uma das cenas do longa, que se passa em um shopping, os anúncios tinham como alvo o personagem principal.

Atualmente, já existem anúncios que tem como alvo um consumidor específico também, isso é possível porque as preferências de buscas dos internautas são armazenadas e, dessa maneira, os anunciantes descobrem para qual público exibir determinada propaganda. Por exemplo, se você começar a pesquisar informações sobre gravidez na internet, provavelmente vão começar a surgir anúncios sobre carrinhos de bebês quando você for usar as redes sociais ou acessar outros sites.

3 – Planeta proibido (1997)

planeta

O filme, que é considerado um clássico da ficção científica, mostrava os seres humanos se comunicando com pequenos comunicadores portáteis que poderiam levar para qualquer lugar. A previsão acabou se realizando, hoje em dia ninguém sai de casa sem o seu “comunicador”, que agora é conhecido como celular. Será que algum dia também será possível ter um companheiro robô como na trama?

4 – Robocop – O policial do futuro (1987)

robocop

Depois de ser ferido mortalmente, o policial Peter Weller tem a vida recuperada pela robótica, se transformando em uma mistura de máquina e homem. Apesar disso não poder ser feito ainda, a robótica ajuda a reconstruir partes do corpo que as pessoas não possuem, através de próteses. Pesquisadores trabalham no sentido de aprimorar cada vez mais essa técnica, criando membros mecânicos sensíveis e que se pareçam ao máximo com os de carne e osso.

5 – Filhos da esperança (2006)

filhos

Na trama, que se passa em 2027, por algum motivo desconhecido as mulheres não podem engravidar. O último ser humano a nascer morre aos 18 anos e todos começam a temer pelo fim da raça humana. Na vida real não chegamos a esse extremo, no entanto a queda do índice de natalidade é uma realidade em vários países, principalmente do continente europeu. Em alguns casos, a baixa quantidade de nascimentos chega a fazer com que o governo dê incentivos em dinheiro para quem tenha filhos.

6 – 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)

No clássico filme “2001: Uma Odisséia no Espaço”, o diretor Stanley Kubrick não poupou criatividade. Por conta disso, as viagens espaciais da trama acabaram antecipando alguns acontecimentos. Como foi o caso das estações espaciais que orbitavam permanentemente os planetas, o que acabou se tornando realidade anos depois. Essa foi ou não uma grande previsão?

7 – De volta para o futuro 2 (1989)

skype

A chamadas de vídeo estiveram presentes em vários filmes de ficção científica, no entanto em “De volta para o futuro 2” as vídeo-chamadas foram mostradas de maneira muito parecida com o que acontece hoje, quando usamos o Skype. Na mesma época em que o filme foi lançado, começaram a surgir os primeiros “videofones”, mas a tecnologia só se aprimorou e se tornou popular a partir de 2003.

Fonte: Listverse
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Comentários