Ciência e TecnologiaCuriosidades

O que acontece quando alguém tem um surto depressivo?

0

Um surto psicótico é um processo repentino, que acontece sem aviso.
Quando um estado desse acomete uma pessoa, ela passa a ter perda da noção de realidade e pode apresentar falas incoerentes, confusão emocional, confusão mental, delírios e alucinações.

Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já apresentamos para você uma matéria que ilustra o surto/estado depressivo e traz imagens que ilustram o que é ter depressão (Clique aqui e confira a matéria).

Mas o que acontece quando uma pessoa entra em estado de surto depressivo? O que acontece com o corpo nesse estado?

1

Segundo um estudo realizado pela Federação Mundial de Saúde Mental, o surto depressivo atinge cerca de 350 milhões de indivíduos pelo mundo e que uma a cada 20 pessoas possuem depressão. De acordo com André Brunoni, coordenador do Serviço de Neuromodulação do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq-USP) em entrevista à revista Galileu, “Os quadros de depressão podem ser leves e às vezes são confundidos com questões de personalidade, como se fosse um tipo de frescura”.

Vários fatores podem contribuir para uma pessoa ter depressão. Segundo o especialista, ela é causada pelo fator ambiente de convivência do ser humano, genética, stresse e pouca valorização, mas os fatores principais são o ambiente e a genética da pessoa.

Schizophrenia_image

Quando dizem que você “surtou”, significa que reagiu de forma intensa às percepções de reações desproporcionais ao estado psicológico do seu cérebro. A doença afeta a capacidade de comunicação entre seus neurônios. Ela também afeta a região do cérebro que julga as tomadas de decisões e julgamentos entre o que é certo e errado, o córtex pré-frontal.

Segundo o psiquiatra, a pessoa sente dificuldade em processar informações e agir, dando a impressão de que o cérebro não está indo muito bem em seu funcionamento e o corpo aumenta a produção de cortisol, aumentando a adrenalina no sangue, fazendo com que sua frequência cardíaca diminua.

O tratamento para esse tipo de doença varia bastante. Os surtos podem ser tratados por meio de mudanças em sua vida, além de boa alimentação e exercícios. Nos casos mais graves, André Brunoni indica que se utilizam muitos antidepressivos.

6 coisas que são proibidas no Brasil e você nem imaginava

Artigo anterior

13 heróis que não poderiam fazer sexo se existissem no mundo real

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido