CuriosidadesHistória

Pinturas sem sentido vendidas por valores absurdos

0

É verdade que muitas vezes quem define o valor de uma obra de arte é o artista e não o que ele produz, mas em certos casos isso chega a ser tão irracional que causa uma sensação cômica.

Depois da quebra de “dogmas” da arte, como a representação (ultra)realista do mundo, grandes gênios recriaram a pintura, em especial com a chegada da fotografia, que tomou da pintura o papel de espelho do mundo. Esse movimento histórico permitiu que as pinturas se libertassem e chegassem à condições de interpretação impossíveis, o que divide a opinião de críticos e leigos sobre o tema.

Os próximos quadros são abstratos em diferentes níveis e, à parte de sua “genialidade”, os valores pelos quais foram vendidos impressionam muito mais que suas fotos. A pintura no topo da matéria, por exemplo, intitulada “Blue Fool”, foi vendida por 5 milhões de dólares. É, eu sei.

Difícil ver as pinturas a seguir e não pensar em se tornar pintor, também. O problema é que pra ter pinturas avaliadas nesse preço, provavelmente você tem que ser parente de algum dono de galeria de arte ou algo do tipo – ou fazer o famoso teste do sofá em algum deles. E muito bem feito!

Cowboy, por Ellsworth Kelly

top10_pinturas_absurdas_milhoes_09

 

Essa abstrata pintura de um cowboy (?) rendeu ao pintor apenas 1,7 milhões de dólares. Com essa quantia, o cowboy poderia virar latifundiário tranquilamente.

Sem título, por Ct Twombly

 

top10_pinturas_absurdas_milhoes_08

 

Teste de caligrafia? Caneta falhando? Ralo do banheiro depois que você deu banho no seu cachorro azul? Seja lá o que for isso, alguém pagou 2.3 milhões para pendurá-lo na sala.

White Fire I, Barnett Newman

top10_pinturas_absurdas_milhoes_07

Essa tela minimalista chega a ser minimamente interessante, mas será que vale os 3.8 milhões pelos quais foi leiloada?

Peinture (Le Chien), Joan Miró

top10_pinturas_absurdas_milhoes_06

É, nem ele escapou dessa lista! O clássico pintor minimalista é um dos maiores exemplos de que pra ter uma obra cara não é preciso rebuscar nada. Essa aqui vale 2.2 milhões, mas, diferente das outras, pelo menos tem uma certa magia.

Sem Título, Blinky Palermo

top10_pinturas_absurdas_milhoes_05

 

Azul #1, azul #2. 1.7 milhões. Aprendeu a receita?

Sem Título, Mark Rothko

top10_pinturas_absurdas_milhoes_04

Por alguma razão essa cor de tijolo me dá fome, mas a vontade até passa quando a gente pensa em quanta gente seria possível alimentar com os 28 milhões pelos quais a obra foi comprada. Não, eu não errei a vírgula, é 28 mesmo!

Green White, Ellsworth Kelly

 

top10_pinturas_absurdas_milhoes_03

 

Outra do autor de Cowboy, essa é a avaliada em 1.6 milhões, apenas – afinal, nem tem ângulos, então custa menos.

Blood Red Mirror, Gerard Ricther

top10_pinturas_absurdas_milhoes_02

 

Se ficou difícil de entender a receita da pintura azul, vamos facilitar: vermelho sangue. Vale um pouco menos, 1.1 milhões.

Concetto spaziale, Lucio Fontana

top10_pinturas_absurdas_milhoes_01

 

O nome bonito e a cara de “Wolverine passou por aqui” são legais, mas você preferiria essa tela ou 1.5 milhões de dólares?

15 fatos históricos que podem cair no Enem

Artigo anterior

7 momentos hilários do cinema que você provavelmente nunca percebeu

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido