Curiosidades

10 atletas olímpicos que sofreram racismo

0

Estamos no século 21 e, infelizmente, o racismo ainda está presente na sociedade. Esse é um assunto importante e que devemos discutir diariamente, além de repassar para as nossas crianças. Em suma, das maiores dificuldades em combater o racismo é conseguir explicar que ele não existe somente em ofensas diretas e na diminuição de outras pessoas, mas que esse problema está presente em detalhes do nosso dia-a-dia.

Ademais, vivenciar episódios diários de racismo, sendo alvo do preconceito ou assistindo casos de violência acontecerem com pessoas da mesma raça, tem um efeito, às vezes, “invisível” mas duradouro e cruel.

Em suma, os casos de racismo acontecem nos mais variados lugares. Como as Olimpíadas de Tóquio começaram, relembramos alguns atletas que já foram alvo de ataques racistas.

1 – Ângelo Assumpção

Racismo1 383x416, Fatos Desconhecidos

Com o começo das Olimpíadas desse ano, a internet lembrou o caso de racismo que aconteceu em 2015. Nesse caso, Arthur Nory compartilhou um vídeo no seu perfil do Snapchat dizendo: “o saco do supermercado é branco, o de lixo é preto por quê?”.

Depois que esse vídeo repercutiu, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), afastou todos os atletas que estavam presentes no vídeo. Logo depois, os atletas pediram desculpas, em vídeo, ao lado de Ângelo. “Gostaríamos de pedir sinceras desculpas ao nosso amigo, a gente é amigo e sempre tá brincando um com outro”, disse Arthur.

2 – Rafaela Silva

Racismo2 416x416, Fatos Desconhecidos

A judoca foi vítima de agressões verbais. Dentre as várias coisas ditas a ela falaram que era melhor ela largar o esporte.

3 – Daniel Alves

Racismo3 333x416, Fatos Desconhecidos

O jogador de futebol foi vítima de racismo quando jogaram uma casca de banana na sua direção durante uma partida em que ele estava jogando. Daniel não se calou a respeito. E no momento ainda comeu a banana que tinham jogado.

4 – Diane dos Santos

Racismo4 416x416, Fatos Desconhecidos

Diane é uma verdadeira deusa da ginástica. Mas isso não impediu que ela fosse imune ao racismo. Ela disse várias vezes que as pessoas não falavam com ela apenas pelo fato de ela ser negra. Como se isso já não fosse o suficiente, Diane ainda disse que várias vezes as pessoas não queriam usar o mesmo banheiro que ela. Atualmente, ela é uma grande ativista nas lutas contra o racismo.

5 – Ludmila

Racismo5 333x416, Fatos Desconhecidos

A jogadora da seleção brasileira foi seguida por um segurança de supermercado na Espanha.

6 – Pogba

Racismo6 365x416, Fatos Desconhecidos

O jogador foi alvo de racismo depois de ter recebido um pênalti contra o Wolverhampton.

7 – Neymar

Racismo7 416x416, Fatos Desconhecidos

Não importa o quão famoso ou influente você é. Os ataques racistas podem acontecer de qualquer forma. Como Neymar que foi chamado de macaco pelo jogador do time adversário em uma partida.

8 – Muhammadi Ali

Racismo8 624x416, Fatos Desconhecidos

O boxeador ficou tão irritado com o ataque racista que sofreu que jogou sua medalha no rio. Ali foi um grande defensor dos direitos civis. E até chegou a questionar sua mãe onde que estava a representatividade negra em seu país.

9 – Aida dos Santos

Racismo9 415x416, Fatos Desconhecidos

Aida é o símbolo do atletismo brasileiro. E mesmo assim, ela já sofreu inúmeros ataques racistas. Felizmente, nenhum desses ataques fez com que Aida desistisse de seus sonhos.

10 – Simone Biles

Racismo10 555x416, Fatos Desconhecidos

A ginasta americana é uma das melhores, se não a melhor do mundo. Mas ela já sofreu vários ataques racistas de adversários. Além disso, Biles também foi vítima de abuso de um dos médicos da seleção dos EUA. Hoje em dia, ela é uma grande ativista do movimento antiracismo.

7 filmes que falam sobre inteligência artificial

Matéria anterior

Esses famosos bancam tudo para curtir com seus melhores amigos

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos