Entretenimento

7 filmes que falam sobre inteligência artificial

0

A velocidade de avanço e crescimento da tecnologia está muito rápida. A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que possibilita que máquinas adquiram conhecimentos por meio de experiências, se adaptem às condições e consigam desempenhar tarefas como os seres humanos. Parece uma ideia promissora. No entanto, assim como os robôs, ainda existe uma certa preocupação sobre o quanto esse tipo de tecnologia pode evoluir. E claro, se isso significaria que as máquinas podem ultrapassar os seus criadores.

Todo esse universo é um tema bastante explorado pelo mundo do cinema. A sétima arte adora construir histórias a respeito de temas que gerem discussões na vida real. Como por exemplo, o caso das inteligências artificiais.

Tanto que são vários os filme que lidam com o tema. Alguns deles abordam o assunto de uma forma bem mais fantasiosa, e isso atrai a atenção das pessoas. Até porque desperta a curiosidade a respeito da possibilidade do que é visto na tela acontecer de fato na vida real.

Os investimentos feitos por Hollywood para criar um bom filme de ficção científica são quase ilimitados. Por essa razão, mesmo que o tema já tenha sido tratado em várias produções, as tramas sempre surpreendem os espectadores. Mostramos aqui alguns filmes que falam sobre inteligência artificial.

1 – Eu, Robô

Em  2o35, é comum que os robôs sejam usados como empregados e assistentes humanos. E para que a ordem seja mantida, os robôs tem um código de programação que impede que eles sejam violentos contra humanos.

No entanto, quando Dr. Miles aparece morto o principal suspeito é justamente um robô. Dessa maneira, começa-se acreditar na possibilidade de que os robôs tenham achado uma forma de desativar a Lei dos Robóticos.

2 – A.I. – Inteligência Artificial

O filme conta a história do primeiro menino-robô que foi programado para amar, David. Ele é adotado por um funcionário da empresa Cybertronics e sua esposa. Mesmo que aos poucos o menino vai se tornando filho do casal, vários acontecimentos inesperados acabam dificultando a vida do menino.

Como David não tem aceitação total nem das máquinas e nem dos humanos. ele sai em uma aventura para descobrir qual é o seu verdadeiro mundo.

3 – Upgrade: Atualização

Em “Upgrade: Atualização”, a tecnologia controla quase todos os aspectos da vida. No entanto, quando Gray, um tecnobótico, tem o seu mundo virado de cabeça para baixo a única esperança dele é um implante experimental de um chip de computador chamado Stem.

4 – Transcendente: A Revolução

Aqui vemos Dr. Will Caster, a maior autoridade mundial em inteligência artificial, conduzindo experimentos bastante controversos com o objetivo de criar um robô com uma variedade grande de emoções humanas.

E quando extremistas anti-tecnologia tentam matar Caster, o homem convence sua esposa, Evelyn, e o seu melhor amigo, Max, a testarem sua nova invenção nele mesmo. A questão é se eles realmente devem atender esse pedido.

5 – A vigilante do amanhã

No mundo depois de 2029. os cérebros humanos se fundem facilmente com os computadores. E a tecnologia está em todos os lugares. Nesse mundo, Motoko Kusanagi é uma ciborgue com experiência militar. Ela comanda um esquadrão de elite especializado em combater crimes cibernéticos.

6 – A.X.L

Nesse longa temos a história de A.X.L, que é um cão robô desenvolvido pelo governo para fins secretos. O animal tem uma rapidez extrema e força bem acima da média.

Quando o cão conhece o jovem Miles, acaba surgindo um sentimento inesperado e recíproco de amor e carinho entre os dois. Esse sentimento faz com que o cachorro proteja o novo dono.

7 – Tau

No filme, Alex sequestra Julia do seu apartamento. O jovem bilionário trabalha na construção de uma inteligência artificial usando cobaias humanas para testar a tecnologia.

Antiga estrada romana foi descoberta embaixo das ondas de Veneza

Matéria anterior

10 atletas olímpicos que sofreram racismo

Próxima matéria

Você também pode gostar

Comentários

Comentários não são permitidos