• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

10 escolas espalhadas pelo mundo que vão te deixar com vontade de estudar

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Mundo Afora      14/01/15 às 20h33

Esqueça tudo o que você pensa sobre a escola. Apesar das instituições seguirem quase o mesmo modelo de educar das épocas dos nossos pais e avós, existem algumas que fazem diferente. Veja abaixo as escolas que com toda a certeza são muito diferentes da sua.

 

1. The Train Platform Schools Of India

índia

A Índia é um país com muitas crianças em situação de risco. Vivêndo na pobreza e sem ter o que comer, muitas delas ficavam nas estações de trem pedindo esmolas aos passageiros que passavam. Depois de observar o grande número de crianças nas estações, a professora Inderjit Khurana teve a ideia que transformar os locais em escolas para as crianças pedintes. O projeto Train Platform Schools começou no ano de 1985, em apenas uma estação de trem. Hoje em dia o projeto ajuda a alfabetizar e ensinar cerca de 4 mil crianças.

2. Dongzhong Mid-Cave Primary School

caverna

A comunidade da província de Guizhou, na China, não possui muitos recursos para contratar arquitetos, pedreiros e empreiteiras para construir escolas. Dessa maneira, no ano de 1984, oito professores resolveram ensinar aproximadamente 186 crianças em cavernas. O governo chinês não gostou muito da história e resolveu fechar a escola, dizendo que a china não é feita de homens da caverna.

3. Abo Elementary School

abo

Durante o clima de tensão que dominava os Estados Unidos durante a Guerra Fria, muitas pessoas evitavam sair às ruas com medo de serem vítimas de algum ataque. Foi então que o presidente John Kennedy decidiu criar locais que serviam de abrigo de proteção e também escolas.

Dessa ideia surgiu a Abo, uma escola subterrânea, que tem um playground no teto, portões de aço que pesam quase uma tonelada e chu,veiros de descontaminação em caso de ataque químico, além de equipamentos contra radioatividade. A instituição foi fechada em 1995 graças ao seu elevado custo de manutenção.

4.The Boat Schools Of Bangladesh

escola barco

Bangladesh sofre duas enchentes durante o ano, que resultam em milhares de pessoas sem acesso a luz, água limpa e outros recursos básicos.Com toda essa situação crítica as escolas acabam tendo que fechar as portas e os estudantes ficam ser poder estudar. Presenciando estes desastres todos os anos, a organização sem fins lucrativos Shidhulai Swanirvar Sangstha resolveu criar escolas e até centro médicos flutuantes. O projeto conta atualmente com 100 barcos-escola e beneficia mais de 70 mil crianças.

5. Trabajo Ya

trabajo

Em alguns países europeus como a Espanha, a prostituição é uma profissão legalizada. E como o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e cobrando profissionais melhor qualificados, foi fundada a escola espanhola Trabajo Ya, trabalho já em português. A instituição oferece capacitação para prostitutas e aspirantes. O curso é dividido de acordo com a atuação profissional que cada aluna quer seguir.

6. Harvey Milk High School

harvey

A escola Harvey Mik é voltada especialmente a alunos e alunas gays, lésbicas, bissexuais, travestis etc. O projeto foi criando em Nova York no ano de 1985, mas só foi aceito oficialmente em 2003, quando os diplomas da instituição começaram a ser aceitos em larga escala. O intuito da escola é criar um ambiente educacional em que as pessoas não sejam  discriminadas pela sua orientação sexual ou identidade de gênero.

7. Gulu Elementary School

gulu

Gulu é um pequeno povoado chinês que se situa em uma região montanhosa. Para chegar até o povoado é necessário percorrer um caminho bastante complicado e perigoso, com passagens entre rochas e pontes nada confiáveis. Justamente no meio deste caminho arriscado que foi criada a escola Gulu Elementary Scholl. A Gulu funciona desde os anos 80 contando com apenas um professor, chamado Shen Qijun.

 8. Brooklyn Free School

broklin

O tipo de escola em que todo mundo gostaria de estudar, a Brooklyn é dividida em duas partes, uma para crianças entre 4 e 11 anos e outra para adolescentes entre 11 e 18. A instituição não conta com diploma ou padronização do estudo, é o aluno quem escolhe quais matérias estudar , quais aulas assistir e até a hora de ir embora. O lema da escola é "Cada um traça o seu futuro".

9. The West Philadelphia School of the Future

phi

Na escola não existem livros, cadernos ou qualquer tipo de papel. Os professores utilizam um quadro negro computadorizado para ensinar os alunos. Levantando totalmente a bandeira da tecnologia, a instituição treina os professores para que eles aprendam a lidar com as ferramentas tecnológicas e de vez em quando passa por alguns problemas em relação ao método de ensino.

10. Witch School

bruxas

A curiosa escola de bruxas em Salem, estado de Massashusetts nos Estados Unidos, já conta com mais de 40 mil alunos online, mas também possui locais físicos de reuniões de magia, feitiços e coisas do tipo. Os encontros são totalmente voltados para o ensino de simpatias, rituais e tudo o que envolve o mundo da magia.

Próxima Matéria
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+