Todos os anos algumas listas que indicam quem são as pessoas mais ricas do mundo são divulgadas. Embora alguns ricaços permaneçam na lista por muitos anos, a posição deles varia e às vezes surgem outros milionários fazendo concorrência.

No entanto, a revista Time fez uma lista definitiva, não com as pessoas mais ricas do ano, mas com os mais ricos de toda a história.

Para saber quem eram essas pessoas, foi necessário levar em conta várias fatores, pois não é fácil comparar a riqueza das pessoas que viveram em épocas diferentes.

Para isso, foi levado em conta o poder econômico tendo como base a riqueza em comparação com a produção da economia no geral. Veja qual  foi o resultado dessa análise e conheça os indivíduos mais ricos de todos os tempos:

1. Mansa Musa

mansa

Mansa Musa viveu de 1280 a 1337 e foi o décimo "mansa" do Império Mali. Ele teve uma influência muito grande no comércio e na cultura da cidade.

E não para por aí, de acordo com historiadores, na época o reino de Musa era simplesmente o maior produtor de ouro do mundo. Por causa disso, a fortuna do imperador era tão grande que não pode ser calculada ou descrita exatamente.

2. Augusto César

augusto

Publicidade
continue a leitura

O famoso imperador Augusto nasceu em 63 a.C e governou o império romano de 27 a.C até 14 d.C. Durante todos esse anos de reinado, o seu império era responsável por cerca de 25% a 30% da economia mundial. Passando para valores atuais, a sua riqueza seria equivalente a 4,6 trilhões de dólares.

3. Imperador Shenzong

shenzong

O sexto imperador da Dinastia Song da China, Shenzong, foi considerado a terceira pessoa mais rica de todos os tempos. Ele governou o império durante a sua melhor fase, entre 1067 e 1085.

Nessa época o império era responsável por cerca de 25% a 30% do PIB mundial. Foi quando os chineses começaram a produzir dinheiro em papel, armas e a desenvolver a tecnologia náutica.

4. Akbar I

akbar

Akbar I, também ficou conhecido como "Akbar, o Grande". Ele foi o terceiro imperador mogol da Índia e reinou entre os anos 1556 e 1605.

A sua posição como quarto mais rico do mundo se deu pelo fato de Akbar controlar um quarto da produção econômica mundial. Por causa disso, ele foi considerado o maior dos mogóis na Índia.

5. Josef Stalin

Publicidade
continue a leitura

stalin

Stalin foi o líder do Partido Comunista da União Soviética. O ditador tinha o controle absoluto de uma das maiores economias mundiais da época.

Josef Stalin tinha dominava nada mais, nada menos, do que 9,6% do PIB mundial. Hoje esse valor seria equivalente a 7,5 trilhões de dólares.

6. Andrew Carnegie

andrew

Andrew Carnegie foi um empresário escocês fundador da Universidade Carnegie de Mellon, ele viveu de 1835 a 1919. Apenas no ano de 1901, ele arrecadou 480 milhões de dólares com a venda da sua companhia de aço ao banqueiro J.P. Morgan. Na época, a sua fortuna representava cerca de 2,1% do PIB dos EUA.

7. John Davison Rockefeller

john

Publicidade
continue a leitura

Em 1870, o empresário John Rockefeller fundou a Standard Oil, um empresa responsável por controlar 90% da produção de petróleo nos Estados Unidos.

O empresário faleceu em 1937, neste ano a sua fortuna foi avaliada em 1,5 bilhão de dólares. O valor equivalia a 2% do PIB do país na época.

8. Alano, o Vermelho

alano

Também conhecido como Alanus Rufus, ele foi o companheiro de Guilherme I, durante a conquista da Inglaterra. A sua riqueza foi estimada em 11 mil libras, o equivalente a 11% do PIB da Inglaterra na época.

9. Bill Gates

bill

O co-fundador da Microsoft é considerado atualmente pela Forbes como o homem mais rico do mundo. A quantidade de dinheiro que ele tem é tão grande, que ele também ocupa a posição de 9ª pessoa mais rica da história.

10. Gengis Khan

mong

Khan foi um líder mongol, considerado o mais bem sucedido da história. O seu Império tinha mais de 20 milhões de km², mas no fim das contas ele não acumulou diretamente a sua riqueza, o que fez com que ele fosse menos rico do que as outras pessoas dessa lista.

Publicado em: 10/11/15 22h38