O Shopping Center é a maior e melhor invenção capitalista para grandes massas. Uma concentração de lojas, alimentação, jogos, cinema e muitos outros tipos de entretenimento e vendas. São tantas opções que mesmo quando você vai focado em comprar um único item, acaba comprando muitos outros.
Gastar em shoppings é inevitável. Mas você sabia que os Shopping Centers tem estratégias manipuladoras, feitas justamente pra você gastar mais dinheiro e ficar lá por mais tempo? Você entra com seu salário inteiro, e sai devendo produtos em até 10 vezes em juros no cartão de crédito.
Confira 10 truques dos Shoppings pra te fazer gastar mais:
10 – Comércio popular na entrada
Geralmente, quem chega sem carro é quem tem menos dinheiro. Pensando nisso, a maioria dos shopping colocam o comércio popular perto das entradas. O público de menor poder aquisitivo tende a ficar mais à vontade ao ver marcas conhecidas logo de cara.
09 -Exposições
A maioria dos Shoppings tem um espaço destinado a pequenas exposições, como bonecos, robôs, esculturas, pinturas e até poesia. Apesar de alguns parecerem chatos demais, quem é do ramo afirma que exposições atraem mais visitantes.
08 – Escadas
Seja escadas rolantes, seja escada normais, lotar o recinto com escadas ajuda os visitantes a chegar a todos os lugares sem se cansar, e com isso eles podem visitar mais lojas.
07 – “Novas” Lojas
A administração dos shoppings prevê e estimula substituições, reformas e mudanças de ponto das lojas. Isso dá aos visitantes desculpa para voltar e conhecer os novos espaços.
06 – Aconchego
Espaços com poltronas, bancos e plantas ajudam a criar um ambiente aconchegante e doméstico, par fazer as pessoas se sentirem em casa (especialmente o marido, pra que a esposa possa comprar livremente).
05 – Comércio alto-nível perto do estacionamento
Estimando que o público que chega de carro é quem tem mais dinheiro, as lojas mais luxuosas, caras e alto-nível costumam ficar mais próximas do acesso aos estacionamentos.
04 – Luz e foco
A iluminação dos corredores dos shoppings é mais fraca, o que faz as luzes das vitrines se destacarem, atraindo seus olhos para as lojas.
03 – Cheiros e músicas
Algumas lojas tem perfumes e trilhas sonoras próprias, para associar os odores e sons à marca, além de atrair o público com os bons perfumes.
02 – Praça de Alimentação e Tubulações
As praças de alimentação tem uma imensa variedade de opções o que concentra o público no local. Mas, além disso, o shopping concentra canalização de água e esgoto nos arredores da praça de alimentação e barateia custos. Assim, todas as redes de comida e os visitantes vão usar água e banheiros num só local.
01 – Saudades, mundo
Os Shoppings, assim como os cassinos, não tem muitas janelas, nem relógios, a fim de que você não perceba o tempo passar. Para amenizar a sensação claustrofóbica, alguns shopping tem painéis de vidro ou aberturas no teto para permitir a entrada da luz solar.
Comentários