
Há muito tempo, o mundo todo discute se a cannabis ou maconha, como é mais conhecida, deve ou não ser legalizada. E este é um assunto que sempre divide opiniões. Por mais que a maconha tenha sido usada durante muito tempo como uma erva medicinal, principalmente com função de analgésico, ela tem seu uso proibido em alguns países. Já que também é utilizada como instrumento de fumo por muitas pessoas. E isso é considerado algo nocivo para a saúde humana. Mesmo assim ela é e foi usada largamente por diversas figuras e culturas. Como Shakespeare, Joana d’Arc, os faraós egípcios, George Washington e até mesmo o explorador Colombo.
Mas, em alguns países, ela já foi descriminalizada e remédios à base da planta ou de seu extrato são comercializados. O canabidiol, por exemplo, é uma substância que é extraída da planta de maconha. Essa substância é usada no tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como por exemplo a esclerose múltipla, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade.
Os componentes presentes na maconha também ajudam no tratamento da dor, alívio de náuseas e vômitos causados por quimioterapia, estimulam o apetite em pacientes com AIDS ou câncer. Eles também podem auxiliar no tratamento da obesidade, ansiedade e depressão. Além de diminuir a pressão intraocular, algo muito útil nos casos de glaucoma.
Com o passar do tempo, o uso da maconha do âmbito medicinal tem ganhado mais espaço em vários lugares do mundo. E nada mais natural que vendo as mudanças acontecendo no mundo as universidades também mudassem, melhorassem ou então incluíssem cursos novas às suas grades.
Algumas universidades fizeram isso e estão buscando capacitar os seus alunos para trabalhar nesse setor farmacêutico. Os cursos que são oferecidos por elas abordam desde aspectos técnicos da agricultura da maconha até questões legais locais. As faculdades que vamos mostrar foram pioneiras e já estão preparando os primeiros profissionais dessa área tão nova.
Essa faculdade brasileira fez o seu primeiro curso sobre o uso terapêutico da cannabis em dezembro. Quem fez essa capacitação foi o Instituo do Cérebro da universidade. E a capacitação foi voltada para os estudantes e profissionais da saúde.
Essa universidade fica entre as cidades de Afula e Nazareth e tem uma especialização sobre maconha medicinal. A especialização é voltada para os estudantes de ciências comportamentais.
Essa universidade tem um mestrado para aqueles estudantes que tem a vontade de se aprimorar a respeito da ciência e regularização por trás da maconha medicinal.
Essa instituição fica em Turim e ensina coisas sobre a maconha na Itália. Ela tem vários cursos para esse setor abordando os mais variados temas como por exemplo, cultivo, agronomia e produção de extratos medicinais.
Essa universidade fez o que talvez seja a primeira graduação totalmente voltada para o estudo da cannabis. O curso foi inaugurado em 2016. Ele tem a duração de quatro anos e se chama “química de plantas medicinais”.
O curso chamado “Introdução à Gestão Profissional da Maconha para Fins Medicinais no Canadá” dura 14 semanas. E os estudantes que o fazem aprendem a desenvolver um negócio adequado para o uso de maconha medicinal no país.
Essa é a primeira universidade no mundo a ser dedicada exclusivamente para o estudo da maconha. Ela foi fundada em 2007 e tem uma grade com vários cursos na área. Eles vão desde técnica de cultivo, direito, política, história e assuntos relacionados à maconha.
Essa universidade adicionou ao seu programa de horticultura um curso online sobre o cultivo da cannabis. O curso mostra técnicas de cultivo caseiro e comercial.
Os alunos de medicina e biomedicina dessa universidade brasileira tiveram adicionado no currículo, uma aula sobre maconha medicinal. A matéria é chamada “Sistema Endocanabinoide e Perspectivas Terapêuticas da Cannabis Sativa e Seus Derivados” e tem o objetivo de preparar os estudantes para entender sobre o uso terapêutico da maconha.
Essa universidade tem uma pós-graduação na horticultura da maconha. Os alunos aprendem coisas desde o cultivo até o que é preciso legalmente para a produção da maconha no país.





