CuriosidadesHistória

Qual faz mais mal: maconha ou álcool

109

Toda essa discussão pode ser longa, mas com certeza foi fomentada após a polêmica declaração do presidente Obama, que afirmou que “maconha não é pior do que o álcool”, o que causou um real rebuliço já que estamos falando de uma droga legal e uma ilegal na comparação. Para fazer uma análise correta dessa premissa, vamos usar alguns fatos cruzados e tentar definir qual das duas é pior a longo prazo (à parte disso, deixamos bem claro que não incentivamos o uso de nenhum das duas, sejam elas legalizadas ou não):

Álcool

Causa 88 mil mortes anuais nas Américas e está diretamente associado a acidentes de trânsito, que, apesar de não contabilizados em relação ao uso da droga, estão intrinsecamente ligados. Fora isso, causa diversos problemas de longo prazo, como cirrose, câncer e infarto.

Além disso, a droga está ligada à obesidade e estados de comportamento social agressivos, algo que você geralmente não vê em usuários de maconha.

Maconha

Indiretamente, esta relacionada à morte. O cigarro, que tem efeito parecidos, causa a morte de 440 mil pessoas por ano, apenas nos EUA. É claro que a maconha, diferentemente dos cigarros, não contém conservantes e aditivos variados que fazem de um Marlboro ou Derby uma máquina de suicídio lento, mas ainda assim prejudicam o pulmão e outras áreas do corpo, afinal, são fumaça.

Os principais problemas relacionados ao uso frequente de maconha são aumento da pressão cardíaca e fluxo sanguíneo, além de afetar o equilíbrio, a coordenação motora, a memória e outras coisas que esqueci, apesar de não ser tão prejudicial no trânsito, por exemplo, quanto grandes doses de álcool.

Resultado

Enquanto é possível assistir a uma pessoa morrer 5 minutos após ter bebido grandes doses de álcool, já que o mesmo afeta o cérebro e atrapalha processos vitais, como a respiração e circulação (através dos batimentos cardíacos), a maconha não pode levar ao coma e nem à morte rápida, já que seria necessário fumar de 20 a 40 mil cigarros da droga num intervalo de 15 minutos para obter o efeito, algo impossível até para o Snoop Dogg.

Ao mesmo tempo, enquanto o álcool não tem nenhum tipo de recomendação médica para uso – salvo a famosa “taça de vinho depois do jantar” recomendada por médicos. Já a maconha tem inúmeros usos medicinais, entre eles a redução de dor para pacientes de câncer, a melhoria na digestão para pacientes com úlceras, as melhorias em estágios avançados de glaucoma e diabetes e até mesmo o uso recreativo para pacientes com transtornos psicológicos – apesar de diversos estudos ligarem a “verdinha” com casos de esquizofrenia.

Além disso, a maconhas segue sua legalização em países como o Uruguai e os EUA, o que mostra que essas noções são de longe conhecidas pelo poder público, mas a grande questão que fica é: e o álcool e o cigarro, continuarão sendo legais, mesmo com todos os prejuízos que causam? O ideal não seria ou liberar tudo de uma vez, ou proibir? O que vocês acham, leitores e leitoras politizados?

10 curiosidades sobre peidos que você sempre quis saber, mas nunca teria coragem de perguntar

Matéria anterior

Premonição da vida real: 4 pessoas que pagaram caro por enganar da morte

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

109 Comentários

  1. aham… senta la, claudia

  2. Sei lá…

  3. O editor desse post fuma maconha !

    1. mais um alienado que nao soube interpretar o post… que comece o mimimi

      1. Soares já buscou saber as causas do uso prolongado? Não sou que digo e sim a associação de psiquiatria: https://aprs.org.br/noticias-aprs/426-maconha-e-demencia-precoce-scientific-american-brasil-dr-valentim-gentil-filho

        1. Sim, e uso prolongado do alcool só traz benefícios, né?! A é questão é: “Qual é a menos ruim?!”

      2. Só digo isso “Os principais problemas relacionados ao uso frequente de maconha são aumento da pressão cardíaca e fluxo sanguíneo, além de afetar o equilíbrio, a coordenação motora, a memória e outras coisas que esqueci,(…)”

        1. Tá Ligado , ele diz que afetá a memória , ele devia tar fumando um quando escreveu ,ai ele esqueceu hu3 Br Hu3 BR BR BR

  4. Tem que legalizar.

    1. Drogadinho! Se envergonhe disso!!!!

      1. Quem é você pra dizer o que eu tenho que fazer? Me solta.

        1. Eu sou uma pessoa que tenho opiniões e posso opinar a hora que eu quiser aqui, e pra quem eu quiser. Você faz o que quiser querido, você está solto meu filho, ninguém está te prendendo hehehehe

          1. Eu sou uma pessoa que não liga pra sua opinião. Tchau.

          2. Ligando ou não, nem ligo, continuo com a mesma ideia. Tchau, vai tarde mocinho.

  5. – LEGALIZA BRASIL _|/_

    1. Drogadinho! Se envergonhe disso!!!

      1. vc que tem que ter vergonha e cria respeito sobre os que os outros acham!

        1. Primeiro absorva isso para você, assim como você tem que achar, eu também tenho direito. E a minha opinião é essa, sou contra existir drogados no mundo SIM! Estamos aqui para opinar!!!

        2. Quem é você para falar de respeito? Em outra resposta abaixo mandou eu calar a boca! Me poupe, primeiro absorva isso para você, assim como você tem que achar, eu também tenho direito. E a minha opinião é essa, sou contra existir drogados no mundo SIM! Estamos aqui para opinar!!!

  6. Mais de 90% do preço do álcool e do cigarro é imposto. Maconha, vc planta no seu quintal!!! Acha mesmo q vão liberar algo q não dá lucro?

    1. então , temos opiniões divergentes dos partidos , mas a maioria dos partidos que apoiam a legalização querem que a produção e venda esteja na mão do estado , para que assim as pessoas fiquem longe do narcotráfico … mas temos tambem a ideia de FHC , que seria de fazer a maconha algo industrializado , assim como o cigarro , gerando empregos e lucros. Então sim , o governo deve ter interesse nessa legalização !

      1. Galera no Google Play baixem o WHAFF, ele paga para baixarem App no celular. Só baixar ele e começar a ganhar um extra pelo celular. Ao se registrarem coloque o código: AE80094 vai ganhar automaticamente 20$. NÃO CUSTA NADA FAZER UM EXTRA NO CEL!!

    2. cigarro é uma planta tambem se voce nao sabe

      1. Cigarro não é mais feito com fumo, agora é apenas um monte de conservantes. “Cigarro” não é uma planta, estude.

      2. Comeu bola ai eim jovem, vou plantar uma arvore de Marlboro aqui em casa!

        1. Ta mais o cigarro vem do tabaco que eh uma PLANTA

          1. meus tios plantão fumo que é para fazer cigarro em sc mano na moral não existe coisa pior do que aguentar o cheiro daquela merda durante 1 dia inteiro alem de que se tem contato com muitos tipos de agrotoxicos .

          2. Ta mais na cannabis é so retirar a porra do ”camarão” o ”fruto” da planta e FUMAR não precisa de misturar nada seu jegue!

      3. Vc é burro mano? não da pra plantar e fumar um cigarro, tem que ser adicionados varios componentes já a maconha vc pode plantar colher e fumar direto do pé sem precisar adicionar nada

      4. Foda-se mais é misturado um monte de porcaria, cannabis não, é so o ”camarão” no caso o ”fruto” da planta é so retirar da planta mesmo e fumar, e curtir a onda auhsauhs’

  7. Aham, nego vai fuma fica locão, não sabe o que tá fazendo, daí ou fica tão relaxado que deixa qualquer um abusar ou fica alucinado e faz merda que pode acabar matando alguém ! Tá certo

    1. Nada a ver tio
      nao eh nada disso
      pesquise mais

    2. Esta falando de maconha ou de crack?? sepa tu ta alucinando ja

    3. nao… se é burro cara, q loucura…
      como vc é burro, q coisa absurda…
      isso ai q vc disse é td burrisse!
      eu nao consigo gravar mt bem oq vc falou pq vc fala de uma maneira burra….

      1. kkkkkkkkkkkkk

    4. legal cara fuma a três anos nunca vi porra nenhuma dessa tenho 15 anos nunca passei por merda nenhuma dessa

      1. Jura que voce fuma desde os 12? Tenho 18 e nunca fiz nd parecido, me sinto um ser de outro planeta

        1. Fumar Jefley é legal cara.

        2. n fume , e daora , mas n va na ondinha , q e legal e mas n recomendo ..

      2. Cuidado parceiro, fumar a erva no momento que seu corpo a inda esta evoluindo pode deixar você com QI baixo que no caso, Burro, Retardado, lesado, lento.

    5. só tem maconheiro no post, arruma emprego ngm quer né?

      1. Agr pq a pessoa usa maconha é vagabundo?

      2. E de onde VC tirou q só pq fuma maconha não trabalha?? Sai dai manezão!!

      3. Ta falando oque vagabundo!

      4. hahahahahaha cala a boca seu merda

      5. hahahahha muito bom!

    6. Octavio …. caladinho okays ?
      Se não sabe do que fala é melhor ficar em silêncio

      1. Tenho amigos que fumam para ir trabalhar e ninguém acreditaria se eu falasse isso,sabe pq?Pq não pares se,não muda o comportamento.São pessoas incriveis.Não matam,não estão agredindo ninguém,não roubam.São trabalhadores honestos.Então a maconha não é nada disso do que vcs dizem.Acho que quem usa e faz merda é pq esta usando a maconha só pra colocar a culpa em algo.Maconha não faz VC esquecer o que fez na noite anterior o álcool sim.Acho incrível o julgamento que fazem sem saber do que estão falando.

    7. Cara acho que vc tem de começar a fazer uma investigação, é que quem tá tendo alucinação é vc kkk tenha cultura geral cara

    8. Já vi que nunca fumou maconha na vida! Larga de ser burro, você está confundindo o efeito da maconha com o do crack, ou até mesmo o do álcool.

      1. Se for por isso p alcool é um depressor do sistema nervoso, é pra causar alívio relaxamento, e uma LEVE euforia…

        1. Leve? Vc nunca bebeu n né? Kkkkkkk

      2. Mas não fica longe disso, começa na maconha, depois crack, etc etc, vai morrendo aos poucos. Triste vida de drogadinhos.

    9. vota na dilma mesmo, isso vai fazer o pais melhorar, vai na fé, to contigo

    10. Me diz 1 que ficou assim e fez isso ( Adianto q Snoop Dogg nunca fez)

    11. Blz mas se legalizarem
      O TRAFICO DE MACONHA ACABA

    12. Cala boca seu doente mental so fala merda

    13. se vc afirma tudo isso ja fez para saber entao?

    14. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que porra é esssa? ta falando do alcool ne colega? Pq a maconha não faz isso nunca kkkkkkkkkkkkkkkkk da até graça

  8. Vey, na boa, fumar um ret ajuda vc a relaxa até mesmo tira o stress. enquanto o alcoo deixa vc bebado doidão.

    1. Ta sabendo legal eim !

  9. enquanto eles não verem lucro sobre a maconha, eles não vão legalizar nem para o uso medicinal !

  10. Esse fatos desconhecidos é piada mesmo, quer comparar as bebidas alcoólicas que são alimentos como qualquer outro (bebe quem quer porra, se tem cachaceiro que fica o dia todo virando o copo, é problema dele. beber de vez em quando não faz mal.) ai lá vem com papo de maconha, maconha é meu ovo. sé acha que se legalizar, vão ter respeito em locais públicos e os demais regras sociais? não respeita com o cigarro, sé acha que vai mesmo? só gente com merda na cabeça pra apoiar isso.

    1. Se notou o quanto seu comentário foi idiota né?

      Primeiro bebidas alcoólicas não são “alimentos” como qualquer outro, álcool serve pra foder seu fígado. Mas eu não ligo pra isso, se tu quer beber pode beber! Mas quem quer fumar tem o direitio de fumar também! A mesma regra se aplica!

      Além disso, as pessoas que bebem bebida alcoólica ou fumam cigarro “normal” respeitam locais públicos? O que mais tem é briga e gritaria nesses barzinhos de rua. Você anda pelo centro, tem gente fumando o tempo todo, sem se importar se a fumaça vai atrapalhar quem tá passando ou não.

      Sem contar que já é comprovado que a maconha é muito menos danosa que esses dois, então pensa um pouquinho demorou? Ou para de fumar e beber também pra não ser hipócrita.

    2. Sim mané. E fuma quem quer também ne? E álcool n é alimento não.

    3. Querem saber o reais efeitos da maconha? tái um post sério de uma revista séria, e não o que alguém e acha disso:
      https://aprs.org.br/noticias-aprs/426-maconha-e-demencia-precoce-scientific-american-brasil-dr-valentim-gentil-filho

      1. Huuuuum… não me disse nada leek so 1 coisa que te digo … a holanda a maconha e legalizada e não e essa merda que e o brazil eae? qual seu argumento? e cada um tem direito sobre seu corpo… então se quer ficar demente deixa ficar (y)

    4. Fuma quem quer porra, se tem usuarios da GANJA e problema nosso fumar tb não faz mal,. ce acha que voce vai ter respeito se beber e estuprar? Toma vergonha na sua cara, quem tem merda na cabeça é você comédia tanga atolada, vai caça seu rumo, se você não respeita fica calado pq a gente atura esses pessoal fedendo a cachaça esbarrando na gente na rua chingando no meio da rua! ENTÃO MEU COLEGA, SO FALE SE FOR EXEMPLO SE NÃO FOR FICA NA SUA!

  11. Meus tios morreram por causa do alcool, meu pais por causa do cigarro. Por me nao existiria nem dos dois.

    1. Tipo assim cara, sem querer ofender, mas a culpa não é do alcoól ou do cigarro, a culpa é de quem faz uso deles! É a mesma coisa de falar que a culpa da morte de um soldado é a arma, e não o inimigo que estava usando ela.

      Se seus tios morreram por causa do álcool, e seus pais por causa do cigarro, a culpa é deles mesmo que usavam essas substâncias… Só espero que tu não siga pelo mesmo caminho, já que sabe que não leva a nada.

  12. Legal quando postam fontes… Escrever texto defendendo um ou outro qualquer um escreve.

  13. Concordo completamente com a legalização, apesar dos aspetos negativos, continua a ter menos riscos do que o alcool, e o tabaco.
    Podem legalizar sim, nos EUA existem produtores autorizados, que plantam em casa, e parte do dinheiro das vendas vai para os cofres do estado, são quase como uns “traficantes do estado”, mas sempre com autorização, senão tem pena de prisão.

  14. Já tava achando pouco as mal comidas pagando de maconheira na internet, se achando as maiores maloqueiras de todos os tempos. ( não aguentam nem fumaça de desodorante ) Depois dessa matéria então…

  15. Se o Brasil tivesse educação óbvio q ia ter legalização mas meu imagine se legalizar se pessoas fumando na rua perto de crianças tráfico ainda maior vendendo em portas de escolas (n tem nada contra a erva já fui usuário ) mas se o brasil tivesse educação pra ajudar as crianças de hj ter conhecimento disso. Eu sou o 1 pra dizer pra legalizar mas ainda mais pra ter gente inteligente no meu país

  16. 1 – ENCARAR O VERDADEIRO PROBLEMA

    Os burocratas que constroem as políticas sobre drogas têm usado a proibição como uma cortina de fumaça para evitar encarar os fatores sociais e econômicos que levam as pessoas a usar drogas. A maior parte do uso ilegal e do uso legal de drogas é recreacional. A pobreza e o desespero estão na raiz da maioria do uso problemático da droga, e somente dirigindo-se a estas causas fundamentais é que poderemos esperar diminuir significativamente o número de usuários problemáticos.

    2 – ELIMINAR O MERCADO DO TRÁFICO

    O mercado de drogas é comandado pela demanda e milhões de pessoas demandam drogas atualmente ilegais. Se a produção, suprimento e uso de algumas drogas são criminalizados, cria-se um vazio que é preenchido pelo crime organizado. Os lucros neste mercado são de bilhões de dólares. A legalização força o crime organizado a sair do comércio de drogas, acaba com sua renda e permite-nos regular e controlar o mercado (isto é prescrever, licenciar, controle de venda a menores, regulação de propaganda, etc..).

    3 – REDUÇÃO DRÁSTICA DO CRIME

    O preço de drogas ilegais é determinado por um mercado de alta demanda e não regulado. Usar drogas ilegais é muito caro. Isto significa que alguns usuários dependentes recorrem ao roubo para conseguir dinheiro (corresponde a 50% do crime contra a propriedade na Inglaterra e é estimado em 5 bilhões de dólares por ano). A maioria da violência associada com o negócio ilegal da droga é causada por sua ilegalidade. A legalização permitiria regular o mercado e determinar um preço muito mais baixo acabando com a necessidade dos usuários de roubar para conseguir dinheiro.Nosso sistema judiciário seria aliviado e o número de pessoas em prisões seria reduzido drasticamente, economizando-se bilhões de dólares. Por causa do preço baixo, os fumantes de cigarro não têm que roubar para manter seu hábito. Não há também violência associada com o mercado de tabaco legal.

    4 – USUÁRIOS DE DROGA ESTÃO AUMENTANDO

    As pesquisas na Inglaterra mostram que quase a metade de todos os adolescentes entre 15 e 16 anos já usou uma droga ilegal. Cerca de 1,5 milhão de pessoas usa ecstasy todo fim de semana. Entre os jovens, o uso ilegal da droga é visto como normal. Intensificar a guerra contra as drogas não está reduzindo a demanda. Na Holanda, onde as leis do uso da maconha são muito menos repressivas, o seu uso entre os jovens é o mais baixo da Europa. A legalização aceita que o uso da droga é normal e que é uma questão social e não uma questão de justiça criminal. Cabe a nós decidirmos como vamos lidar com isto. Em 1970, na Inglaterra, havia 9.000 condenações ou advertências por uso de droga e 15% de novas pessoas tinham usado uma droga ilegal. Em 1995 os números eram de 94.000 e 45%. A proibição não funciona.

    5 – POSSIBILITAR O ACESSO A INFORMAÇÃO VERDADEIRA E A RIQUEZA DA EDUCAÇÃO

    Um mundo de desinformação sobre drogas e uso de drogas é engendrado pelos ignorantes e preconceituosos burocratas da política e por alguns meios de comunicação que vendem mitos e mentiras para benefício próprio. Isto cria muito dos riscos e dos perigos associados com o uso de drogas. A legalização ajudaria a disseminar informação aberta, honesta e verdadeira aos usuários e aos não-usuários para ajudar-lhes a tomar decisões de usar ou não usar e de como usar. Poderíamos começar a pesquisar novamente as drogas atualmente ilícitas e descobrir todos seus usos e efeitos – positivos e negativos.

    6 – TORNAR O USO MAIS SEGURO PARA O USUÁRIO

    A proibição conduziu à estigmatização e marginalização dos usuários de drogas. Os países que adotam políticas ultra-proibicionistas têm taxas muito elevadas de infecção por HIV entre usuários de drogas injetáveis. As taxas de hepatite C entre os usuários no Reino Unido estão aumentando substancialmente. No Reino Unido, nos anos 80, agulhas limpas para usuários e instrução sobre sexo seguro para jovens foram disponibilizados em resposta ao medo do HIV. As políticas de redução de danos estão em oposição direta às leis de proibição.

    7 – RESTAURAR NOSSOS DIREITOS E RESPONSABILIDADES

    A proibição criminaliza desnecessariamente milhões de pessoas que, não fosse isso, seriam pessoas normalmente obedientes às leis. A proibição tira das mãos dos que constroem as políticas públicas a responsabilidade da distribuição de drogas que circulam no mercado paralelo e transfere este poder na maioria das vezes para traficantes violentos. A legalização restauraria o direito de se usar drogas responsavelmente e permitiria o controle e regulação para proteger os mais vulneráveis.

    8 – RAÇA E DROGAS

    As pessoas da raça negra correm dez vezes mais risco de serem presas por uso de drogas que as pessoas brancas. As prisões por uso de droga são notoriamente discriminatórias do ponto de vista social, alvejando facilmente um grupo étnico particular. A proibição promoveu este estereótipo das pessoas negras. A legalização remove um conjunto inteiro de leis que são usadas desproporcionalmente no contato de pessoas negras com o sistema criminal da justiça. Ajudaria a reverter o número desproporcional de pessoas negras condenadas por uso de droga nas prisões.

    9 – IMPLICAÇÕES GLOBAIS

    O mercado de drogas ilegais representa cerca de 8% de todo o comércio mundial (em torno de 600 bilhões de dólares ano). Países inteiros são comandados sob a influência, que corrompe, dos cartéis das drogas. A proibição permite também que os países desenvolvidos mantenham um amplo poder político sobre as nações que são produtoras com o patrocínio de programas de controle das drogas. A legalização devolveria o dinheiro perdido para a economia formal, gerando impostos, e diminuiria o alto nível de corrupção. Removeria também uma ferramenta de interferência política das nações estrangeiras sobre as nações produtoras.

    10 – A PROIBIÇÃO NÃO FUNCIONA

    Não existe nenhuma evidência para mostrar que a proibição esteja resolvendo o problema. A pergunta que devemos nos fazer é: Quais são os benefícios de criminalizar qualquer droga? Se após analisarmos todas as evidências disponíveis concluirmos que os males superam os benefícios, então temos de procurar uma política alternativa. A legalização não é a cura para tudo, mas nos permite encarar os problemas criados com o uso da droga e os problemas criados pela proibição. É chegada a hora de uma política pragmática e eficaz sobre drogas.

    Sobre a maconha –

    A maconha não vicia
    O vício na maconha é uma questão bastante relativa até mesmo para os cientistas. Segundo o biomédico Renato Filev, pesquisador do Núcleo de Neurobiologia e Transtornos Psiquiátricos da USP, o vício na cannabis, de fato, não existe, mas sim um hábito de fumá-la. O consumo de erva com frequência pode ser considerado vício, porém, não há relatos clínicos de casos de abstinência”. Também não há relatos de tolerância (quando a droga não faz mais efeito) à cannabis, um dos sintomas do vício. O fato do conceito de dependência ter ganhado outras facetas também dificulta dizer se há o vício. “Há diferentes níveis de dependência. O vício na maconha, entretanto, é social e individualmente menos danoso do que os de outras drogas e mais fácil de ser enfrentado, ainda que acarrete grande sofrimento, como qualquer transtorno mental grave”, diz o antropólogo Maurício Fiore. Ou seja, você pode não se tornar quimicamente dependente da maconha, mas mentalmente.

    A maconha não causa danos cerebrais

    O uso excessivo de maconha pode caudar danos cerebrais sutis a longo prazo, mas não deixar a pessoa completamente demente. Este mito aparece na história desde o século 19, quando os ingleses acreditavam que o bhang, bebida à base de maconha bastante comum na região da Índia, causada demência. Hoje, depois de anos de pesquisas, sabemos que a cannabis não faz mal, desde que usada moderadamente. Experiências que compararam pessoas que não fumavam maconha com usuários assíduos, que consumiam cinco baseados por dia há mais de 15 anos, mostraram diferenças sutis nos resultados de memória e atenção. A mesma pesquisa mostrou que o uso excessivo e diário de álcool causa mais sequelas do que a cannabis.

    Maconha x Cigarro: males

    Não há provas da relação direta entre fumar maconha e câncer de pulmão, traqueia ou outros associados ao uso do cigarro. Nem por isso, o baseado está livre de seus males. “O fato de ser inalada normalmente sob a forma de fumaça resultante da queima da erva enrolada num papel acarreta consequências tão ou mais negativas que as do tabaco”, diz o antropólogo Fiore. Outra preocupação é que os resultados do uso prolongado da droga ainda são incertos.“A ilegalidade da maconha é um enorme obstáculo para a pesquisa sobre consequências do seu consumo e para a disseminação de informações aos seus consumidores”, completa Fiore. Mas já sabe-se que o usuário eventual não precisa se preocupar com um aumento grande do risco de câncer. Porém, aquele que fuma mais de um baseado por dia há mais de 15 anos deve pensar em parar.

    A maconha não é a porta de entrada

    Grande parte de viciados em drogas pesadas foi, no passado, usuário de maconha, mas nem todos ficam viciados em drogas pesadas. Esta é a melhor maneira de explicar o fenômeno que deu à cannabis a fama de que é uma porta de entrada para o consumo de drogas como o crack e a heroína. “Uma parcela muito pequena de usuários de maconha migram para outras drogas”, diz o biomédico Filev. A maior e única ligação entre a maconha e o crack, por exemplo, é que ambos são ilegais e são vendidos no mesmo lugar. Segundo o antropólogo Mauricio Fiore, o que faz um usuário de maconha ter acesso a drogas mais pesadas é o simples e puramente fácil acesso a elas, por estarem na “mesma prateleira do supermercado”.

    A maconha não é mais forte hoje do que era no passado

    As novas técnicas de cultivo da cannabis e a popularização do skunk, maconha hidropônica, são os culpados pelo surgimento deste mito. A sociedade civil acusa que o uso de tipos híbridos no cultivo da maconha faz com que a planta tenha maior quantidade de resina e de princípios ativos, o que a deixaria mais “forte”. De fato, a “potência” da maconha depende da “safra” da cannabis e dos cuidados do cultivador, mas essa turbinada independe se a planta é hidropônica ou não. “Planta geneticamente alterada não significa maior potência e nem muito menos que os usuários estejam consumindo maconha de forma mais arriscada ou perigosa”, diz o antropólogo Fiore.

    Maconha tem valor medicinal

    . O primeiro relato médico do uso medicinal da cannabis foi há 5 mil anos, em um herbário chinês, onde a planta era indicada para combater males como a asma, doenças do aparelho reprodutor feminino, insônia e constipação intestinal. No ocidente, quem inaugurou o uso “sério” da droga foi o professor Raphael Mechoulam, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Atualmente, os medicamentos com base na maconha estão sendo usados em pacientes de Aids, câncer e esclerose múltipla. “Estão sendo feitos os componentes da Cannabis em comprimidos e spray”, conta o biomédico Filev. “A droga já é usada nos tratamentos de transtornos como ansiedade, depressão, psicose, esquizofrenia e doenças neurodegenerativas e etc”.

  17. Achei ridícula esta reportagem, e aqui vão os motivos:
    1. Levando-se em conta o fato de que a maconha não é tão facilmente obtida quanto o álcool, presume-se que esta última seja mais consumida mundialmente. A quantidade de mortes faria sentido se a taxa de amostragem de consumidores fosse a mesma.

    2. Embora não aja uma ligação direta entre a maconha e a obesidade, a notícia não destacou as consequências do uso à longo prazo da maconha no cérebro, que com uma breve pesquisa no Google podem ser consultadas.

    3. O álcool é responsável por mortes indiretas causadas pelo seu efeito entorpecedor, como por exemplo acidentes de trânsito. A maconha enquanto não é legalizada possui influência no crime organizado. Uma vez que os traficantes usam o capital ganho para tarefas muito mais sujas, como a aquisição de armas para assaltos, vitimando pessoas que nada tem a ver com seus financiadores, que são os usuários de drogas. Agora o que irei escrever é subjetivo e não baseada em dados concretos, mas acredito que há mais risco de morte em consequência do crime organizado do que em consequência de acidentes de trânsito ou violência causadas pelo boêmio.

    1. “aja” tá certo amigo

  18. Você chama a maconha de droga, eu chamo de medicina.

  19. concordo plenamente, se for proibir, que proiba todas, mas se for pra liberar uma ou outra q libere todas de uma vez !!! chega de hipocrisia

  20. Quem quiser saber porque a maconha é prejudicial bastar ler isso, é um artigo científico: https://aprs.org.br/noticias-aprs/426-maconha-e-demencia-precoce-scientific-american-brasil-dr-valentim-gentil-filho

  21. Governo liberando a maconha = no minimo com impostos e tributos que o nosso brasil tem cada baseado = 15 ou 20 reais!
    Comprando la na esquina 5 reais = 2 baseados! Liberando ou nao vao continuar comprando nas biqueiras das esquinas!!!!

  22. Eu fumo maconha, trabalho todos os dias, pago todas a minhas contas, tenho minha moto, minha casa, dirijo chapadão, nunca me aconteceu nada. maconha não afeta a vida de ninguém não.. a não ser que vc seja um completo idiota, ou tem a cabeça de uma criança de 5 anos. e eu penso q nem o Lee Barra ali, é bem assim.

    1. Depois começa a bater, usar outras drogas, você nunca vai ter um mulher que queira aguentar as loucuras de um drogado. Sinceramente, isso é uma vergonha!!!

      1. cala a boca menina!

        1. Me respeita seu drogadinho mal educado.

      2. Vai da cabeça de cada um experimentar outras drogas ou nao. vergonha é viver em um pais q maconha é proibido, e álcool é permitido, filho da puta bebe dirige ,mata uma familia toda paga fiança e é solto, isso é vergonha.

  23. Vcs hipocritas deveriam assistir a um documentario que esta passando no cinema sobre a maconha ajudar pessoas que são doentes.Uma criança que tem uma vida normal agora pq faz uso da maconha.Não estou dizendo que apoio.Mas tem coisas boas tbm.E eu acho que a maioria aqui esta sendo preconceituosa.Pq vi alguns aqui que estão levando para o lado pessoal,só pq o outro não pensa igual.Não é pq a pessoa fuma que é vagabundo.Sinto muito em dizer mais os meus amigos tem ótimos trabalhos,são exemplos de pessoas.E eu os defenderei com unhas e dentes.#Preconceitoécrime #maisamor#menospreconceito#ficaadica

  24. Engraçado é o povo falar “você aceitaria um cara maconheiro operar seu filho ?”.. Claro, o alcool, na maioria, deixa o cidadão muito pior e é super normal o cara tomar umas 3 doses de cachaça antes de passar anavalha na barriga do sujeito (y).

  25. Cara na boa … … … Esqueci -.-

  26. A MACONHA É UMA DELICIAA

  27. “ei polícia, maconha é uma delícia”

  28. e outras coisas que esqueci !!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  29. Eu ja fumei maconha e ja bebi,maconha é muito diferente,vc relaxa,não passa vergonha,fica até mais legal…Ja beber não,vc passa vergonha,anda torto,fica chato,e agressivo e tals…Então sou mais a Erva!!

  30. Eu aco isso “Os principais problemas relacionados ao uso frequente de maconha são aumento da pressão cardíaca e fluxo sanguíneo, além de afetar o equilíbrio, a coordenação motora, a memória e outras coisas que esqueci,(…)”, ilario, parabéns à esse escritor da Fatos pelo senso de humor.kkkkkkk to rindo até agora.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  31. legalize já, legalize já,
    porque uma erva natural não pode te prejudicar

  32. na ordem que mais faz prejuízos ao ser humano:
    ” Tabaco > Álcool > Canabis “

  33. Falta gente cabeça no governo do nosso país, so querem saber de roubar e ficam gananciosos. Primeiramente deveria “restaurar” todo o governo e por gente q realmente se importa com o povo. Quem fuma maconha nao faz a ninguém, a paz prevalece.

  34. Na Minha Opinião deveria sim ser legalizado ! (Eu N Fumo Blz?)…Mas na real eu acho mais legal alguém ir e comprar essa droga em um posto ,em um mercado sei lá , do que ir para um beco escondido para não ser pego , anda fumando escondido e talls !

  35. Eduardo Jorge curtiu isso !!!

  36. Cara, pra mim essa reportagem é tudo babaquise, o negocio é relativo entende ? A pessoa bebe ou fuma oque quer, se a pessoa bebeu uns gole de cachaça e saiu dirigindo e fez merda, é responsabilidade da pessoa e não do alcool porra, vocês tem que entender é isso, se a pessoa fuma moderadamente não tem oque reclamar, agora se fumar com exagero ai sim tem um problema, tudo com exagero tem problemas, tenho parentes que usaram a maconha exageradamente e ficaram tipo “Louco´´, no estado de sair na rua nu, ou até mesmo ver vultos e outras coisas, fora a inda que dependendo muito da pessoa, o usuario de maconha pode ficar com o cérebro lesado, entendem ?

  37. Interessante! Vocês sabiam que a Cobra Coral é mais mortífera do que uma cascavel? As vezes não chega a medir mais do que 30 cm de comprimento, mas é capaz de matar um homem de 120 kg em menos de dez minutos! No entanto as ocorrências com a Cobra Coral comparando-as com outras cobras mais comuns como a Jararaca e a própria Cascavel é ínfimos 0,1% do total. Assim podemos logo tomar providências contra a jararaca e a Cascavel e não nos preocuparemos com a Cobra Coral. Afinal ela não faz mal algum conforme as estatísticas!

  38. ” Mais mal ”

  39. Sabe porque a maconha é ilegal? Porque a nossa queria ANVISA , não lucra nada com a venda da maconha , VC pode plantar ela na sua casa , VC pode compra-la de um amigo, e o governo (anvisa) não ganha nada com isso. E com o cigarro e com o álcool ela lucra mais de 5 bilhões por ano, a maconha acelera os batimentos cardíacos, traz o relaxamento muscular e altera o funcionamento dos seus neuronios , ela não os mata , apenas altera o funcionamento, que fique bem claro que é mto difícil de legalizarem , mais é possivel se ela for vendida igual cigarro em uma padaria , mas seu preço seria altíssimo .

  40. Legalizar! e uma boa forma de arrecadar dinheiro, que poderia ser em vestido em clinicas de reabilitação e segurança… isso animizaria bem os problemas com drogas no Brasil. as despesas de uma clinica não e nada barata, então sim ajudaria, e mto as família de baixa renda, e a segurança, reduziria bastante o tráfico, não só de drogas mas tbem armas.

  41. Quantos maconheiros

  42. Galera no Google Play baixem o WHAFF, ele paga para baixarem App no celular. Só baixar ele e começar a ganhar um extra pelo celular. Ao se registrarem coloque o código: AE80094 vai ganhar automaticamente 20$. NÃO CUSTA NADA FAZER UM EXTRA NO CEL!!..

  43. Houve um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, eu também era ter duvidado, mas agora eu tenho a acreditar que o milagre que eu recebi também pode ser de grande ajuda para o mundo. Meu nome é Argenis meu email é [email protected] Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, meu marido descobriu que estávamos ambos HIV positivo. Tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de esta coisa no nosso corpo é apenas quando tropeçavam este poderoso herbalista que ele retratou cura. No início, estávamos mais cético, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedimos para algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este fitoterapeuta, fomos para um teste como também dissemos, nós foram esmagados felicidade quando recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no organismo e caiu dentro de algumas semanas, fomos completamente cicatrizado. Também perguntou por que ele não veio para o mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitado pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curada se você quer saber sobre o concurso fitoterapeuta em +2349032913215 ou e-mail: [email protected] Deus te abençoe. Fale agora [email protected]

  44. Faz mal você se privar de tudo que dizem fazer mal.

Comentários não permitidos.