Curiosidades

100 anos do letreiro de Hollywood: como um anúncio na encosta se tornou um monumento duradouro

0

Com cem anos de idade e muita história para contar, o letreiro de Hollywood é um dos ícones mais famosos da atualidade, do cinema e dos Estados Unidos.

No entanto, poucos sabem o que ele precisou enfrentar até se tornar um monumento digno dos filmes, a representação de toda uma indústria por mais de um século.

Conheça mais sobre a história desse letreiro e o que ele já precisou enfrentar!

O que é o letreiro de Hollywood

Via Wikimedia

O letreiro de Hollywood é um ícone mundialmente famoso localizado nas colinas de Hollywood, em Los Angeles, Califórnia.

Ele foi originalmente construído em 1923 como uma propaganda imobiliária para um empreendimento imobiliário chamado “Hollywoodland”, mas acabou se tornando um símbolo icônico da indústria cinematográfica americana e do glamour associado a Hollywood.

O letreiro é composto por 13 letras maiúsculas brancas que medem 14 metros de altura e pesam cerca de 20 toneladas no total. Ele é iluminado por lâmpadas de neon à noite e pode ser visto de vários pontos de Los Angeles.

Nos anos 1940, o letreiro de Hollywood passou por uma reforma e teve as quatro últimas letras (LAND) removidas, deixando apenas a palavra “Hollywood”.

Desde então, o letreiro tem sido um marco emblemático de Los Angeles e tem sido destaque em inúmeros filmes, programas de televisão, videoclipes e outras formas de mídia.

Atualmente, o letreiro é mantido pela Câmara de Comércio de Hollywood, e em 2010, um esforço de arrecadação de fundos permitiu a substituição das lâmpadas de neon por luzes de LED mais eficientes em termos de energia.

O letreiro também passou por uma restauração em 2016, que envolveu a substituição de várias letras e a repintura de todas elas.

Transformações

Via The Guardian

Assim como a Torre Eiffel, o letreiro de Hollywood foi originalmente planejado para ser temporário, construído com prazo de 18 meses como uma propaganda para o lançamento imobiliário.

No entanto, seu sucesso fez com que ele permanecesse no lugar, transformando-se a cada novo ano, década e período.

Contudo, esse sucesso positivo demorou para acontecer. Isso porque o letreiro de Hollywood teve que sobreviver a tragédias e destruições.

Por exemplo, já foi alvo de um suicídio, além de artistas demandando mudar o nome ou pintá-lo de outra forma. Durante a Grande Depressão, o empreendimento que o letreiro anunciava enfrentou dificuldades econômicas e acabou fechando.

Por isso, ele precisou se reinventar. Em 1923, instalaram luzes piscantes, tornando-o visível durante a noite. Além disso, os filmes das produtoras passaram a associar o letreiro com a cidade do cinema.

Visitas

Via The Guardian

Atualmente, o letreiro de Hollywood é um dos pontos turísticos mais importantes dos Estados Unidos, mas se tornou um lugar burocrático de se visitar.

As letras estão perto do topo de uma colina íngreme e árida, guardada por coiotes selvagens e cascavéis ocasionais. Além disso, não é possível dirigir até lá, e o telefone não mostra as trilhas de caminhada.

Alguns optam por andar até a placa em atalhos pelo Griffith Park, um deserto de 4.000 acres que rodeia a placa. Enquanto isso, outros andam por Beachwood Canyon, um bairro de alta classe na beira das colinas. No entanto, essa alternativa proíbe carros e não tem calçadas.

A maioria das pessoas que se aventuram param no Observatório Griffith, a aproximadamente cinco quilômetros de distância. De lá, é possível ficar no estacionamento e andar pelas colinas na encosta até o letreiro de Hollywood.

Mesmo assim, existem cercas que protegem o lugar, vigiadas constantemente pela segurança pública.

Para quem consegue ultrapassar a proteção, dizem que a vista é inigualável. Diversos filmes utilizam esse artifício em suas produções, e confirmam que a vista de Los Angeles é sem igual.

Nesse caso, além de ser um símbolo de uma das maiores cidades do mundo em termos de indústria cinematográfica e glamour, o letreiro também se tornou um símbolo de transformação ao longo de cem anos.

De propaganda imobiliária, tornou-se um dos alvos turísticos mais populares do mundo. Isso mostra o poder de investimentos, redesignação midiática e um pouco de surrealismo.

Afinal, as pessoas só querem o que está longe delas, e nada melhor que o letreiro de Hollywood, praticamente incansável, para mostrar como uma boa jogada de marketing funciona.

 

Fonte: The Guardian

Imagens: Wikimedia, The Guardian, The Guardian

Entenda como Michael Jackson se comparava ao Homem Elefante

Artigo anterior

58 pessoas morreram após seguir seita que pregava jejum no Quênia

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido