• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

11 fatos sobre os deuses egípcios que nunca te contaram antes

POR Mateus Graff    EM História      01/07/16 às 17h34

O Antigo Egito foi uma civilização da antiguidade oriental no norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo. Os egípcios cultuavam inúmeros deuses, com funções e aspectos variados. Existem deuses que foram cultuados em todo o Egito, e outros adorados apenas em determinados lugares. Entre os primeiros estavam os deuses ligados á morte e ao enterro, como Osíris.

Bom, muito pouco se sabe sobre os deuses egípcios, certo? E pensando nisso, nós fomos atrás de algumas curiosidades sobre os deuses do Antigo Egito, coisas que eles faziam que mesmo que você tenha estudado sobre o assunto, com certeza vocês não sabem de todos os fatos sobre tais deuses. Então, leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com os 11 fatos sobre os deuses egípcios que nunca de contaram antes:

1 - Deus Sobek

ca. 205-180 BC --- Temple of Sobek and Horus in Kom Ombo: Bas-reliefs in First Hypostyle Hall --- Image by © Gian Berto Vanni/CORBIS

Os antigos egípcios tinham vários deses que eram animais, e um deles era um crocodilo. Sobek foi um dos deuses mais poderosos e mais duradouros. Como guardião dos cursos da água, Sobek comia carne, como a maioria dos crocodilos. Para mostrar reverência, muitos templos egípcios antigos tinham crocodilos vivos em piscinas.

2 - Deus do sol

002

O deus do sol Ra tem uma das histórias mais interessantes de todos os deuses egípcios antigos. Segundo a lenda, todas as noites o deus do sol Ra era comido por Nut, a deusa do céu, só para renascer no outro dia, junto com o nascer do sol.

3 - A adoração dos deuses

003

A adoração de deuses egípcios foi uma das religiões mais duráveis do mundo, com duração de mais de 3.000 anos. Em contrates, o Budismo tem sido adorado apenas 2.500 anos, o Cristianismo 2.000 e o mormonismo por 200 anos.

4 - O faraó escolhia o deus do seu local

06

Sempre que um novo faraó tomava o poder, ele costumava promover o deus local de sua escola de pensamento para ser seu deus nacional primário. Por exemplo, quando o poder deslocou-se para Tebas durante os anos do Reino Médio (2000 aC a 1700 aC), Amon tornou-se o deus nacional após a fusão com Ra, para se tornar Amon-Ra.

5 - O humor dos deuses

06-1

Além de provenientes crenças animistas, os antigos egípcios faziam a incorporação de características de deuses em animais, e isso tinha também a importância de mostrar o humor da divindade. Se um deus estava enfurecido, sua cabeça era representada com a cabeça de um leão, quando estava calmo, ele podia ser representado com uma cabeça de gato.

6 - Como distinguir um deus egípcio

07

As vezes pode ser muito difícil determinar se um deus é homem ou mulher em muitas das antigas pinturas, mas existe uma boa dica: os deuses masculinos tinham a pele escura, um marrom-avermelhado, enquanto as deusas tinham a pele amarela para significar seus estilos de vida interior.

7 - Egito de apenas um deus

08

Todo mundo sabe que o Egito Antigo era politeísta durante muito tempo de sua existência, tirando um curto período durante a dinastia XVIII, quando o faraó Akhenaton forçou o país a tornar-se monoteísta. Essa devoção de um deus foi centrado em torno de Aten: o disco do sol, atribuído a Ra.

8 - Demônios egípcios

09

Além dos deuses, os demônios desempenharam um papel forte em sistemas de crenças egípcias antigas. Embora mais poderoso do que os humanos, eles eram menos poderosos do que os deuses, mas eram geralmente imortais e poderiam estar em vários lugares ao mesmo tempo.

9 - O escaravelho

11

Um dos símbolos mais conhecidos do Egito Antigo, os escaravelho, representava a ressurreição e a proteção. Os moradores muitas vezes usavam amuletos com escaravelhos para a segurança, uma referência ao deus com cabeça de escaravelho, o deus Khepri.

10 - A influência dos deuses egípcios sobre os deuses gregos

12

Os gregos antigos desempenharam muitos deuses paralelos aos antigos deuses egípcios. Enquanto Alexandre o Grande estava se movendo através da região, ele parou para consultar o Oráculo de Amon, onde os deus grego da fertilidade era representado por Zeus. Alexandre foi tão bem conhecido em todo o Egito Antigo que o Oráculo do Oásis de Siwa chamou o filho de Amon.

11 - Faraó se tornava deus

004

O faraó era o intermediário entre os deuses e os antigos egípcios. Seu papel era preservar cuidadosamente o equilíbrio , mantendo boas relações com os deuses. Moradores acreditavam que após a sua morte, um faraó se tornaria um deus se seu coração pesasse menos que uma pena.

E aí amigos, já sabiam de todos esses fatos sobre os deuses egípcios? Comentem!




Matérias selecionadas especialmente para você

Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+