12 perguntas pras quais você sempre quis saber a resposta mas nunca teve coragem de perguntar

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      07/10/14 às 23h26

Todo mundo provavelmente já se perguntou sobre um ou mais dos itens nessa lista, mas como perguntá-los para alguém que efetivamente saiba a resposta, como um professor ou médico, sem temer uma certa chacota? Eu, pelo menos, não levantaria a mão no meio de uma aula de Biologia e perguntaria "professor, café faz cagar?". Não seria muito elegante.

Então, pra evitar que você passe esse tipo de constrangimento mas aprenda sobre seu corpo e algumas coisas que não se deve fazer, trazemos pra você essa lista com 12 perguntas que geralmente são um tanto embaraçosas de se fazer, mas que nem por isso devem ser ignoradas! E se você tem algum amigo ou amiga fresquinhos, talvez eles também devam dar uma olhada nesses itens - afinal, todo mundo é gente e tem necessidades fisiológicas iguais.

Causa algum problema urinar no oceano?

DSC_3649_edited-1

Não, não causa. Como o volume de água é gigante, 95% dela pura em mistura com sal, isso não é suficiente para infectar nada. Inclusive, numa pesquisa realizada peal Proctor Gamble, 2/3 das pessoas que já foi ao mar mijou nele - mais de uma vez!

E na piscina?

child-peeing-in-pool

Bom, aí a história já é diferente. Higienicamente, essa água não é filtrada e corrente, como a do mar, então é provável que você esteja dando o seu "cházinho pessoal" pra alguém beber. Além disso, em contato com o cloro, a urina libera aquele "cheirinho de piscina". Então da próxima vez que você sentir ele, saibe que a piscina já foi "batizada".

Por que café dá vontade de fazer o nº2?

tumblr_mkau23sIqe1r8swmoo3_1280

Porque o café relaxa o cólon, na parte inferior do seu intestino, o que é mais ou menos como pedir para você segurar uma bola de futebol com a mão anestesiada. Sendo que a bola de futebol é o seu almoço, e a mão anestesiada é seu amiguinho de duas letras.

Por que eu tenho verrugas?

DSC03956

Porque um vírus do tipo papiloma, ou HPV, que existe em mais de 100 variações, infectou seu corpo. Geralmente eles se infiltram através de cortes ou machucados, e, quando entram em contato com nosso organismo, são "trancados" dentro de uma bola de pele, mais conhecida como verruga.

Por que ficamos de ressaca?

hangover-3-release-date

Porque quando bebemos, perdemos água através do suor e da urina, que causa desidratação. Por sua vez, a acidez estomacal aumenta e causa desconforto, também pela ausência de água que regule seu pH. Por último, seus vasos sanguíneos se dilatam, o que causa dor nos olhos e na cabeça. Junte tudo isso e você tem uma ressaca.

Por que os homens acordam com a barraca armada?

d982fe5bc0f94d96e5cb2e3fc838d96f1e168e7f2644def4ede979c638b4a908

Na verdade, ereções noturnas acontecem de 3 a 5 vezes por noite numa pessoa comum, independente do tipo de sonho. Isso acontece porque a liberação de NPT, que endurece o corpo cavernoso do pênis, ajuda a evitar que se faça xixi na cama. Por isso que, quando crescemos, geralmente ganhamos esses dois poderes ao mesmo tempo. Se você dorme de bruços, também conta o fato de deixar o pênis esmagado, o que estimula a sua circulação sanguínea e endurecimento.

Por que sentimos desejo de cutucar hematomas e arrancar "casquinhas" de ferimentos?

CASQUINHA

Porque, como acontece com outros animais que você já viu fazendo isso, como cachorros e gatos, nossa saliva tem elementos esterilizantes e cicatrizantes, o que nosso corpo sabe, por alguma razão. Por isso que, quando cortamos o dedo, enfiamos o machucado dentro da boca quase que instantaneamente. Retirar ou cutucar machucados seria um resquício desse comportamento, e também uma forma de distrair o cérebro da dor proporcionada pelo local.

É possível morrer de velhice?

o-OLD-PEOPLE-SMILING-facebook

Não. Mas com a idade, as células cada vez se reproduzem menos e ficam mais vulneráveis, o que faz certa sua derrota na eterna guerra contra vírus, infecções e outros tipos de problemas no organismo.

Por que só um lado do nariz entope de cada vez?

stuffy_nose2

Porque, na verdade, os dois orifícios se ligam logo acima do nariz, e funcionam em harmonia. Geralmente, um deles é focado na contração muscular (inspiração) e o outro no relaxamento (expiração), de forma que o sistema entope-desentope conhecido por quem já ficou gripado é na verdade um hack do seu corpo pra não entupir os dois ao mesmo tempo.

Podemos segurar peidos?

maxresdefault

Socialmente, não só podemos como devemos, afinal, não é nem um pouco agradável ou educado soltar gases em público, sendo sempre possível ao menos fugir para um cantinho desabitado e não matar ninguém com a sua radiação atômica. Agora se faz bem para o corpo, a resposta é não. A flatulência significa que seu corpo está com gases em excesso e precisa de livrar deles, e segurá-los pode, além do incômodo, causar problemas no sistema intestinal. Mas lembre-se: saia de perto dos outros!!! E se você está num elevador, 30 segundos não vão te matar!

Por que vomitamos quando ficamos tontos?

tontura

Porque essa função corporal é engatilhada em 3 situações: mudança hormonal brusca (como na gravidez), algo irritando seu estômago (como infecção alimentar) e algo que seu cérebro não consegue entender (como ficar drogado). No caso da tontura, que pode ser ocasionada por motivos mais simples do que drogas, como simplesmente ficar girando sobre o próprio eixo, as imagens que são enviadas ao seu cérebro são diferentes do que é registrado pelo seu líquido coclear, o que faz com que sua cabeça entende que você está tendo uma alucinação - e ache que isso é decorrente de algo tóxico que você possa ter comido ou bebido, incentivando o vômito.

Por que homens têm mamilos?

6_nipple_man_by_malstrum607-d31x1xh

Porque todos começamos como meninas, nos úteros de nossas mães. Só depois de um mês que a testosterona entra em cena para quem tem o cromossomo Y, o que acontece depois que nossos mamilos já estão formados. Não, isso não significa que você pode amamentar, e pare de ser estranho.

 

Se gostou, não deixe de conferir esses fatos e explicações que você provavelmente não sabia sobre o seu corpo!

Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+