• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Você acha que conhece o seu corpo? Descubra 10 coisas que você nem imagina sobre ele

POR Pietro Bottura    EM Curiosidades      24/09/14 às 22h22

O corpo humano é um relógio gigante, vivo e em mutação constante, que relaciona pensamentos à reações químicas e físicas que, de forma geral, são ainda muito mal entendidas mesmo pela ciência atual. Apesar disso, através de pesquisas e curiosidade de gente comum, é possível saber vários métodos de nosso organismo para se manter funcional e saudável, o que mostra uma certa autonomia, como se o corpo que habitamos pensasse sozinho.

Se você não acha que as coisas são assim, dê uma olhada nessas 10 curiosidades sobre o seu corpo e perceba como ele é incrível:

Posições e memórias estão relacionadas

bicycle-accident-compensation-uk

Se você costumava andar de bicicleta quando era pequeno, ou nadar, ou até mesmo ficar sentado de algum jeito esquisito, mesmo se ficar vários anos sem voltar à posição, assim que produzí-la irá ativar memórias nostálgicas. Essa seria mais ou menos a versão positiva dos traumas, que também funcionam do mesmo jeito.

Adolescência

Edward-Scissorhands-edward-scissorhands-5047946-852-480

Na puberdade, os níveis elevados de testosterona afetam o cérebro, que tem as regiões do córtex frontal estimuladas, o que gera os comportamentos típicos de autoafirmação e nervosismo de adolescentes. Além disso, é comum também que a mudança esteja associada à instabilidade emocional, apatia e dificuldade na hora de tomar decisões.

Espermatozoides femininos

utero-e1308163469135

Não são só os microscópicos nadadores brancos que precisam lutar para se tornar meninos e meninas de verdade: apesar de terem até 34 mil folículos que poderiam desenvolver óvulos, menos de 350 chegarão até o fim do processo, em especial após a menopausa.

O seu ácido estomacal pode corroer aço


O ácido clorídrico, que temos no estômago, é capaz de dissolver metais e fazer uma boa nojeira com a comida, mas a mucosidade de nossas paredes internas nos protege de seu efeito -  a não ser que você fique sem comer ou nervoso demais, e desenvolva a famosa úlcera.



Cílios

caregiver_cilia1

Não os dos olhos, mas os celulares. Estão nas paredes do seu sistema digestivo, respiratório e auditivo, e ajudam na limpeza de secreções (catarro, cera)  e movimentação das áreas, funcionando como carpetes de limpeza vivos.

Temos as 4 cores de pele

Iman-BB-Cream-For-Brown-Skin3

A cor da pele é definida por alguns fatores, já que em sua base (o músculo) ela é branca. Acima, ficam vasos sanguíneos (vermelho), logo após uma de lipídios (amarela) e, ao final, uma de melanina, que, em contato com a luz ultravioleta, produz um tom sépia, que, se extremo, parece negro. Os diferentes níveis entre esses fatores é o que define as cores de pele possíveis ao redor da Terra.

Seus ossos podem se autodestruir

caffeine-absorption

Quando há deficiência de cálcio e fósforo no organismo, hormônios específicos provocam rupturas no nosso esqueleto até que os níveis voltem à estabilidade.

Central de energia

14601014695_dd8c815c39_o

Apesar de nosso cérebro ser apenas 2% de nossa massa, consome até 20% de nossa energia, proveniente de alimentos. Com três grandes artérias que o nutrem, precisa de quantidades gigantes de oxigênio, e, caso uma delas seja interrompida, o que acontece é o famoso infarto cerebral.

Inteligência dentuça

o_jogador_de_futebol_ronaldinho_gaucho_1344982056828_1920x1080_776035407

A razão para os sisos e outros dentes "encavalarem", evolutivamente, é a transformação da caixa craniana de nossos ancestrais para a atual, que "empurrou" a mandíbula e fez o espaço para dentes na boca ser reduzido.

O riso é contagioso

giphy

Assim como o bocejo, rir é um comportamento social que faz parte da humanidade, o que explica porque muitas vezes você começa a rir de uma piada sem graça ou alguma coisa que você nem sabe o que é - não passa de uma tentativa de se enturmar com quem está rindo.

 

 

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+