Curiosidades

3 formas de combater o ‘medo dos domingos’

0

Todo mundo ama a sexta e o sábado, mas o domingo é temido pela maioria das pessoas. Quando chega domingo a tarde, para a maioria, vem um sentimento de ansiedade intensa e um temor se instala. Geralmente esse sentimento é chamado de “medo de domingo”.

Não é de se surpreender que esse medo seja uma coisa tão comum. Até porque, as pesquisas mostram que domingo é o dia mais infeliz da semana, ao contrário do sábado, que é o ápice da felicidade.

Existem várias razões pelas quais esse medo acontece, e a maneira como a pessoa passa o fim de semana pode ter um papel importante. Por exemplo, passar o fim de semana todo em frente ao computador provavelmente não é uma boa ideia, mesmo que seja para o lazer.

Sensação

BBC

Segundo as pesquisas, quem passa muito tempo no computador tende a se sentir mais ansioso em geral. Além disso, o excesso de álcool e drogas também pode fazer com que o humor da pessoa despenque e com que os níveis de ansiedade subam no dia seguinte.  Por isso que se alguém passou o sábado na rua, isso explica o motivo de se sentir deprimido ou ansioso no domingo a tarde.

Outra razão para esse medo de domingo pode ser por conta do trabalho que as pessoas deixaram pendente na noite de sexta-feira. Essa antecipação do dia seguinte, o trabalho que a pessoa terá que fazer e todos os e-mails que precisarão ser lidos e respondidos podem causar uma ansiedade.

E quem pensa que trabalhar no final de semana é a solução também está enganado. Isso pode, na realidade, deixar a saúde mental pior.

O medo de domingo pode acontecer também por conta de uma sobrecarga social durante o fim de semana. Mesmo que passar tempo com outras pessoas possa ser agradável, isso pode colocar uma pressão adicional na pessoa. Por exemplo, compartilhando as preocupações dos amigos, a pessoa pode ficar estressada também.

Sem medo de domingo

BBC

Mas então como não ter medo de domingo?

Conclua as tarefas

Uma das formas mais eficazes de se livrar do medo dos domingos é evitar que ele aconteça. Para isso, termine todas as tarefas antes do fim de semana, ao invés de deixá-las para segunda de manhã.

Isso porque, quando se sabe que tem assuntos pendentes para resolver na segunda-feira de manhã, isso pode trazer vários efeitos para a pessoa, como por exemplo, arruinar a noite de sono e deixar a pessoa mais ansiosa no domingo.

Além disso, isso pode até afetar a próxima semana e deixar a pessoa mais propensa a  sofrer de burnout. É por isso que começar a semana do zero é importantíssimo.

Antecipação positiva 

A razão principal para que alguém se sinta ansioso domingo a noite é por conta do medo do trabalho que ela tem que fazer na semana seguinte, principalmente as tarefas que a pessoa odeia.

No entanto, ter eventos positivos na semana pelos quais a pessoa pode ter vontade que cheguem logo pode ajudar nesse equilíbrio das emoções negativas, além de fazer com que ela se sinta mais positiva com relação à semana seguinte.

Nesse caso é bom tentar criar uma rotina no domingo em que se planeje começar coisas divertidas para fazer durante a semana.

Tome nota

Se a pessoa tem medo do domingo, mas não tem ideia do que pode estar causando isso, é bom tirar 20 minutos para escrever seus pensamentos e sentimentos mais profundos.

Fazer isso pode ajudá-la a descobrir o que está causando esses pensamentos ansiosos. E, no fim das contas, isso a ajudará a lidar com essas questão. No entanto, se a pessoa nunca experimentou uma escrita expressiva antes ela pode tentar outas coisas, como por exemplo:

– Escreva sobre seus desafios usando uma perspectiva diferente;

– Tente escrever em diferentes momentos do dia;

– Se achar difícil falar ou escrever sobre si mesmo, imagine que está escrevendo para um público específico, como para um amigo;

– Se escrever não for a praia da pessoa, use um gravador ou se filme para se expressar.

Fonte: BBC

Imagens: BBC

Como se formam os ‘rastros de nuvem’ que aviões deixam no céu?

Artigo anterior

Mulher retratada na série ‘Inventando Anna’ processa Netflix

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido