4 segredos para ser um especialista em leitura de linguagem corporal

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      12/03/15 às 12h11

Nós temos várias formas de comunicação. A linguagem corporal é uma delas. Ela é uma forma de comunicação não verbal. Abrange principalmente gestos, postura, expressões faciais e movimento dos olhos.

Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e publicadas no livro "A expressão das emoções em homens e animais". Darwin defendia que os mamíferos demonstravam suas emoções através de expressões faciais. A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas.

Albert Mehrabian, pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, em estudos de 1950 apurou que a mensagem na comunicação interpessoal é transferida na seguinte proporção: 7% é verbal (somente palavras), 38% é vocal (incluindo tom de voz, velocidade, ritmo, volume e entonação) e 55% é não verbal (incluindo gestos, expressões faciais, postura e demais informações expressas sem palavras).

Um clássico exemplo de linguagem corporal é o punho fechado com o polegar levantado na maioria dos países é interpretado como sinal de "positivo". Na Itália é interpretado como um gesto obsceno, segundo Paulo Sérgio de Camargo, autor de Linguagem Corporal - Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. O sinal de "Ok" americano, realizado com a união de polegar e indicador, no Brasil quando feito abaixo do cotovelo também adquire significado vulgar.

O que você está fazendo errado? 

Não está observando o contexto

11

Muitas vezes um simples movimento de braços cruzados durante uma conversa pode significar muita coisa. É preciso entender o que está acontecendo ao seu redor.

Ignorando os sinais

12

Um dos erros mais comuns é a pessoa procurar por sinais isolados para entender determinada pessoa. Para entender o que se está tentando transmitir é preciso ficar atento a uma série de sinais e fatores ambientais que vão influenciar o comportamento da pessoa.

Bases concretas

13

Fazer a leitura corporal de uma pessoa que você conhece é relativamente fácil. Se basear nos hábitos que você já conhece da pessoa vão facilitar na identificação dos sinais.

Julgamentos

14

Se você não tem um bom relacionamento com uma pessoa isso pode interferir na sua análise da linguagem corporal dela. é preciso ter consciência sobre quais os "efeitos" aquela pessoa causa em você e saber elimina-los na hora da análise.

Conheça alguns sinais que podem ser identificados na linguagem corporal:

15

Todos nascemos sabendo identificar algumas expressões faciais, gestos e posturas e também ao longo da vida aprendemos várias outras. Porém devido à linguagem corporal não fazer parte do sistema educacional tradicional e ainda hoje ser pouco estudada e difundida, uma grande variedade de gestos passam despercebidos.

16 17

A linguagem corporal pode ser utilizada como código por determinados grupos. Militares e policiais por exemplo, possuem códigos de gestos para transmitirem informações como acelerar, agrupar, parar ou bater em retirada.

18

Culturalmente um povo pode adotar gestos característicos que os identifiquem, assim como ocorre de existirem significados diferentes para um mesmo gesto em diferentes culturas. 

19

Utilizada de maneira adequada, a linguagem corporal pode reforçar e enfatizar a mensagem oral, pode complementar ou concluir raciocínios. Há muitos cursos de oratória que ensinam gestos e expressões capazes de dar suporte aos discursos e melhorar a comunicação.

20

Existem 7 expressões inatas: raiva, alegria, tristeza, surpresa, medo, aversão e desprezo.

21 22

 

Estas expressões inatas estão presentes em todas as culturas e em todas as épocas da história, registradas em estátuas e pinturas. Seja no Japão, no oriente médio, no Brasil ou nos EUA, as 7 expressões possuem o mesmo significado. São percebidas inclusive em crianças que nasceram cegas e nunca a observaram em outra pessoa.

23

A linguagem corporal é um item crucial no processo da sedução.

24

A maior parte da nossa comunicação é feita por meio da linguagem corporal, tom de voz, movimentos e gestos. Todas essas coisas juntas, tais como expressões faciais, entonação de voz, velocidade da fala, como você anda, o jeito que você se posiciona no mundo, como mantém contato olhos nos olhos, o quão rápido você se move e até mesmo a nossa respiração, dizem sobre quem é você. 

 

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+