Curiosidades

5 coisas do passado que foram acusadas de atentar contra a moral e os bons costumes

0

Algumas pessoas acreditam que o diabo está em um processo constante de recrutamento, especialmente dirigido à nossa juventude com distrações populares. Quando ele não está tentando corromper adolescentes escondendo mensagens secretas em musicas de rock, ele está escondido em jogos de computador, de videogame ou em tabuleiros de RPG.

Estes são apenas alguns exemplos recentes de coisas comuns que causaram pânico moral em pais preocupados, políticos e grupos extremistas, ansiosos por colocar a culpa nos produtos da mídia. Mas estão longe de ser os primeiros. Se você não conhece a expressão, o pânico moral é observado quando algo aparentemente inocente é visto com olhos maliciosos. E as explicações são aquelas bizarrices que já estamos acostumados.

Confira outras cinco coisas ridículas que já foram motivo de pânico moral.

Máquinas de Pinball

Pinball

A maioria de nós considera as máquinas de Pinball como um pouco de diversão inofensiva, mas o ex-prefeito de Nova York, Fiorello LaGuardia, pensava o contrário. Em 1942, ele via o pinball como um jogo que estava corrompendo a juventude da América. Além disto, ele afirmou que as máquinas de pinball foram criadas para controlar a multidão, como a maioria dos outros equipamentos da época. Ele chegou até a falar que pinball era a ferramenta do diabo. Em janeiro daquele ano, LaGuardia obteve êxito ao proibir o jogo em toda a cidade de Nova York.

Não demorou muito até que outras grandes cidades como Chicago e Los Angeles seguissem o exemplo de Nova York e adotassem o discurso de LaGuardia. A proibição durou até 1976. Durante este tempo, existiam casa de jogos ilegais.

Dançar

Valsa

Hoje em dia, não é incomum ver pessoas protestarem que as danças são sexuais demais, de forma a corromper nossa juventude. O Twerk e o funk podem ter sido os alvos mais recentes, mas o moralismo provocado por danças sensuais não é algo novo. Na verdade, tem sido assim há centenas de anos. Há alguns séculos atrás, as pessoas tinham dois problemas principais com a valsa. Primeiro: era muito pessoal, com toques demais. As pessoas geralmente usavam luvas, mas o corpo a corpo era demais para a Viena do século 18. Em segundo lugar, faltava-lhe a ordem e a graça da tradicional dança de salão.

Originalmente, a valsa era uma dança popular com as classes trabalhadores em todos os estados alemães do século 18, sendo uma das danças mais modernas do mundo. A indignação moral dos líderes religiosos não fez nada para diminuir sua popularidade. Pouco tempo depois, a valsa de Viena espalhou para outros lugares, onde ela provou ser mais controversa. Na Inglaterra, por exemplo, a dança foi acusada de ser própria para prostitutas e adúlteras, e não para as classes respeitáveis.

Fonógrafo

Fonografo

Muitas pessoas não ficaram nada felizes quando Edison inventou o fonógrafo. Mais uma vez, os jornais foram rápidos em criticar uma nova forma de mídia que poderia ser uma ameaça para a palavra escrita tradicional. O New York Times afirmou que o fonógrafo iria destruir toda a confiança entre homem e homem. Eles argumentaram que o medo constante de ser registrados faria com que as pessoas tivessem receio de dizer qualquer coisa, mesmo em suas próprias casas.

Músicos também estavam descontentes com o fonógrafo. John Philip Sousa, “O rei de Março”, foi um adversário notável. Ele chegou a afirmar que o fonógrafo levaria ao desaparecimento da música. Bom, ele estava errado.

Xadrez

Xadrez

Hoje em dia é comum ver as pessoas alegarem que os videogames fazem com que os jovens percam muito tempo, além de promover a violência. Mas você sabia que, há cerca de 150 anos atrás, as pessoas tinham as mesmas queixas sobre xadrez? Isto mesmo; naquela época, alguns críticos não só desacreditaram o jogo como anti-social e chato, como também ridicularizaram a noção de que o xadrez poderia ser considerado uma estratégia intelectual.

A Scientific American alertou contra o jogo, mencionando que ele nunca deveria ser jogado por aqueles em ocupações sedentárias que se envolvem em atividades mentais porque “esgota as energias intelectuais das pessoas”. Os maiores críticos apontavam que o xadrez poderia levar a tendências violentas, especialmente entre aqueles com comportamento obsessivo. O tema bélico do jogo era incomum na época. Além disso, o triunfo ou vergonha ligados a uma vitória ou derrota, respectivamente, significava que as pessoas provavelmente levava o jogo muito a sério.

Teletubbies

Tele

O show destinado a crianças pré-escolares, que fez tanto sucesso no Brasil, foi originalmente transmitido na Grã-Bretanha entre 1997 e 2001. Com quatro aliens antropomórficos que se parecem com crianças, a série era conhecida por seus temas coloridos, tanto em termos de Teletubbies quanto em seus cenários. No entanto, algumas pessoas tiveram problemas com Tinki Winky, o mais velho dos Teletubbies. Ele foi acusado de ser um modelo gay secreto só por ser roxo, carregar uma bolsa mágica e ter uma antena triangular. Pois é.

Este ponto de vista foi promovido principalmente pelo pastor americano e ativista anti-gay Jerry Falwell. Ele viu a cor roxa e a forma da antena como símbolos secretos do movimento do orgulho gay. A empresa por trás da produção do programa negou qualquer tipo de simbolismo oculto, salientando que cada Teletubby tem uma cor vívida diferente e que seria inútil inserir qualquer simbolismo sexual em um show destinado a crianças de 1 a 4 anos.

O que significam os símbolos nas etiquetas das roupas?

Artigo anterior

Os 10 McDonald’s mais estranhos do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido