História

5 histórias fascinantes da Bíblia que pouca gente conhece

0

A Bíblia é um dos livros mais vendidos e lidos no mundo inteiro. Podemos definir como uma fascinante parte da literatura até os dias atuais. Esse livro é composto de histórias que contam, desde a passagem de Jesus Cristo pela terra até o pós, quando o líder cristão finalmente retornou aos céus e deixou a humanidade para tomar um novo rumo. Algumas das histórias parecem um tanto confusas para algumas pessoas que lêem por mostrarem um reflexo divino na natureza humana, seja em sua boa ou má glória. Alguns utilizam dos ensinamentos ali explícitos para se inspirar e viver melhor, outros se aprofundam com um tipo de análise mais crítica para melhor interpretação.

Assim como em diversas obras grandes, algumas partes permanecem meio esquecidas ou pelo menos sem receber a devida atenção que merece. A redação da Fatos Desconhecidos resolveu pensar um pouco mais sobre o assunto e pesquisar as histórias incríveis escondidas nas páginas da Bíblia que poucas pessoas conhecem. Sabemos que cada um de vocês se interessam pelos mais diversos tipos de assuntos e por isso listamos o resultado abaixo. Sem mais delongas, confiram com a gente e se impressionem com esses contos que mais parecem fazer parte de livros escritos atualmente. Enfim, vamos lá.

1- Jesus visitando o inferno após sua morte

Algumas pessoas já ouviram dizer que Jesus morreu e desceu ao inferno, mas nunca ouviram uma explicação. Algumas igrejas têm estudado sobre isso, um estudo feito por padres e teólogos. Os teólogos cristãos John Calvin e Thomas Aquinas tinham a mesma crença de que o ser superior realmente havia descido ao inferno. A idéia desse pensamento é supostada pelo que David diz sobre o Messias, encontrado na Bíblia em Atos 2:31, que diz: “Prevendo isso, falou da ressurreição de Cristo. Para não ser deixado no inferno, nem a sua carne ver a corrupção.” Nesse versículo fala que antes da sua ressurreição, três dias após sua morte, Cristo desceu. Para ficar ainda mais claro, 1 Pedro 3: 18-20, não explica que quando Jesus morreu, seu corpo permaneceu no túmulo, mas que o Espírito Santo foi pregar para aquelas almas que permaneciam na prisão. Alguns estudiosos do assunto dizem que o local referenciado neste versículo teria sido o Paraíso (onde Jesus disse que o ladrão iria).

2- Noite dos Mortos-Vivos

Todos nós conhecemos os famosos zumbis hoje em dia. Os mortos reanimados fazem parte de grandes histórias de terror contatas em filmes ou séries. Na Bíblia conta uma história muito semelhante a essas que conhecemos hoje. Tudo é contado em Mateus 27: 52-53, que diz: “E os túmulos foram abertos e muitos corpos de santos que tinham dormido foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da sua ressurreição, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.” Essa história um tanto assustadora começa quando Jesus Cristo é crucificado. Ainda segundo a Bíblia, quando ele morreu, os terremotos e o véu que cobriam o Santo dos Santos dentro do templo havia se rasgado em dois. Logo podemos perceber que existiram de fato zumbis na época de Cristo e poucas pessoas contam essa passagem da Bíblia.

3- Deus x Monstro Matador

Segundo os Cristãos, Deus é um homem velho e bastante sábio que fica apenas sentado em seu trono. Na verdade, o ser todo poderoso era um tanto mais ativo que isso. No Salmo 74: 12-14, podemos ver que ele luta contra um dos seres mais poderosos mencionados na Bíblia, um monstro marinho. No trecho diz: “Mas Deus é o nosso rei antes das idades: ele tem a salvação forjada no meio da terra. Tu fizeste a tua força tornar a empresa do mar: tu esmagaste as cabeças das baleias nas águas. Tu quebraste as cabeças do dragão: deste-o como carne para o povo…”

O monstro do mar, conhecido como Leviatã, era um monstro saído dos seus pesadelos. O mais interessante a respeito dessa história é que o monstro do mar, quando inserido numa representação do caos primordial, pode estar ligado a outros mitos da criação de outras culturas. Essa história deixa muitas pessoas confusas só de imaginar Deus, o todo poderoso descendo para combater qualquer mal físico que pudesse causar dano às pessoas.

4- O rei que virava besta

Você já ouviu falar do primeiro lobisomen bíblico? Muito parecido com Lycaon, um antigo rei que foi transformado em um lobo porque desagradou os deuses. Isso de acordo com a mitologia grega. Na versão bíblica, existe Nabucodonosor. Nabucodonosor foi um grande rei da babilônia que governou por volta de 605 a.C. Tudo que ele fez foi construir, conquistar e destruir, assim como os demais reis da época. O orgulho então lhe subiu a cabeça e continuava a subir quanto mais ele ganhava dinheiro e poder. Ele chegou até a construir uma estátua com sua imagem de ouro, atingindo o tamanho de 38 metros, isso para que as pessoas pudessem lhe adorar. Ele se recusou a arrepender-se de seus atos, foi aí que Deus o castigou com uma doença jamais vista até então.

Em Daniel 4:33 diz: “Na mesma hora a palavra se cumpriu sobre Nabucodonosor e foi expulso de entre os homens, e comia erva como um boi, e seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que os seus cabelos cresceram como as penas de águias e suas unhas como as das aves”. Isso mostra a primeira história de transformação de um homem em besta. Sendo chamada até de “História do primeiro lobisomen da babilônia”.

5- Atos de nudez

Todos nós sabemos que na Bíblia existem histórias de crianças que assumem papéis da vida adulta, mas uma coisa que poucos sabem é que muitos personagens bastante respeitados também se envolvem nisso. Antigamente, ainda nos tempos do Antigo Testamento, Saul profetizou nu por um dia e uma noite na frente de Samuel, em 1 Samuel 19:24 e seu filho, Jonathan, ficou nu na frente de David e fez um dos versículos bíblicos mais influentes para algumas comunidades, como a LGBT, por exemplo. O profeta Isaías, membro da família real de Israel e um dos maiores profetas do Antigo Testamento, passaram três anos e nudez. Em Isaías 20: 2-3 afirma:

“Nesse mesmo tempo, o Senhor falou pela mão de Isaías, filho de Amós, dizendo: vai e solta o cilício dos teus lombos e tira as sandálias dos teus pés. E ele fez isso, e foi nu e com os pés descalços. E disse o Senhor: ‘Como o meu servo Isaías andou, nu e descalço, deve ser um sinal de uma maravilha de três anos sobre o Egito e contra a Etiópia”.

E aí, você sabia dessas histórias? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

8 segredos que as pessoas que estão em um relacionamento longo não tem coragem de comentar

Artigo anterior

10 coisas que só os ex-emos vão entender

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido