6 monstros que foram criados pelos seres humanos

POR Júlia Marreto    EM Mundo Animal      22/08/16 às 22h00

A seleção artificial, também conhecida como reprodução seletiva, é uma maneira de dizer que os humanos guiaram a evolução de outros animais para que se tornassem mutantes. Os motivos para essas experimentações com os animais são as mais variadas possíveis, sejam para pesquisas científicas, sejam por erros experimentais.

É muito importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina àqueles que se identificarem.

As histórias desses seis animais que foram criados através da seleção humana, podem ajudar a entender um pouco mais sobre como essa evolução funciona. Confira com a gente e não se esqueça de deixar seu comentário.

1 - Pombo de Budapeste

01

Em algum lugar do mundo, alguém poderia considerar essa maravilha sem bico uma das mais belas raças de pombo. Os cientistas levaram algumas décadas de intensa seleção artificial para criarem esse animal sem bico, com grandes olhos brancos e um pequeno crânio.

As mãos humanas não apenas "moldaram" o físico desse pássaro, como também selecionaram seu comportamento. Fazendo com que elas deem "cambalhotas" enquanto voam ou tentam voar. Embora não existam muitos tipos de pombos, no quesito aparência, ao longo dos séculos os "criadores" estão conseguindo controlar tudo sobre esses animais, desde a cor dos olhos até o tamanho de seu peito, com o objetivo de alterar a aparência dessas aves.

2 - Canário de Gibber Italicus

02

Sim, alguém fez isso de propósito. Assim como os pombos domesticados (citado acima), os canários foram sendo selecionados ao longo dos anos. Nesse meio tempo, os "criadores" conseguiram chegar na ave com o mais belo canto, criando centenas de variedades. Porque sim, eles podem controlar tudo. Desde a formação do esqueleto, o número de penas, sua espessura (desde as mais duras até as mais macias), comprimento até o tipo de canto do pássaro.

Ainda conseguiram criar um animal híbrido fértil entre o canário e o pintassilgo vermelho, introduzindo a penas de coloração avermelhada nessa espécie. Essas criações possuem preços altos, as aves sofrem muito, as penas cravadas podem ser mortais, além de exibir alta susceptibilidade a infecções e lesões.

3 - Galinha sem penas

03

As galinhas fazem parte da vida dos seres humanos há muito tempo. E, nesse tempo, foi possível realizar algumas mudanças bastante peculiares nesse animal. Pela primeira vez, a ciência conseguiu entender porque essas galinhas tem essa aparência. É o resultado do momento em que o embrião está se formando, a pele não consegue se formar corretamente, fazendo com que seja impossível que cresçam penas, escamas ou esporas.

4 - Cão de Rhodesian Ridgeback

04

A priori, esse cachorro se parece com outro qualquer. Pelos normais e nada de olhos esbugalhados. Aconteceu que a ciência trabalhou para que esse animal fosse o mais funcional possível. Criados exclusivamente para a caça de leões africanos, esses animais são muito rápidos, fortes e grandes, além de possuírem uma excelente visão.

Com a necessidade de alguma característica sem função, esse animal possui esse nome por conta disso: uma "crista" de pelo que nasce na direção contrária ao restante. Mas não para por aí, esses pelos nascem ao contrário por causa de uma deformidade que pode causar um buraco pequeno e fundo nas costas do animal.  Essa característica se chama "seio dermóide", essa característica faz com que a coluna vertebral do animal fique sensível, exposta a bactérias e doenças.

5 - Peixe "Olho-Bolha"

05

Assim como tantos outros animais, esse pequeno peixe possui um longo relacionamento com o ser humano. Essas espécies são criadas com o único objetivo de ornamentar, fazendo com que sejam criados os mais variados tipos de formas, tamanhos e cores.

Talvez, o pior de todos seja essa com os olhos de "bolha". Ele nascem com bolas cheias de líquido ao redor dos olhos, eventualmente, essas bolhas podem diminuir, o que não quer dizer que faça bem ao animal. Essa espécie ainda não possui nadadeira dorsal e sua coluna é severamente curvada.

6 - Cabra de Damasco

06

Nas diferentes competições de cabra do Oriente Médio, essa recebe o título de mais bonita do mundo. E elas foram criadas exatamente para isso. Através do método da seleção artificial, sendo "moldadas" para terem os narizes muito curtos e mandíbula inferior maior.

Então pessoal, o que acharam desses animais? Acreditam que os seres humanos devem interferir na evolução de animais, fazendo experimentos e "criando" novas espécies? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com alguma dúvida? Possuem alguma sugestão? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Via   Giz Modo  
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+